Criançada lota Sala de Exibições em primeira sessão da Mostra de Cinema Infantil
Evento começou com o pé direito manhã desta quarta-feira na Praça 12 de Abril
- Atualizado em
Natália Oliveira - Ascom Circuito
“Você não é igual a mim e eu não sou igual a você, mas nada disso importa, porque a gente se gosta e é assim que deve ser”. Foi esse o trecho da canção que entoou a primeira sessão da Mostra de Cinema Infantil, do Circuito Penedo de Cinema, realizada na manhã desta quarta-feira (8). Com a Sala de Exibições lotada, as crianças de escolas privadas e das redes municipal e estadual de ensino assistiram às animações, que tiveram a diversidade como temática principal.
Uma dessas crianças foi a Maria Cecília, de 8 anos, que participou da mostra pelo segundo ano consecutivo. “Acho que já vim duas vezes. Eu gostei porque mostra que umas pessoas são diferentes das outras”, disse a pequena estudante do Colégio Diocesano de Penedo.
De acordo com Joseane dos Santos, professora da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e curadora da Mostra, os filmes escolhidos têm caráter pedagógico e levam mensagens que reforçam os valores humanos e o respeito ao próximo, por exemplo. “Isso é importante porque essas crianças estão no processo de formação, aprendendo também a respeitar o outro e a diferença”, disse.
A professora reconhece que nem todas as crianças absorvem imediatamente as mensagens levadas durante a mostra, porque muitas delas vêm de uma construção familiar diferente. “Elas [crianças] não vão mudar em uma hora de exibição, mas nós estamos lançando sementes. A gente acredita que essas vão brotar um dia”, revelou Joseane.
Oportunidade de ir ao cinema
Com o fechamento do Cine São Francisco e Cine Penedo na década de 1980, o município ficou sem salas de cinema. De acordo com o produtor da mostra, Fernando Artur Martins, para ter acesso ao cinema, a população precisa ir a cidades próximas, como Maceió e Arapiraca. “O Circuito traz esse espaço de exibição, de opção de filmes infantis para toda a criançada de Penedo. A gente tem percebido durante os anos que as crianças têm se divertido muito e o público tem se repetido”, pontuou.
A Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia é uma prova disso. Assíduos da Mostra Infantil, os quase 230 estudantes estiveram presentes na primeira sessão. Para a diretora Célia Maria Bezerra, essa é uma oportunidade incrível. “É muito bom ver uma atividade como essa, porque nós temos crianças que não sabem o que é cinema. E quando vêm pra esses eventos, ficam muito contentes, chegam em casa e comentam com a família”.
A Mostra de Cinema Infantil continua nesta quinta-feira (9) e sexta (10), na Sala de Exibições.