08

“Participando de congressos, concluí que para ter uma real formação de bioquímica, que me permitisse competir em concursos para professor universitário nessa área, não deveria buscar outro lugar para uma pós-graduação no Brasil, exceto a Universidade de São Paulo (USP)”. Essa foi a revelação da licenciada e bacharel em Biologia pela Universidade Federal de Alagoas, Adriana de Menezes, que foi aprovada em maio passado no Mestrado em Bioquímica da USP de Ribeirão Preto e no início de julho aprovada para ingressar diretamente no Doutorado em Bioquímica da USP Capital.

O projeto Rondon na Amazônia, em julho deste ano, contou com a participação de uma equipe de alunos dos cursos de Química, Educação Física, Biologia, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia do Campus Arapiraca. A atuação da equipe alagoana, formada por oito alunos e pelos professores Wander Botero, do curso de Química, e Bruno Macedo, do curso de Educação Física, teve como local a cidade de Presidente Figueiredo e as comunidades de Rumo Certo e Balbina, essa última pertencente a Usina Hidrelétrica de Balbina, onde foram promovidas diversas ações de cultura, educação, esporte, saúde e meio ambiente.

O empenho e a dedicação à luta pela interiorização da Universidade Federal de Alagoas, que resultaram em oportunidades de curso superior gratuito e de qualidade aos estudantes da Região Agreste de Alagoas, foram reconhecidos pelos primeiros trinta graduandos do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca, que durante a colação de grau no dia 11 de agosto fizeram uma homenagem especial à reitora Ana Dayse Dorea.

O professor Arnaldo Tenório da Cunha Júnior, do curso de Educação Física do Campus Arapiraca, é um dos coordenadores do projeto “Relação entre Dermatoglifia e os Genes ACNT3 e ECA em Atletas”, que tem como objetivo correlacionar o padrão dermatoglífico e a manifestação dos genes ACNT3 e ECA em atletas com o intuito de identificar marcas genéticas que apontem talentos de jovens em modalidades esportivas.

Com o objetivo de construir uma ferramenta gráfica que facilite o processo de ensino da Matemática, alunos do Curso de Engenharia de Produção do Campus do Sertão aliaram-se ao Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) do Campus Maceió para trabalhar visando melhorar o aprendizado da disciplina entre os estudantes do ensino médio das escolas públicas de Delmiro Gouveia.

No início do agosto, a praga de caramujos africanos invadiu novamente o noticiário local. Como sempre acontece no período de inverno, os moluscos aproveitam o período chuvoso para sair das matas e buscar alimentos. No interior e na periferia de Maceió, eles são vistos em grande quantidade e incomodam bastante os moradores, devorando plantações. Como as crianças brincam muito com os caramujos, as mães também se preocupam com a possibilidade de doenças.

Uma reunião para discutir o fortalecimento do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó foi realizada na manhã da sexta-feira,12 de agosto, no gabinete da reitora Ana Dayse Dorea. A reunião contou com a participação de representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe que integram o instituto, com raio de ação em 29 municípios dessa região.

Em sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), na próxima segunda-feira, 8, os conselheiros elaboram a Lista Tríplice para o cargo de Reitor e Vice-Reitor da Ufal (Quadriênio 2011-2015), que será encaminhada ao Ministério da Educação para a nomeação pela Presidência da República. Além disso, também está em pauta o Termo de Posse dos Conselheiros da Representação Estudantil no Consuni. A sessão ocorre a partir das 14h30, na Sala dos Conselhos Superiores Prof. Eduardo Almeida da Silva.