Unidade de Palmeira dos Índios comemora o Dia do Psicólogo

Roberta Batista – estudante de Jornalismo

Nesta quinta-feira, 26, o curso de Psicologia da Unidade de Ensino de Palmeira dos Índios promove o debate “Psicologias em debate: perspectivas práticas nos âmbitos hospitalar e clínico, a partir das 8h. A atividade, promovida pelos alunos do 3º período do curso e pelo Centro Acadêmico de Psicologia e também apoiada pelos professores de Psicologia, é realizada para comemorar o dia do psicólogo que é celebrado nacionalmente no dia 27 de agosto.

A programação tem início, às 8h, com a mesa de abertura “Atuação do Psicólogo no Contexto Hospitalar: Desafios e Possibilidades”. A palestra de abertura é coordenada por Cássia de Castro, professora do curso de Psicologia da Unidade de Palmeira dos Índios e conta com as debatedoras Susane Zanotti, do Hospital Universitário e Iliana Lessa, do Hospital Santa Rita do município de Palmeira dos Índios.

Dando prosseguimento a comemoração, a partir das 10h, acontecem atividades em salas temáticas: na sala 1 ocorrem a palestra “Atenção Psicológica na UTI” com Analú Lopes do Hospital do Coração de Maceió e a palestra “A Atuação da Psicologia na Residência Multiprofissional em Saúde do HU”, com Roseane Farias, do Hospital Universitário. Na sala 2, as conversas são sobre a Assistência Psicológica a Crianças Hospitalizadas com Leydjane Nunes do Hospital Geral do Estado e sobre Assistência Psicológica a Pacientes Submetidos a Tratamento de Hemodiálise com Luciana Eleuterio de Morais do Hospital Chama de Arapiraca. Já na sala 3, o diálogo é sobre “Psicologia e Direitos Reprodutivos: a controvérsia moral sobre o aborto voluntário”, com Flávia Ribeiro, professora do curso de Psicologia.

A partir das 13h30 haverá uma mesa-redonda debatendo a “Atuação do Psicólogo no Contexto da Clínica: Diferentes Abordagens e Possibilidades de Atuação”. Às 15h, recomeçam as atividades nas salas temáticas. Desta vez, serão debatidos “O Profissional da Psicanálise e Seus Modos de Atuação”, com os psicólogos Susane Zanotti e Gabriela Moura, na sala 1; “O Profissional da Gestalt e Seus Modos de Atuação”, com Cícero José Barbosa e Afonso Lisboa, na sala 2; e também “O Profissional da Cognitivo - Comportamental e Seus Modos de Atuação”, com os psicólogos Gérson Alves e Iliana Lessa.