V Epeal aprofunda discussões sobre a educação brasileira

Na quinta edição, com o tema “Pesquisa em Educação: Desenvolvimento, Ética e Responsabilidade Social”, o evento é vinculado ao Programa de Pós-graduação do Centro de Educação (PPGE) da Ufal e promovido pelos discentes do Mestrado em Educação Brasileira.

Conferência de abertura com a profª Nora Krawczyk, da Unicamp

Julianne Leão – estudante de Jornalismo

Teve início nesta terça-feira, 31 de agosto, o V Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (Epeal). A conferência de abertura, com o tema geral do Encontro, foi ministrada pela profª Nora Rut Krawczyk, da Unicamp. O evento prossegue até esta sexta-feira, 3 de setembro, com 16 mesas redondas e 22 minicursos, envolvendo professores do PPGE e de outros programas em educação das diversas regiões do país.

As mesas redondas acontecem simultaneamente nos auditórios da Biblioteca Central e do antigo Csau, nos três turnos. Os minicursos serão realizados nas dependências do prédio do Centro de Educação (Cedu). Com mais de 950 inscrições confirmadas, o Encontro atraiu alunos de graduação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), mestrandos, doutorandos e pesquisadores que apresentarão trabalhos nas modalidades de Comunicação Oral e Pôsteres Acadêmicos.

O objetivo é aprofundar discussões sobre o aspecto situacional da educação no Brasil, no nordeste e em Alagoas, como também divulgar as discussões teóricas e as pesquisas científicas produzidas pelos alunos e ex-alunos do programa, bem como as dos demais pesquisadores em educação do nordeste e do Brasil. No seu quinto ano, o Epeal vem se consolidando com uma estratégia de socialização e troca de experiências entre pesquisadores em educação, com vistas a produzir significados sociais relevantes ao desenvolvimento da ciência.

Confira a programação em anexo. Para mais informações, acesse o site.