Festival de Cinema em Penedo é adiado para o mês de novembro

Com o adiamento, as inscrições continuam abertas até o dia 26 de setembro.

Anunciado para acontecer em Penedo no período de 28 de setembro a 2 de outubro, o 1º Festival de Cinema Universitário de Alagoas foi adiado para novembro, entre os dias 23 e 27. O evento foi adiado devido à articulação do festival com diversas instituições culturais que se preocupam com a temática do audiovisual, tornando o evento mais amplo e aberto a novas contribuições.

Com a prorrogação, as inscrições podem ser feitas até 26 de setembro para o festival que pretende incentivar a produção audiovisual brasileira e estimular as atividades de cineclubismo. Além da mostra competitiva, haverá também a realização do 1º Encontro de Cinema de Alagoas (ECA), que busca o debate sobre cinema e produção independente no âmbito acadêmico e nas relações da cadeia produtiva.

Na programação do ECA estão previstas oficinas, mesas redondas, apresentações e exposições de trabalhos acadêmicos, mostras paralelas e debates com diversos setores do audiovisual. Da mostra competitiva podem participar professores, estudantes e técnicos de todas as instituições de ensino superior do Brasil. Os trabalhos cinematográficos e videográficos devem ter, no máximo 30 minutos e serem produzidos a partir de 2009. O edital não limita o gênero nem o formato do filme.

As fichas de inscrição para o Festival de Cinema Universitário e para o ECA se encontram no site do evento.

O 1º Festival de Cinema Universitário de Alagoas tem apoio do Projeto Cine Artpopular, da Unidade de Ensino Ufal Penedo; Movimento de Ações de Cinema na Ufal – Ufal-Procinema; e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Penedo, ABD&C-AL, Ideário, SESI, Sesc, Iphan e cineclubes de Alagoas.