Unidades Acadêmicas realizam atividades variadas durante o Congresso Acadêmico

Oficinas de Arquitetura

William Correia – estudante de Jornalismo

PET Arquitetura realiza oficinas

Haverá oficinas de fotografia, com Alice Jardim, Design Gráfico, com Gustavo Baraldi e Expressão Corporal, com Thiago Souza. As oficinas serão realizadas entre os dias 18 e 20 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sala do PET Arquitetura.

Nusp apresenta atividades e oferece espaço para cuidados com a saúde no Campus Maceió

O Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Faculdade de Medicina da Ufal realiza mostra para divulgação das ações desenvolvidas nos últimos anos, relacionadas à saúde pública do Estado. A mostra também oferece espaço de cuidados com a saúde e esclarecimentos sobre educação popular. As atividades fazem parte da programação do VII Congresso Acadêmico e serão realizadas entre os dias 18 e 22 de outubro.

Paralelo à II Mostra Acadêmico-científica do Nusp: fortalecendo a Saúde Pública em Alagoas, será mantida a Tenda Damião Alexandrino como local para oferecimento de cuidados em saúde e diálogos das práticas de educação popular. A abertura da Tenda acontece no dia 18, às 16h30, com homenagem a Damião Alexandrino, que, segundo a coordenação do Nusp, trás “grande contribuição à educação popular em saúde no Estado”.

Todas as atividades acontecem na Tenda Damião Alexandrino, que será instalada no hall da Reitoria, nos três horários. A programação completa da tenda e das exposições, oficinas e cursos da Mostra pode ser conferida em anexos.

IM homenageia professor

As atividades do Instituto de Matemática (IM) programadas para a semana do VII Congresso Acadêmico da Ufal, além de envolverem oficinas, minicursos e palestras, irão contar com homenagens de alunos e professores do IM ao professor Chico Potiguar. O encontro acontecerá durante os dias 19 e 20 deste mês, na sala da pós-graduação do curso. Francisco Vieira Barros, o “Chico Potiguar”, é homenageado por seu relevante trabalho no curso. O professor é mestre em Matemática locado no Instituto há mais ou menos 30 anos, completando 70 anos de idade e está prestes a cumprir aposentadoria compulsória.

Oficinas sobre “Teoria de Grafos”, “Poliedro”, “Escola de Xadrez” entre outras, bem como palestras sobre a combinação entre “Matemática, Computação Gráfica, Música e Dança”, e abordagens sobre tecnologias com uma “Incursão ao Mundo em 4D” são alguns dos atrativos do IM para as apresentações no Congresso.

Exposição e apresentação de trabalhos dos cursos da Feac

Os cursos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade realizam, durante a sétima edição do Congresso Acadêmico da Ufal, minicursos, palestras, oficinas, mesas redondas e, ainda, evento relacionado ao empreendedorismo, entre os dias 19 e 23 deste mês, no auditório, na sala de seminários e no Escritório Modelo de Contabilidade da Feac.

As apresentações de trabalhos do curso de Administração serão realizadas entre os dias 20 e 21, na sala de seminários, e as da modalidade a distância do mesmo curso, no dia 23, no auditório. O curso de Economia está com algumas atividades previstas para acontecerem a partir do dia 20, na sala de seminários. Já o curso de Contabilidade dividirá as suas apresentações entre o auditório e o Escritório Modelo de Contabilidade da Feac. As palestras serão realizadas durante todo o dia 21, os minicursos no dias 21 e 22, no período da manhã, e as oficinas e os minicursos entre tarde e noite do dia 21.

ICS propõe o debate das ações sociais na 7ª Jornada Acadêmica

O Instituto de Ciências Sociais – ICS - realiza a 7ª Jornada Acadêmica de Ciências Sociais que integra a programação do Congresso Acadêmico. O evento contará com mesarredondas, palestras, mini-cursos, oficinas e apresentações de trabalhos. A investigação sociológica contemporânea, o feminismo e o movimento negro são alguns dos temas a serem abordados na Jornada. Além disso, o evento também propõe atividades culturais aos alunos: haverá a entrega dos Certificados do Curso de Extensão para Mestres de Capoeira, lançamentos de livros e mostras de documentários. O evento tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o ser humano em suas interações sociais e propor o estudo das ações sociais em suas diversas dimensões.
A programação completa da Jornada de Ciências Sociais está disponível no blog

Nutrição se mobiliza contra a fome

Na segunda-feira, 18 de outubro, das 14h as 17 h, no auditório da Famed, a Faculdade de Nutrição realiza duas palestras: Direito Humano à Alimentação adequada: uma conquista essencial à vida, com a Palestrante: Profa.  Wanda Griep Hirai (FSSO/ UFAL), e Alimento, nutriente e comida: categorias analíticas para estudos no campo da Alimentação & Nutrição, com a Palestrante: Profa. Shirley Donizete Prado (IN/ UERJ).

Além de integrar a programação do Congresso Acadêmico, as palestras vão refletir sobre a temática abordada durante a Semana Mundial da Alimentação, realizada de 11 a 17 de outubro.

A Fanut também convoca a Comunidade Universitária a participar da campanha da FAO/ONU, “Unidos Contra a fome”, uma petição on-line, que pede que os governos façam da erradicação da fome a sua principal prioridade. Participem, acessando o site

Faculdade de Serviço Social

A programação da Faculdade de Serviço Social para o congresso Acadêmico começa segunda-feira, 18, às 8 h, com a apresentação das experiências de estágio, coordenada pela Prfa. Ms. Edvânia Francisca, na sala de Multimeios. Neste mesmo dia, haverá conferência com o tema “Alienação e política : um debate teórico – contemporâneo”. O restante da programação pode ser conferida logo abaixo em anexos.