Workshop internacional elabora projetos para Costa dos Corais

Solenidade de encerramento do III workshop do Master Eco-Polis. Foto: Adailson Calheiros

Por Ronaldo Lima e Rénee Le Campion

Em solenidade realizada na última terça feira, 23, no Palácio República dos Palmares, marcou o encerramento, em Alagoas, do workshop do mestrado internacional Master Eco-polis, evento que teve a participação de alunos italianos, argentinos, japoneses e brasileiros, durante o mês de agosto, onde foram elaborados projetos de desenvolvimento local da região da Costa dos Corais.

O Master Eco-Polis é um curso itinerante que visa difundir o conhecimento e a promoção de práticas inovadoras sobre o tema sustentabilidade e desenvolvimento local e foi viabilizado pela Universidade de Ferrara, na Itália, em parceria com o Governo de Alagoas, Sebrae Alagoas, Ufal e diversas instituições. A IV edição do Eco-Polis compreende quatro workshops: dois na Itália, em Emilia Romagna e Sardegna; no Chile, em Vila Rica e no Brasil, na região alagoana da Costa dos Corais.

A viabilidade financeira dos projetos foi garantida pelo secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. “O Estado tem trabalhado para a realização de novos investimentos, a exemplo de operação de crédito junto ao Banco Mundial (Bird) na ordem de US$ 300 a 400 milhões. Mas, principalmente, essas ações apresentadas hoje devem ser financiadas através do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits) da Costa dos Corais”, assegurou.

O coordenador do Master Eco-Polis, Gianfranco Franz, destacou o comprometimento dos alunos do mestrado na elaboração dos projetos. “Preciso frisar a participação dos empreendedores, empresários e de toda a comunidade, que são de fundamental importância para o desenvolvimento local, uma vez que produzem o trabalho, riqueza e avanços da região”, afirmou.

Para a reitora da Ufal Ana Dayse, os investimentos que vêm sendo feitos de inovação na Costa dos Corais é um marco para o desenvolvimento de Alagoas e reafirmou o compromisso da Ufal com o processo de crescimento do Estado. “Isso demonstra um exemplo de parceria e oportunidades que capacita profissionais e técnicos para desenvolver o estado de Alagoas”, destaca Dayse.

Renata Fonseca, diretora técnica do Sebrae-Alagoas, enfatizou que é um momento importante e a instituição percebe que é de formar as empresas e o ambiente onde elas estão inseridas. “Essas atividades são importantes para os pequenos negócios e contribui ainda mais para um ambiente melhor e os empreendedores consolidam suas atividades”. Segundo Renata, o trabalho realizado em Alagoas teve um olhar mais apurado, cuidadoso e apropriado para empresários e gestores.

A inovação em projetos de desenvolvimento local na Costa dos Corais foi o foco do workshop do Master Eco-Polis. Durante um mês, os alunos trabalharam em quatro projetos: desenvolvimento e integração econômica para os assentamentos; oficinas das ideias Costa dos Corais; melhoria da qualidade dos espaços públicos e observatório ambiental da Costa dos Corais.

No encerramento do mestrado, os alunos apresentaram os detalhes do workshop. O objetivo do projeto de desenvolvimento e integração econômica para os assentamentos é melhorar as condições sócio-econômicasndas comunidades rurais localizadas no município de Maragogi. A ideia é que a ação seja posteriormente estendida para outros municípios da região.

Já o projeto observatório ambiental da Costa dos Corais visa a preservação e tratamento adequado da barreira de recifes da região, uma das maiores do mundo. As ações, que vão desde a análise de mostras em laboratórios móveis e instalação de uma rede de monitoramento através de bóias e softwares – são trabalhadas em quatro linhas temáticas: gestão, atividades técnicas, de formação e de difusão.

Com o foco em aspectos do artesanato e tradições locais, a oficina das ideias da Costa dos Corais deve funcionar como uma incubadora de projetos inovadores no setor cultural, para reforçar o sentimento de pertencimento à Região. Atividades dinâmicas serão implementadas através de quatro linhas de intervenção: governança, formação e capacitação, visibilidade dos produtos e imagem única do território.

A melhoria da qualidade dos espaços públicos irá integrar os demais projetos e consiste na utilização de materiais da região para a construção e integração das iniciativas para a revitalização de obras.