Fotografia do Museu Théo Brandão é publicada em revista da Capes
- Atualizado em
A fotografia do prédio do Museu Théo Brandão da Universidade Federal de Alagoas foi publicada na 15ª edição da Revista Brasileira de Pós-graduação – RBPG, editada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que registrou na edição cerca de 14.500 acessos online no trimestre. O registro foi feito pelo fotógrafo Renner Boldrino, a serviço da Assessoria de Comunicação da Ufal.
A revista traz um breve histórico sobre a edificação que abrigou o Lar da Universitária Alagoana, residência universitária feminina, na década de 70. “Com a construção da Residência Universitária, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, anteriormente situado no ex-campus Tamandaré, foi transferido em caráter permanente em 1977 para o prédio no centro de Maceió”, relata a revista.
Com o foco nas divulgações de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, a revista número 15 apresenta oito artigos divididos nas seções Debates, Estudos e Experiências, sendo publicados respectivamente um, quatro e três artigos em cada editoria, respectivamente. O prédio de arquitetura eclética da Ufal foi mencionado no espaço Experiências, junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade do Estado de Mato Grosso.
O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore foi criado no dia 20 de agosto de 1975 e recebeu este nome por ter sido criado para abrigar a coleção de arte popular doada pelo professor e folclorista Théo Brandão em 1977 para a V Festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió. Atualmente, a coleção se encontra na sede do museu, na Avenida da Paz, 1490, centro de Maceió.