Ufal realiza curso de atualização para Banda de Música do Corpo de Bombeiros


- Atualizado em
O curso ministrado pelo prof. Marcos Moreira se estende até dezembro
O curso ministrado pelo prof. Marcos Moreira se estende até dezembro
Os bombeiros da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) estão vivendo uma grande oportunidade para se especializarem, participando do curso de Atualização Musical para Bandas de Música, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O curso aumentará o conhecimento teórico do grupo musical militar, que há 11 anos abrilhanta a imagem do CBMAL por onde toca.
 
O projeto de extensão foi uma iniciativa do 2º Tenente BM Ailson Melo e do Cabo BM Jonathas Raposo. Segundo eles, desde que a Banda de Música foi criada, em 17 de julho de 2000, seus componentes não passam por uma especialização desta importância, contando com aulas ministradas por professores da Ufal e monitores da própria Banda, que conta com um militar graduado e mais quatro estudantes do curso de música.
 
Segundo o Cabo BM Raposo, acadêmico do curso de Licenciatura de Música pela Ufal, o curso é um importante incentivo para os bombeiros da Banda, que precisam de motivação e especialização para prosseguir firme na atividade. “Todo profissional necessita de incentivo, e com esta capacitação o grupo irá melhorar consideravelmente, pois a partir do momento que se tem um embasamento teórico, a prática se conquista”, afirmou o Cabo músico.
 
As aulas tiveram início no dia 17 de agosto, com conclusão prevista para o dia 6 de dezembro deste ano, totalizando cerca de quatro meses de instruções, entre teoria musical, harmonia, percepção rítmica, história da música, tecnologia musical, a qual abordará os conhecimentos mais recentes sobre os avanços da tecnologia na música; e ainda, a disciplina de regência, com o Regente da Orquestra da Ufal, Maestro Alípio Martins.
 
Um dos músicos que está na Banda desde sua fundação, o 1º Sargento BM Lúcio Melo lembra que, no início, todos os 13 integrantes eram combatentes, pois ainda não havia sido criado o quadro específico para músico. Todos tiravam serviço operacional, e, durante as folgas, ensaiavam com seus instrumentos. Em 2001, veio o primeiro concurso interno para 3º sargentos e cabos músicos, e em 2006 o primeiro concurso externo, fato que colaborou para um crescimento significativo do grupo.
 
Para o professor da Ufal Marcos Moreira, as bandas militares foram a referência para todas as bandas civis, demonstrando sua imensa importância. Ainda segundo o professor, o curso vem promovendo a aproximação entre as duas instituições, bem como a revitalização da Banda dentro de uma instituição de ensino, com todas as ações que o ensino proporciona. “A expectativa é que o curso venha como uma oportunidade para a abertura de um novo canal de apoio à Banda. Dentro do CBMAL cada um tem sua importância, além de salvar vidas é preciso salvar a cultura militar no sentido musical”, ressaltou Moreira, enfatizando a honra em ter a Banda de Música do CBMAL como tema de seu grupo de pesquisa denominado “Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo Instrumental”.