Aluna da Ufal tem o melhor TCC de Biblioteconomia do Brasil
- Atualizado em
Julianne Leão – estudante de Jornalismo
É da autoria de Mona Cleide Quirino da Silva, do curso de Biblioteconomia da Ufal, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que recebeu o Prêmio "Carminda Nogueira de Castro", como melhor TCC da área em nível nacional. Intitulado "O Guerreiro e a ação cultural: um estudo dos equipamentos culturais destinados à promoção da cultura popular", o trabalho foi premiado no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação e Ciência da Informação (CBBD), realizado no início de agosto, em Maceió.
A pesquisa, que teve os equipamentos culturais de Maceió como objeto de estudo, visou verificar se nos espaços culturais acontece de fato o processo de ação cultural ou não, e ainda se há uma conscientização do que realmente seria "Ação Cultural". Para o desenvolvimento teórico da pesquisa, foram utilizados teóricos como Milanesi, Coelho Neto e Flusser.
“É muito bom ter nosso trabalho reconhecido na academia, mas é importante também poder visualizar resultados à sociedade. Essa é mais uma das tarefas como pesquisadora que pretendo realizar”, diz a aluna premiada, que deseja dar prosseguimento à pesquisa, mas agora estudando a mediação da informação e da cultura através dos equipamentos culturais.
O processo de avaliação do "Prêmio Carminda Nogueira de Castro" ocorreu no período de 1º de abril a 15 de maio deste ano e diversos critérios foram analisados. O resultado oficial saiu no fim de junho deste ano, publicado em sites de relacionamento como Facebook e no próprio site da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.