Ufal marcará presença no Congresso Brasileiro de Extensão

A Universidade Federal de Alagoas terá uma participação expressiva no 5º Congresso Brasileiro de Extensão (CBEU), a ser realizado de 8 a 11 de novembro, em Porto Alegre. Sete trabalhos passaram pelo processo seletivo de pareceristas ad hoc e da comissão científica do evento e serão apresentados na modalidade de comunicação oral.


- Atualizado em
Sete projetos alagoanos serão apresentados no Congresso, que será realizado em Porto Alegre
Sete projetos alagoanos serão apresentados no Congresso, que será realizado em Porto Alegre
Terão participação no CBEU, os projetos: Resgatando a cidadania de usuários do SUS no Hospital Geral do Estado de Alagoas?  a experiência do projeto Resgatar e Inserção de alunos de graduação em cenários diversificados de práticas? a experiência do Ver SUS Alagoas, de Maria Edna Bezerra da Silva, Curso pré-vestibular: um relato de experiência na Universidade Estadual de Alagoas – Uneal, de Maria José Houly Almeida de Oliveira, Concerto Didático: programa de educação musical e formação de plateia nas escolas públicas de Maceió, de Nilton da Silva Souza em co-autoria com Nicolle Freire, Educar para produção cultural é papel da universidade, de Anna Rodrigues, Do cinema nacional ao semi-árido: reflexões sobre o projeto cinema árido, de Ana Flávia de Andrade Ferraz, e Criando Laços via Recursos Informatizados no Caps - Jatiúca, de Rafael André de Barros.
 
O Congresso tem como tema central “As Fronteiras da Extensão” e pretende incentivar a troca de experiências e a reflexão crítica sobre a extensão universitária no Brasil, com a apresentação de propostas e resultados de experiências. A programação inclui a realização de conferências, mesas-redondas, minicursos e atividades culturais. As propostas selecionadas foram organizadas nas modalidades de comunicação oral, tertúlia e oficinas, dentro de oito áreas temáticas da extensão.
 
Os trabalhos aprovados da Ufal, nas áreas temáticas da saúde, educação e cultura, refletem experiências que estão em andamento na universidade. Praticamente todas as propostas estão cadastradas no Banco de Projetos de Extensão ou financiadas com bolsas da Proex. O concerto didático, por exemplo, é um projeto de longa duração que acompanha a história da Orquestra da Ufal ao longo de seus 30 anos. Para o regente Nilton Souza, “é importante compartilhar com outras universidades do país uma iniciativa que vem formando novas plateias e educando crianças e jovens para a escuta musical”.
 
Para mais informações sobre a programação do CBEU, basta visitar o site.