Reitora destaca pesquisas na 7ª Feira do Setor Sucroalcooleiro

Com informações da Agência Alagoas

A reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, participou, nesta segunda-feira (2), da solenidade de abertura do XXVII Simpósio de Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas e da 7ª Fersucro, eventos promovidos pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – Regional Leste (Stab), com apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A edição da Fersucro deste ano foi lançada junto com o XXVII Simpósio do setor canavieiro que vai promover palestras, debates e mesa redonda visando a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais do ramo.

A feira, considerada a maior do setor sucroalcooleiro Norte/Nordeste e uma das maiores do país, estará aberta das 9h às 22h até esta sexta-feira, 6, com 80 estandes e aproximadamente 100 empresas expositoras. “Cerca de mil pessoas devem passar por aqui, entre estudantes, agrônomos, empresários do setor agrícola e industrial. É uma oportunidade de realizar grandes negócios”, disse o presidente da Stab Leste, Cândido Carnaúba.

O governador Teotônio Vilela Filho ressaltou, na abertura da Feira,  a importância do setor sucroalcooleiro para o desenvolvimento do Estado, uma vez que gera cerca de 100 mil empregos diretos. Em seu discurso, o chefe do Executivo lembrou que em Alagoas já existem investimentos de mais de R$ 3 bilhões, somente da iniciativa privada. “Para complementar esse desenvolvimento estamos recebendo empresas de outros setores. São 42 novas indústrias, 14 já inauguradas. São vários ramos que fecham esse ciclo de crescimento para o Estado”, destacou.

O governador também considera o evento fundamental para recepcionar empresários de outros estados, gerando novas propostas para Alagoas. “Todas as vezes que venho nessa feira percebo a vontade das empresas de crescer e de produzir cada vez mais. O simpósio será uma oportunidade de capacitar, instruir, promover novas ideias, é disso que o nosso Estado precisa”, declarou.

A reitora da Ufal destacou que o Estado de Alagoas está entre os maiores produtores de cana-de-açúcar do País, com 464 mil hectares de área plantada. “E a universidade dá uma grande contribuição à este setor da economia, não só em Alagoas, mas em todo o país, com a realização de pesquisas para a produção de variedades mais resistentes às pragas e mais produtivas”, disse a reitora, referindo-se à participação da Ufal na Ridesa - Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcoleiro.