11

2ª edição do Moda e Imagem inicia hoje

Evento acontece até sexta (1º) no Arquivo Público de Alagoas; entrada é gratuita


- Atualizado em

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Com o intuito de discutir e praticar ações relacionadas à produção de imagens de moda, o projeto Moda e Comunicação, do curso de Produção de Moda da Escola Técnica de Artes da Ufal (ETA), realiza nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro a 2ª edição do Moda e Imagem. O evento acontece no Arquivo Público de Alagoas (APA), situado no bairro do Jaraguá, a partir das 9 h.

A programação contará com oficinas, palestras e mesas-redondas constituídas por profissionais de destaque nacional, além de docentes e discentes da ETA. Dentre os nomes confirmados está Ludmila Massaroto, mestre em moda, cultura e arte; Clovis Aladim, fotógrafo de moda; e o produtor de moda e stylist, Wesley Madson.

O acesso é gratuito e voltado para estudantes e profissionais de moda e áreas afins. Mais informações podem ser consultadas aqui (https://doity.com.br/moda-e-imagem) ou no Instagram do Projeto Moda e Comunicação (@modaetaufal).  

Consulte a programação abaixo: 

Aberto oficialmente o Circuito Penedo de Cinema

Solenidade foi realizada na noite desta segunda, na Praça 12 de Abril; programação ambiental teve início mais cedo


- Atualizado em
Autoridades participaram da solenidade de abertura do Circuito Penedo de Cinema na noite desta segunda-feira (6) no Centro Histórico de Penedo. Foto - Jônatas Medeiros
Autoridades participaram da solenidade de abertura do Circuito Penedo de Cinema na noite desta segunda-feira (6) no Centro Histórico de Penedo. Foto - Jônatas Medeiros

Deriky Pereira - Ascom Circuito

Na noite desta segunda-feira (6), foi aberto oficialmente o Circuito Penedo de Cinema. Na solenidade, realizada na Sala de Exibições montada na Praça 12 de Abril, diversas autoridades participaram e expuseram a importância da realização do evento na cidade ribeirinha.

“Eu quero agradecer a todos, quero dizer que Penedo recebe de braços abertos a todos nesse evento e que tenhamos uma semana bem frutífera para que possamos fazer cada vez mais cinema”, declarou o coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema, professor Sérgio Onofre.

O coordenador da Unidade da Ufal em Penedo, Alexandre Oliveira, parabenizou a todos que fazem o Circuito. “Quero convidá-los a participar do evento, que seja proveitoso e muito bom. É emocionante um evento desse porte pra Penedo, aproveitem bastante”, declarou.

O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, ressaltou que a entidade faz uma gestão sustentável dos recursos hídricos e, nesse trabalho, é importante contar com a importância da dimensão cultural. Ele também destacou a participação popular no evento que começa hoje e segue até sábado (11).

“O Rio São Francisco envolve histórias, sentimentos, e a criatividade das pessoas. Juntando o imaginário e a tarefa de mudar hábitos, nós chegamos aqui. Aqui é o ponto de confluência para mudar a realidade do dia a dia e as formas de fazer com que isso seja entendido. Então, nada melhor que a arte para fazer isso. Nesse sentido, o cinema pode nos ajudar, e muito, não só na criação de obras de arte, mas em documentários que tratam de ações ambientais. O nosso Comitê também patrocina a Mostra Ambiental e esperamos que a cada ano isso se torne mais conhecido”, disse Anivaldo.

Representando a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Paulo Poeta reforçou que a parceria entre Ufal e Governo do Estado não se dá apenas no Circuito, mas em outros eventos, tais como a última Bienal do Livro. Ele adiantou que um projeto especial está sendo desenvolvido para destacar eventos e acontecimentos neste ano que comemora o bicentenário de Alagoas. “Estamos vivendo os 200 anos [de emancipação política] de Alagoas e fazendo uma cápsula do tempo e vamos colocar tudo que aconteceu nas comemorações do bicentenário. Esse evento estará lá”, contou.

O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, agradeceu aos penedenses por, a cada ano que passa, participarem ativamente do Circuito Penedo de Cinema. “Penedo vai, Penedo vem, Penedo é terra de quem quer bem. E ao povo ribeirinho do São Francisco que não foge a luta, eu quero parabenizar pela participação neste evento. Parabenizo também o trabalho do Comitê, quero dizer da minha alegria de a Ufal estar consolidada e solidificada em Penedo e é como um baluarte o resgate dos velhos festivais de cinema que vieram a se somar aos demais realizados. A gente fica muito feliz pelo evento, que se consolida como uma das maiores festas cinematográficas do país”, afirmou.

O vice-reitor da Ufal, José Vieira, reforçou a importância das parcerias para a realização de mais uma edição do Circuito. Cumprimentou o presidente do CBHSF pela defesa do Velho Chico e falou sobre o compromisso da Ufal com o Rio São Francisco. "Essa dedicação é mais que uma causa, é um ato de cidadania. E é um compromisso e um dever da Universidade dar visibilidade às questões do Velho Chico. Eu costumo dizer que a Ufal é a maior agente cultural de Alagoas. Mesmo assim, não poderia fazer nada sozinha e todos queremos o desenvolvimento cultural do Estado. Sérgio [Onofre] é um cara que persegue um sonho independente das tempestades, da gestão. Estamos em campos políticos diferentes, mas não temos como não reconhecer o esforço dele para o desempenho do evento”, enfatizou.

Vieira destacou, ainda, o investimnto em cultura. “Esse projeto tem o mais alto significado não só para Penedo como para o Brasil. O primeiro desafio nosso é fazer com que o gestores percebam que o patrimônio cultural é um investimento. E o prefeito [Marcius Beltrão] está junto conosco. Isso é muito importante, tem muito significado. Também quero dar um recado a quem está aqui, senhores, senhoras, por estarem desfrutando desse Circuito, vejam: quantas vezes viajamos quilômetros para assistir a bons espetáculos e a gente tem isso aqui. Hoje, Penedo exibe a cultura para aqueles que dela se deleitam. Em nome da Ufal, declaro aberto o Circuito Penedo de Cinema”, disse José Vieira. 

Isso posto, pontualmente às 20h30 desta segunda-feira (6),foi aberto, oficialmente, o evento que já faz parte do calendário cultural alagoano: O Circuito Penedo de Cinema começou! E começou com filme premiado. Após a solenidade de abertura, a Mostra de Longa-Metragem Nacional trouxe ao público a exibição de Como Nossos Pais.

Programação iniciou pela manhã com ação de limpeza no Rio São Francisco

O Circuito Penedo de Cinema realizou uma ação simbólica de limpeza das margens do Rio São Francisco em Penedo (AL), que reuniu cerca de 40 estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) do município.

Promovida por meio de parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes da Unidade de Penedo da Ufal, a ação aconteceu em um trecho de 200 metros entre a Agência Fluvial da cidade e o local de embarque das balsas que transportam veículos para a cidade de Neópolis, em Sergipe.

O percurso pode parecer curto, mas foi suficiente para enxergar a dimensão de resíduos despejados nas margens do Velho Chico. Em pouco mais de uma hora de atividade, foram recolhidos 20 sacos de lixo com capacidade para 100 litros cada. Guarda-chuva, canos e restos de telhados de PVC, por exemplo, foram alguns dos objetos encontrados. Todo o material reciclável recolhido foi destinado à Casa do Bom Samaritano de Penedo.

Presente na ação, o estudante do 3º ano do Ifal, João Luís Vital, encontrou materiais de higiene pessoal. “É até inusitado, mas a gente viu um absorvente”, relatou. Para ele, essa é uma evidência da importância da ação. “Não é só pelo fato de vir e tirar o lixo, porque, infelizmente, a gente tem a certeza de que amanhã vai estar sujo de novo, mas de conscientizar as pessoas. É importante para a construção do caráter da gente”, pontuou João.

De acordo com o membro do PET Conexões de Saberes, Felipe Ananias, os estudantes envolvidos na ação precisam refletir sobre não jogar lixo nem no rio e nem nas ruas da cidade, visto que esses resíduos acabam chegando aos mananciais aquíferos quando são levados pela água da chuva. “A gente não espera resolver esse problema do rio, mas plantar uma semente para que os alunos reflitam e acabem mudando esse hábito aos poucos”, destacou.

A ação está integrada à 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, promovida pelo evento com total apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), um dos patrocinadores do evento. “Quisemos ir além da exibição dos vídeos e dos debates. É uma ação para que as pessoas comecem a ter um pouco mais de consciência sobre a importância do rio, chamar a atenção da população para o lixo despejado e qual é a consequência dele no meio ambiente. Queremos chamar atenção, além de divulgar a Mostra Ambiental e o Circuito”, explicou Karlinne Cordeiro, produtora do Circuito Penedo de Cinema e professora da Ufal.

A programação ambiental do evento continua a partir desta terça-feira (7) e segue até quinta-feira (9) com a 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, das 14h às 16h, na Sala de Exibições. A atividade contará com a exibição de três filmes convidados, 11 curtas-metragens que vão concorrer aos prêmios de melhor filme pelos Júri Oficial e Popular, além de debates com profissionais de instituições de ensino e órgãos ambientais.

Confira a programação da mostra ambiental no site www.circuitopenedo.com.br.

 

Alunos premiados do Sertão apresentam biodigestor residencial a baixo custo

Ideia é implantar projeto no RU de Delmiro Gouveia e reaproveitar alimentos para biogás


- Atualizado em
Biodigestor utiliza galão de água em protótipo
Biodigestor utiliza galão de água em protótipo

Carlos Madeiro - jornalista

Alunos do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vão apresentar no próximo dia 6 um projeto inovador de um biodigestor doméstico para tratamento de resíduos sólidos. A ideia foi premiada durante a Feira do Empreendedor e agora será disseminada para uso caseiro e ajudar o meio ambiente e a auto sustentabilidade na cidade e no campo.

O projeto reúne três estudantes do segundo período de dois cursos: Murilo Lima e Anthony Matheus Cavalcante de Melo, de Engenharia Civil; e Aílton Luiz da Silva Andrade, de Engenharia da Produção. 

O protótipo do biodigestor residencial de baixo custo será apresentado na disciplina de Seminário Integrador 2, da professora Aline Maria Nogueira Pereira, orientadora do projeto. Toda mão de obra para criação foi dos integrantes da equipe. Para isso, foi usado um galão de 20 litros de água e o protótipo finalizado custa em média R$ 140. No próximo dia 6 será feita uma demonstração da produção do biogás. 

A ideia do projeto do biodigestor surgiu durante a disciplina Seminário Integrador 1, no primeiro semestre, com o professor Ricardo Leão. Na ementa, a matéria tratava de um projeto de pesquisa voltado para a área da engenharia.
 
O trabalho dos alunos de Delmiro ficou em segundo lugar no concurso de ideias do projeto Em Ação, promovido pelo Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado.

Nosso projeto teve início após a visita de um dos integrantes da equipe ao complexo multiuso Camaragibe [em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife], que observou a utilização e o funcionamento de um biodigestor para tratar os resíduos gerados por um Shopping Center localizado no complexo e que trouxe a ideia para o meio acadêmico, no intuito de utilizar o biodigestor para o tratamento de resíduos do Restaurante Universitário do Campus Sertão”, diz Murilo Lima, que é o líder do projeto.

O restaurante em Delmiro ainda será ativado, mas a ideia é que, quando pronto, e com o equipamento, haverá menos impactos causados pelo seu funcionamento, além de tornar ele autossustentável. “Ou seja, poderá reaproveitar o possível desperdício de alimentos”, destaca.

Murilo lembra que o reaproveitamento é muito utilizada em países da Europa, como a Alemanha, e da África, como na Angola. Entretanto, essa potencialidade ainda não é explorada como deveria no Brasil. “O Brasil é um país com um alto índice de resíduos orgânicos. Devido à falta do descarte sustentável para esses resíduos, as consequências para o meio ambiente são perversas, como aumento do volume de matéria orgânica nos aterros sanitários, poluição do solo e água - quando o lixo é descartado de maneira inadequada em rios, lagos e mares - e, também, através das fezes de equinos e bovinos poluindo o ar”, afirma.

Para ele, o biodigestor é uma alternativa viável para limpar as cidades. “E através dessa limpeza é possível produzir o biogás, energia elétrica, térmica e veicular”, acrescenta, citando que ainda pode se produzir o biofertilizante do equipamento, “atingindo três áreas nas quais o mundo mais sofre atualmente, que são a economia verde, o desperdício de alimentos e as energias renováveis”.

O biodigestor pode ajudar as pessoas da região, na limpeza da cidade, principalmente no pátio da feira livre, pois um dos grandes problemas da cidade de Delmiro Gouveia é a sujeira acumulada, principalmente, por resíduos orgânicos. Também pode beneficiar na geração do biogás, que é uma alternativa muito viável para donos de bares e restaurantes”, explica.

Para os criadores de gado, além de ajudar o meio ambiente, o biodigestor pode ajudar na limpeza da propriedade e economizar na compra de gás, utilizando o biogás para substituir o tradicional. O biofertilizante também pode ser utilizado como adubo”, complementou.

Andifes publica caderno em defesa das universidades públicas

Material sintetiza o contexto vivenciado pelas instituições de ensino superior; 63 universidades contribuíram


- Atualizado em

Ascom Andifes

Temos vivido dias de debate intenso na sociedade sobre o papel das universidades federais públicas e gratuitas no cumprimento das missões de ensino, pesquisa e extensão com a qualidade que a sociedade brasileira e o desenvolvimento sustentável do país requerem. Nessa conjuntura de cortes e contingenciamentos orçamentários, o debate sobre o financiamento volta à pauta.

Por isso, apresentamos o caderno Universidades Federais – Patrimônio da Sociedade Brasileira. Por meio desse material, sintetizamos o contexto atual vivenciado pelo Sistema Público de Universidades Federais. Ressaltamos as contribuições das 63 universidades federais, e seus 328 campi, ao desenvolvimento econômico e social do País, assim como o reconhecimento social da qualidade e da importância do sistema, o histórico do financiamento e os compromissos derivados da política de estado prevista no PNE.

Devemos tornar conhecido, não só da comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo, que as universidades são eficientes, e exercem papel social fundamental, seja na promoção de quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país, gerando resultados econômicos extraordinários, seja na formação de profissionais qualificados ou, ainda, no atendimento à saúde de excelência, por meio dos hospitais universitários que, muitas vezes, são a única opção das comunidades em que estão inseridos.

Não se trata de um evento, mas de uma ação permanente. Vamos nos unir nesse propósito indispensável de defender as condições de funcionamento das universidades públicas federais.

Avia! Semana de Design será realizada na próxima semana

Segunda edição do evento terá performance internacional, oficina e palestra sobre tipografia nordestina


- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Ascom Ufal

De 29 de novembro a 1º de dezembro, acontece a 2ª edição da Avia! Semana de Design da Ufal. O evento, que é uma realização do curso de Design e integrantes do Laboratório de Experimentação em Design (LED), propõe um espaço para troca de saberes a fim de promover discussões sobre o design em seus diversos meios. A entrada é gratuita, as inscrições são feitas no local. 

Podem participar estudantes, professores e interessados. Este ano, o evento será na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), no Campus A.C. Simões em Maceió e contará com palestras, oficinas e mesa redonda, que envolvem as temáticas sobre jogos, patrimônio cultural, mobilidade urbana, tipografia, arte popular, a cidade e memórias. Em paralelo também acontece a 2ª Jornada Avia! que são apresentações orais em sete eixos temáticos dos trabalhos acadêmicos aprovados pelo comitê científico do evento. 

O destaque desta edição fica por conta de três atrações: a performance internacional Play With Bubbles, do professor  Miguel Luiz Ambrizzi, que baseia-se nas relações entre arte e vida, que busca através de brincadeiras com as bolhas de sabão a origem das memórias na infância; a palestra sobre Tipografia Nordestina, com o trio das professoras Swannne Souza Tavares de Almeida,  Mariana Hennes e Fernanda Machado; e a oficina Bêabá do Lettering, com as professoras Fernanda Machado e Poli de Castro. 

Além da Parceria com o LED, a Avia! Semana de Design da Ufal, conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e o apoio de Vitarella, do Coletivo Centopeia de Goiânia|Go e do Programa de Pós graduação em Arquitetura - Dinâmicas do Espaço Habitado - Deha. 

Mais informações no site no evento

Bandas alagoanas agitam final de semana em Penedo

Palco Penedo conta com programação musical em três noites do Circuito de Cinema


- Atualizado em
Apresentações ocorrem no Palco Penedo. Fotos: reprodução da internet
Apresentações ocorrem no Palco Penedo. Fotos: reprodução da internet

Ascom Circuito

Iluminação, palco, alegria, e além da exibição de filmes, muita música boa. Tudo isso acontece dentro do Circuito Penedo de Cinema, no Centro Histórico da cidade ribeirinha, até este sábado (11).  O evento, que faz parte do calendário de ações especiais em comemoração aos 200 anos de Alagoas, traz bandas da terra para se apresentarem no Palco Penedo, na Praça 12 de abril, incentivando a cultura local.

Dentre as atrações, Janu Leite toca pela segunda vez, assim como Jurandir Bozo, a Orquestra de Tambores e o vocalista da banda Lambertus, Lito Di Santi. Já o Batuque Sururu e o Olha o Xote se apresentam pela primeira vez, junto com a sambista Lara Melo, que além de cantar, estreia o seu clipe com exclusividade no evento.

A realização do Circuito Penedo de Cinema é da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo e Serviço Social da Indústria (Sesi), além do apoio de instituições públicas e privadas.

Confira a programação musical completa:

QUINTA (9/11) - A partir de 23h

Lambertus e Lara Melo

SEXTA (10/11) - A partir de 22h30

Janu Leite e Olha o Xote

SÁBADO (11/11) - A partir das 23h

Batuque Sururu, Wilson Santos e Orquestra de Tambores e Jurandir Bozo 

Para mais informações, acesse: circuitopenedo.com.br

Campus Arapiraca vence prêmio nacional com projeto para microempreendedores

Iniciativa busca auxiliar negócios de MEIs nos municípios de Arapiraca e São Sebastião


- Atualizado em
Professor Mario Hozano (o segundo da esquerda para direita) recebe o prêmio do professor Ivanildo Picolli, durante Premiação do Empreenda Santander 2K17. Foto: Santander Universidades
Professor Mario Hozano (o segundo da esquerda para direita) recebe o prêmio do professor Ivanildo Picolli, durante Premiação do Empreenda Santander 2K17. Foto: Santander Universidades

Ascom Ufal

O Campus Arapiraca da Ufal obteve projeção nacional ao conquistar o Prêmio Empreenda Santander 2K17, na categoria Microempreendedores.

O projeto vencedor foi liderado pelo professor do curso de Ciência da Computação, Mário Hozano. Ele elaborou uma capacitação, juntamente com o professor Hérmani Magalhães (Campus do Sertão), para apoiar os negócios de cinco microempreendedores individuais (MEIs) que atuam nos municípios de Arapiraca e São Sebastião.

Promovido pelo Banco Santander, o programa Empreender prevê a participação de universidades para apoiar negócios em três perfis: universitários, startups e microempreendedores. O foco é fomentar a cultura empreendedora, apoiar os autores na viabilização de suas ideias e, consequentemente, prosperar em seus negócios. O anúncio dos vencedores foi no início do mês de novembro, em uma cerimônia no Teatro Santander, em São Paulo, com o presidente do banco e outras autoridades.

Como prêmio, o Santander dedicará um valor de R$ 50 mil para a execução do projeto nos próximos seis meses.

Trabalho com empreendedorismo no interior de Alagoas

Desde 2013, os docentes da Ufal Mário Hozano e Hérmani Magalhães vêm trabalhando para fomentar e aumentar a efetividade da cultura do empreendedorismo inovador no interior de Alagoas.

“Dentre as ações, já promovemos uma edição do Avant – Competição de ideias inovadoras, em parceria com o Instituto Federal de Alagoas, cinco edições do Startup Weekend, cinco seminários Pontapé – Toda grande ideia precisa de um!, um convênio com a Endeavor (SP) para aplicar o curso ‘Bota pra Fazer’ e um projeto em parceria com a Aliança Empreendedora (PR)”, enumera Hozano.

Científica Mente será realizado no Lar São Domingos

Nessa edição do evento haverá mini feira de ciências dos alunos de graduação da Ufal


- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Ciência e conhecimento juntos num mesmo evento. Vem aí mais uma edição do Científica Mente, promovido pela Usina Ciência e pelo Quiciência, grupo formado por alunos da licenciatura em Química, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas. Será dia 1º de dezembro e, dessa vez, vai acontecer no Lar São Domingos, em Maceió.

O evento é gratuito e ocorrerá das 7h30 às 16h, com shows de Química, Física e Biologia, além de visitação à exposição do planetário. Tudo isso à disposição de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 16 anos. Mais uma vez, a Usina Ciência e o IQB buscam popularizar o ensino de ciências e atrair os jovens para essa área. “Teremos um dia de muitas atividades, unindo ciência e conhecimento”, disse Monique Ângelo, coordenadora e idealizadora do evento.

Nessa quarta edição haverá uma mini feira de ciências, voltada aos alunos da graduação em Química, Física, Biologia ou Matemática que querem participar com experimentos, oficinas e outras atividades. 

Usina Ciência

A Usina Ciência é um órgão vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Ufal e, ao longo de seus 25 anos, vem contribuindo para a melhoria do ensino de ciências naturais de nível básico em Alagoas. Isso acontece por meio de ações de divulgação e popularização da área, como os shows de Biologia, Química, Física e Astronomia, além de realização de palestras, mostras, cursos, oficinas e orientação na elaboração de trabalhos escolares para feiras de ciências e mostras científicas.

SERVIÇO:

O quê: 4ª edição do Cientifica Mente 
Quando: 1º de dezembro, das 7h30 às 16h
Onde: Lar São Domingo, na Avenida Gustavo Paiva, 4291, Mangabeiras, Maceió-AL

 

Cineclube Elegbá apresenta o filme “Chocolate”

O longa, que conta a história do primeiro palhaço negro na França, será exibido na quinta (30), no auditório do Museu Théo Brandão


- Atualizado em
A história é baseada em fatos da vida de Rafael Padilla, um ex-escravo que se destacou nos circos da França
A história é baseada em fatos da vida de Rafael Padilla, um ex-escravo que se destacou nos circos da França

Letícia Bezerra - Estudante de Relações Públicas

O Cineclube Elegbá de novembro traz o filme “Chocolate”. O longa será exibido na quinta (30), às 15h, no auditório do Museu Théo Brandão (MTB). Através da trajetória do palhaço Chocolat, o filme aborda temas fortes, como o racismo e a desigualdade racial. A história é baseada em fatos da vida de Rafael Padilla, um ex-escravo negro, que se destacou nos circos franceses durante a belle époque.

Com direção de de Roschdy Zem, o longa mostra a parceria entre o negro Chocolat, palhaço de estilo sofredor, e o branco Footit, do tipo autoritário. O sucesso da dupla inicia em pequenos circos e o leva aos renomados teatros parisienses, no final do século XIX. Nos palcos, os artistas buscavam entreter e alegrar o público através de humilhações e agressões feitas pelo palhaço branco com o negro.      

O cineclube Elegbá integra os projetos do “Fórum Mestre Zumba – pensamentos afro-ameríndios” e acontece no MTB, na última quinta-feira dos meses letivos da Ufal. A entrada é gratuita.

Circuito Penedo de Cinema premia vencedores de mostras competitivas

Filmes foram escolhidos pelos júris popular e oficial; valor da premiação chega a R$ 37 mil


- Atualizado em
Circuito Penedo de Cinema premia vencedores das mostras competitivas (Foto - Jônatas Medeiros)
Circuito Penedo de Cinema premia vencedores das mostras competitivas (Foto - Jônatas Medeiros)

Deriky Pereira - Ascom Circuito

Na noite do último sábado (11), o público conheceu os vencedores das mostras competitivas do Circuito Penedo de Cinema. Em solenidade especial na Sala de Exibições, montada na Praça 12 de Abril, eles receberam cheques simbólicos com os prêmios da 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, 7º Festival Universitário de Alagoas e 10º Festival de Cinema Brasileiro.

No que se refere à 4ª Mostra Velho Chico, o júri popular elegeu como vitorioso o filme Pedro e o Velho Chico, dirigido por Renato Gaia (MG); já o júri oficial consagrou o 1º lugar ao filme, A Piscina de Caíque (dir.: Raphael Gustavo da Silva, de Goiás); em 2º lugar, Latossolo (dir.: Michel Santos, da Bahia) e o 3º lugar para Manancial (dir.: Bruno Soares, da Paraíba) e Animais (dir.: Guilherme Alvernaz, de São Paulo).

Michel Santos, que ficou em segundo lugar, agradeceu pela vitória e disse que o cinema mudou a vida dele. “Esse é meu primeiro filme, existia uma vontade na gente de expressar coisas no mundo e às vezes a gente não consegue isso. Mas, o cinema mudou minha vida em dois anos e eu acho que, mais do que eu possa falar aqui, é dizer que a gente tem potências e acho que as pessoas não precisam usar o cinema na sua vida, mas sim o coração, a vontade, o desejo de fazer. Eu to muito feliz de ser honrado com esse prêmio e façam os filmes de vocês, mandem pro mundo, pra gente poder mudar as coisas!", vibrou.

Já no 7º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o júri popular deu a vitória ao filme Desaparecido (dir.: Guili Mink, de São Paulo); quanto ao júri oficial, o melhor filme escolhido foi Autofagia (dir.: Felipe Soares, de Pernambuco). As obras cinematográficas Solito (dir.: Eduardo Reis) e A Rua das Casas Surdas (dir.: Flávio Costa e Gabriel Mayer, todos do Rio Grande do Sul) receberam menção honrosa.

Guili Mink brincou que foi pego despreviinido. “Eu queria agradecer, estou muito feliz, esse é o primeiro festival que o filme passou, e receber esse prêmio coroa uma experiência incrível, que foi a de conhecer Penedo. Se eu soubesse que ia ganhar teria vindo de calça”, disse, arrancando risos e aplausos.

No 10º Festival do Cinema Brasileiro, o júri popular escolheu Uma Balada Para Rocky Lane (dir.: Djalma Galindo, de Pernambuco); já a escolha do júri oficial, sagrou em 1º lugar, o filme Quando Parei de me Preocupar com os Canalhas (dir.: Tiago Vieira, de São Paulo); em 2º lugar, Frequências (dir.: Adalberto Oliveira, de Pernambuco) e em 3º lugar os filmes Super Frente, Super-8 (dir.: Moema Pascoini, de Sergipe) e Teresa (dir.: Nivaldo Vasconcelos, de Alagoas).

O vencedor Tiago Vieira fez um alerta a todos os presentes quanto à realidade que vivenciamos nos dias de hoje. “O filme é uma ficção, mas mais do que nunca a gente tem que se preocupar com canalhas hoje. A gente tem que se mexer, se levantar, não adianta postar no Facebook, tem que ir pra rua. Obrigado ao festival, é lindo!. E hoje eu recebi uma mensagem da minha mãe, dizendo que eu tinha vindo aqui com 6 anos. Não lembrava... E agora um retorno nostálgico e estarei aqui todos os anos visitando essa cidade. Estou muito feliz de estar aqui em Penedo”, concluiu.

O evento contou ainda com a presença da coordenadora de extensão da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Milena Dutra, a pró-reitora de Extensão da Ufal, Joelma Albuquerque, representando a reitora Valéria Correia; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, o chefe de gabinete da Prefeitura de Penedo, Alfredo Pereira, que representou o prefeito Marcius Beltrão e o coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema, Sérgio Onofre, que se emocionou em seu discurso e agradeceu a todos os envolvidos no evento pela sua realização.

A pró-reitora Joelma Albuquerque destacou a importância do Circuito Penedo. "Nesse momento de ataque as serviços públicos e corte de recursos, realizar um evento dessa magnitude quando se propaga a cultura do ódio, preconceito, vem fazer todo o contrario. Esse evento propicia a liberdade de pensamento, reflexão filosófica, estética, todos esses elementos são acessados através da arte e aqui, especialmente, pelo cinema. E vida longa ao Circuito Penedo de Cinema", comentou.

Circuito Penedo de Cinema promove ação simbólica de limpeza nas margens do Rio São Francisco

Atividade será na próxima segunda-feira (6), às 8h, em Penedo (AL)


- Atualizado em
Ação simbólica de limpeza das margens do Velho Chico será às 8h da segunda-feira (6) em Penedo. Foto: Paulo Accioly
Ação simbólica de limpeza das margens do Velho Chico será às 8h da segunda-feira (6) em Penedo. Foto: Paulo Accioly

Natália Oliveira - Ascom Circuito 

Realizado na cidade ribeirinha de Penedo (AL), o Circuito Penedo de Cinema tem ao seu lado a presença de um patrimônio natural: o Rio São Francisco. Com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o evento promoverá uma ação simbólica de limpeza das margens do rio na próxima segunda-feira (6), a partir das 8h. 

O mutirão terá início no prédio da Agência Fluvial de Penedo e seguirá até o local de embarque das balsas, que fazem o transporte de veículos para o município sergipano de Neópolis. 

De acordo com a professora da Unidade de Ensino da Ufal em Penedo, Taciana Kramer, a iniciativa é para sensibilizar as pessoas da situação do rio. “O termo simbólica foi escolhido por ser uma ação de sensibilização da comunidade. Não há como limpar nem o rio, nem as margens em uma hora. Não é papel nosso, mas, sim, dos gestores. A ação é para chamar atenção para os problemas ambientais que o Rio São Francisco enfrenta”, pontuou.

 A atividade é realizada em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões Penedo e voltada a todas as pessoas que desejam contribuir de alguma forma com a preservação do Velho Chico. Por causa do horário, a organização do Circuito aconselha os participantes a usarem protetor solar e roupas confortáveis, que facilitem a transpiração. Todo o material reciclável recolhido será destinado à Casa do Bom Samaritano de Penedo.

 

Serviço

O quê: Ação simbólica de limpeza das margens do Rio São Francisco

Quando: 6 de novembro (segunda-feira)

Onde: A partir da Agência Fluvial de Penedo - Avenida Beira Rio, Centro - Penedo (AL)

Horário: 8h

Começa hoje o Circuito de Cinema promovido em parceria com a Ufal

Evento é gratuito e realizado na cidade histórica de Penedo (AL)


- Atualizado em
Circuito Penedo de Cinema começa nesta segunda-feira (6) (Foto - Jonathan Lins)
Circuito Penedo de Cinema começa nesta segunda-feira (6) (Foto - Jonathan Lins)

O Circuito Penedo de Cinema tem início a partir desta segunda-feira (6). A cidade histórica de Penedo (AL) será palco de mais uma edição do maior evento gratuito de cinema realizado no Estado, que reúne cineastas, profissionais e amantes da sétima arte de todo o país. 

Embora a abertura do Circuito seja somente à noite, as primeiras ações do evento começam logo pela manhã. Junto ao PET Conexões de Saberes da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Circuito promoverá uma ação simbólica de limpeza das margens do Rio São Francisco a partir das 8h. A atividade é aberta a todos que quiserem contribuir com preservação do Velho Chico.

O evento, no entanto, começará oficialmente às 18h, com a cerimônia de abertura, seguida da Mostra de longa-metragem nacional com o filme Como Nossos Pais, que está em cartaz no Brasil e foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2017. A sessão será na Sala de Exibições, palco de todas as mostras de cinema, localizada na Praça 12 de Abril. 

Outras três obras serão exibidas nas noites dos dias 7, 9 e 11 de novembro, dentro da mostra de longa-metragem nacional, que conta apenas com filmes convidados e bate-papos com profissionais envolvidos na produção de cada obra. São elas: Lamparina da Aurora, com a presença do diretor Frederico Machado; Joaquim, com o produtor João Vieira e a atriz Clarisse Abujamra; e Tatuagem, com o diretor Hilton Lacerda e o ator Irandhir Santos. 

Mostras de cinema

O Circuito conta ainda com mais seis mostras, sendo três competitivas e três com curtas-metragens convidados, que serão realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite. As mostras com filmes convidados são a Mostra Sururu de Cinema Alagoano, às 16h da terça-feira (7); Cinema Infantil, de quarta (7) a sexta-feira (10), das 8h às 10h; e Cineclube Axé, às 14h também da sexta. 

Já as mostras competitivas são a Velho Chico de Cinema Ambiental, Universitária e Brasileira, que reúnem 41 filmes em curta-metragem. A primeira ocorrerá de terça (7) até quinta (9), sempre das 14h às 16h, com filmes relacionados à temática do meio ambiente e debates com pesquisadores da área. As mostras Universitária e Brasileira serão de terça (7) a sexta (10), a partir das 19h. 

Atividades acadêmicas 

A programação do Circuito Penedo de Cinema vai muito além da exibição de filmes. O evento conta ainda com oficinas, mesas-redondas, conferências e apresentação oral de trabalhos, artigos e resumos. Todas essas atividades fazem parte do 7º Encontro de Cinema Alagoano, que é de caráter acadêmico e está integrado ao Circuito. 

As oficinas são as únicas atividades que necessitam de inscrição prévia. São elas: Panorama do audiovisual alagoano, ministrada pela analista em audiovisual do Sesc Alagoas, Larissa Lisboa; O uso da cor como ferramenta narrativa, com o colorista e membro da Associação Brasileira de Cinematografia, Marcelo Cosme; e Vídeo Ambiental, com o jornalista e especialista em fotografia de cinema, Alberto Casagrande. Os interessados podem se inscrever em uma das três oficinas por meio do site do evento.

Últimos ajustes

Na noite do último domingo (5), a equipe do Circuito Penedo de Cinema participou de uma breve reunião para acertar os últimos detalhes do grande evento. O coordenador geral do Circuito, professor Sérgio Onofre, destacou a importância do trabalho coletivo. “É um evento construído de várias parcerias, é uma ação que, se não for um conjunto de esforços, dificilmente faríamos do jeito que fazemos. É importante por ser uma experiência de lidar com evento e de um que se torna um dos maiores do Estado de Alagoas e queremos ir mais longe”, declarou.

O produtor cultural do Circuito Penedo de Cinema, Samy Dantas, fez uma apresentação de todo o organograma da produção, convidou os presentes a se apresentarem, ressaltou o trabalho da comunicação e fez uma revisão da programação completa do evento.

Ele também explicou aos monitores para ficarem atentos às atrações do Circuito, que serão realizadas em diversos pontos, como o Centro de Extensão Universitária (CEU), as Casas da Aposentadoria e do Patrimônio e a Tenda na Praça 12 de Abril, local em que serão exibidos os filmes.

 

Realização

O Circuito Penedo de Cinema é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo e Serviço Social da Indústria (Sesi), além do apoio de instituições públicas e privadas.

A programação atualizada pode ser acessada por meio do site www.circuitopenedo.com.br.

Congresso nacional de petróleo e gás reúne pesquisadores em Maceió

Com apoio da Ufal, encontro científico acontece pela primeira vez em Alagoas e terá apresentação de pesquisas


- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Carlos Madeiro - jornalista

Maceió será sede, a partir da próxima semana, do 9° Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás. O evento tem a promoção da Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

O encontro é bianual e tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis para discutir os avanços científicos e tecnológicos da área. Com palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações orais e em pôster, o tema deste ano é Tecnologia, Inovação, Sustentabilidade e Empreendedorismo

A programação inclui nomes de vários estados e instituições de ensino. A abertura do evento, no dia 9, às 19h, terá a palestra O papel do desenvolvimento tecnológico e da inovação na retomada do setor de óleo e gás, com José Carlos Tigre, da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O preço das inscrições vaira entre R$ 300 e R$ 1 mil e podem ser feitas diretamente pelo site do evento.

Serviço:

Data: 9 a 11 de novembro 

Local: Maceió Atlantic Suítes, Av. Álvaro Otacílio, 4065 – Praia de Jatiúca, Maceió.

Site: http://www.portalabpg.org.br/9pdpetro/#intro

Criançada lota Sala de Exibições em primeira sessão da Mostra de Cinema Infantil

Evento começou com o pé direito manhã desta quarta-feira na Praça 12 de Abril


- Atualizado em
Criançada lota primeiro dia de Mostra de Cinema Infantil no Circuito Penedo de Cinema (Foto - Jônatas Medeiros)
Criançada lota primeiro dia de Mostra de Cinema Infantil no Circuito Penedo de Cinema (Foto - Jônatas Medeiros)

Natália Oliveira - Ascom Circuito

“Você não é igual a mim e eu não sou igual a você, mas nada disso importa, porque a gente se gosta e é assim que deve ser”. Foi esse o trecho da canção que entoou a primeira sessão da Mostra de Cinema Infantil, do Circuito Penedo de Cinema, realizada na manhã desta quarta-feira (8). Com a Sala de Exibições lotada, as crianças de escolas privadas e das redes municipal e estadual de ensino assistiram às animações, que tiveram a diversidade como temática principal.

Uma dessas crianças foi a Maria Cecília, de 8 anos, que participou da mostra pelo segundo ano consecutivo. “Acho que já vim duas vezes. Eu gostei porque mostra que umas pessoas são diferentes das outras”, disse a pequena estudante do Colégio Diocesano de Penedo.

De acordo com Joseane dos Santos, professora da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e curadora da Mostra, os filmes escolhidos têm caráter pedagógico e levam mensagens que reforçam os valores humanos e o respeito ao próximo, por exemplo. “Isso é importante porque essas crianças estão no processo de formação, aprendendo também a respeitar o outro e a diferença”, disse.

A professora reconhece que nem todas as crianças absorvem imediatamente as mensagens levadas durante a mostra, porque muitas delas vêm de uma construção familiar diferente. “Elas [crianças] não vão mudar em uma hora de exibição, mas nós estamos lançando sementes. A gente acredita que essas vão brotar um dia”, revelou Joseane.

Oportunidade de ir ao cinema

Com o fechamento do Cine São Francisco e Cine Penedo na década de 1980, o município ficou sem salas de cinema. De acordo com o produtor da mostra, Fernando Artur Martins, para ter acesso ao cinema, a população precisa ir a cidades próximas, como Maceió e Arapiraca. “O Circuito traz esse espaço de exibição, de opção de filmes infantis para toda a criançada de Penedo. A gente tem percebido durante os anos que as crianças têm se divertido muito e o público tem se repetido”, pontuou.

A Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia é uma prova disso. Assíduos da Mostra Infantil, os quase 230 estudantes estiveram presentes na primeira sessão. Para a diretora Célia Maria Bezerra, essa é uma oportunidade incrível. “É muito bom ver uma atividade como essa, porque nós temos crianças que não sabem o que é cinema. E quando vêm pra esses eventos, ficam muito contentes, chegam em casa e comentam com a família”.

A Mostra de Cinema Infantil continua nesta quinta-feira (9) e sexta (10), na Sala de Exibições.

Curso debate impacto da pobreza no cenário educacional

Objetivo é formar profissionais da educação básica e outros envolvidos com políticas sociais


- Atualizado em
Evento foi realizado no auditório da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar)
Evento foi realizado no auditório da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar)

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

Gestores escolares, professores e coordenadores pedagógicos se reuniram na última terça-feira (31) para a palestra de abertura do curso Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), realizada no auditório da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar). O curso é resultante da parceria entre a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Coordenação Geral de Acompanhamento da Inclusão Escolar, vinculada à Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).

“Só existe pobreza porque existe desigualdade social”, afirmou a reitora Valéria Correia durante a mesa de abertura do evento. Segundo ela, a Universidade só tem sentido de existência se servir à sociedade e o curso a coloca no seu papel fundamental. O EPDS visa formar, em nível de aperfeiçoamento, trezentos profissionais da educação básica e outros envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a educação para romper com práticas escolares que reforçam a condição de pobreza e reproduzem as desigualdades sociais.

Essa edição é de aperfeiçoamento, mas o Ministério da Educação (MEC) já sinalizou a intenção de que a próxima turma seja de especialização. “Para nós é algo muito importante. É um curso que muito se relaciona às especificidades e demandas do nosso Estado. Enquanto Centro de Educação [Cedu] é mais que um dever, é um direito das crianças e adolescentes que possamos discutir, analisar e pesquisar os que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza”, explicou a coordenadora do curso, professora Edna Cristina do Prado.

Representando a Proex, Maria Betânia da Silva destacou o compromisso dos educadores com o povo alagoano. “Esse curso abre a possibilidade de dialogar e entender as necessidades que estão no nosso dia a dia. É um grande desafio trabalhar com educação, desigualdade e pobreza e isso não pode ser analisado de forma descontextualizada”, completou.

Durante a solenidade, o município de Teotônio Vilela recebeu uma premiação simbólica por ter inscrito o maior número de profissionais no curso.  

 

Curso superior para beneficiários da reforma agrária será ofertado na Ufal

Serão disponibilizadas 50 vagas para curso de bacharelado em Agroecologia no segundo semestre de 2018


- Atualizado em
Reitora da Ufal assina termo para realização do curso
Reitora da Ufal assina termo para realização do curso

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

A reitora Valéria Correia e o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Lira, assinaram na última segunda-feira (13) um Termo de Execução Descentralizada que garante a realização do curso de Bacharelado em Agroecologia na Ufal. O projeto será realizado através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e disponibilizará um total de 50 vagas voltadas para assentados do estado de Alagoas.

De acordo com o professor do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Rafael Navas, o objetivo é formar os beneficiários da reforma agrária com concreta aptidão aos princípios da agroecologia, fundamentados da ética profissional e política, para atender à crescente demanda por produtos agropecuários de qualidade e que sejam produzidos com baixo impacto ambiental, com viabilidade econômica e justiça social.

“O curso busca elevar os níveis de educação no campo, preenchendo uma lacuna existente em todo o território no que concerne ao acesso à educação superior por parte dos assentados, sendo a primeira experiência nessa modalidade no estado de Alagoas”, declarou Rafael Navas. E complementou: “A oferta desse curso vem não apenas suprir a necessidade quanto a formação social e cidadã desses sujeitos, mas também proporcionar acesso dessa população a um conhecimento teórico científico que os permitam refletir e se posicionar frente a diversidade social, com respeito aos conhecimentos e saberes locais”. 

O projeto, que é pioneiro em Alagoas, proporcionará ainda a interação entre os alunos do curso de Agroecologia da Ufal e do Pronera, possibilitando a troca de experiências, práticas e vivências, e aproximando os alunos à realidade do campo, ampliando assim seus olhares profissionais. Os beneficiários do Programa ficarão um período em aula e depois aplicarão os conteúdos estudados em suas próprias comunidades de origem.

A reitora Valéria Correia ressaltou a importância de tal parceria para os assentados de Alagoas:  “É uma imensa satisfação assinar esse Termo de Execução Descentralizada. Isso vai proporcionar um processo de formação superior de assentados e de seus filhos. Reforça o papel social da Universidade como instituição formadora”, destacou Correia.

Diretor de laboratório de Tolouse ministra palestra nesta quarta

Evento ocorre na no ICBS, a partir das 10h


- Atualizado em

Carlos Madeiro - Jornalista

O diretor do Laboratório de Evolução e Diversidade Biológica da Universidade de Toulouse, na França, doutor Jean-Louis Hemptinne, vai ministrar uma palestra às 10h desta quarta-feira (22), na sala 18 Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O tema será "Evolução das características da história de vida dos Coccinellidae em relação com as táticas de reprodução." A promoção do evento é do Programa de Pós-Graduação Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos. A entrada é franca.

Reitora parabeniza comunidade universitária e diretores eleitos

Voto paritário foi apresentado e defendido pela atual gestão, sendo válido a partir deste pleito


- Atualizado em

Ascom Ufal

Em carta, a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professora Valéria Correia, parabenizou os novos dirigentes e os envolvidos no processo eleitoral ocorrido nas unidades acadêmicas, destacando que foi a primeira vez na história da Universidade que as eleições foram realizadas a partir do voto paritário, quando estudantes, docentes e técnicos têm o mesmo peso na soma dos votos válidos.

Os dirigentes das 23 unidades acadêmicas foram eleitos para o quadriênio 2018-2022. As eleições aconteceram entre os dias 7 e 9 de novembro em Maceió e no Campus Arapiraca. A data da posse coletiva está definida nas normas aprovadas pelo Consuni, Resolução 49/2017 e será no dia 30 de março.

Veja, na íntegra, a carta da reitora:

Prezadas/os,

Transcorrido e finalizado o período de eleições para as direções das 23 Unidades Acadêmicas e para o Campus Arapiraca, venho a público, parabenizar os/as diretores/as e vice-diretores/as eleitos/as democraticamente!
Parabenizo, também, a toda comunidade universitária por este momento de vivência efetivamente democrática, de ampla participação e de positivo envolvimento de todos e todas que constroem a UFAL.

Na história desta Universidade, pela primeira vez, as eleições nas Unidades Acadêmicas foram uniformizadas pelo princípio da paridade, possibilitando a participação de forma igualitária dos três segmentos que compõem a comunidade universitária, técnicos/as, docentes e estudantes. A proposta de eleições paritárias, apresentada pela gestão superior da UFAL, foi apreciada e debatida exaustivamente pelo Conselho Universitário, em 04 de setembro de 2017, quando foi aprovada a Resolução nº 49/2017-CONSUNI/UFAL que passou a regulamentar essas eleições (http://www.ufal.edu.br/transparencia/institucional/conselhos-superiores/consuni/resolucoes/2017/resolucao-no-49-2017-de-04-09-2017/view).

Esta decisão do Conselho Universitário coloca as eleições nas Unidades Acadêmicas em conformidade com as mesmas regras para as eleições da Reitoria que ocorrem na Universidade Federal de Alagoas, desde 1987, ano em que foi eleita a reitora Delza Gitaí, em eleição regida pelo princípio da paridade.

Esta tradição da nossa Universidade é uma conquista democrática, desde o cenário de redemocratização do país e de reafirmação da autonomia universitária tão importante naqueles tempos e, mais ainda, no tempo presente, de retrocessos no campo democrático e de ameaças à autonomia universitária.

É mais que oportuno e necessário, parabenizar, também, aos que integraram as comissões eleitorais, aos candidatos e candidatas que concorreram, e que mesmo não eleitos, fizeram o bom debate sobre as questões centrais da Universidade e as particularidades de cada Unidade Acadêmica. A lisura no processo eleitoral, o respeito à pluralidade das ideias e ao resultado das urnas também fazem parte da boa tradição do espírito democrático que deve conduzir, sempre, a vida universitária.

Em 30 de março de 2018, as novas direções eleitas ou reeleitas assumirão ou reassumirão as unidades acadêmicas e o Campus Arapiraca. Desde já, parabenizo a todas/os e desejo que, onde seja o caso, o período de transição seja profícuo e conduzido sob a égide dos interesses institucionais.


Parabéns,

Eliane Cavalcanti e Arnaldo Tenório, Diretora Administrativa e Diretor Acadêmico do Campus Arapiraca;
Gaus Silvestre e Rosa Lira, Diretor e Vice-Diretora do Centro de Ciências Agrárias - CECA
Jorge Eduardo e Conceição Valença, Diretor e Vice-Diretora do Centro de Educação - CEDU
Alexandre Marques e Vladimir Caramori, Diretor e Vice-Diretor do Centro de Tecnologia - CTEC
Irinaldo Diniz e Eveline Lucena, Diretor e Vice-Diretora da Escola de Enfermagem e Farmácia - ESENFAR
Morgana Duarte e Fernando Antonio, Diretora e Vice-Diretor Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU
Elaine Pimentel e Filipe Lobo, Diretora e Vice-Diretor da Faculdade de Direito - FDA
Gustavo Madeiro e Cid Olival, Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEAC
Rita de Cássia e José Niraldo, Diretora e Vice-Diretor da Faculdade de Letras - FALE
Yasmin Duarte e Alessandra Plácido, Diretora e Vice-Diretora Faculdade de Medicina - FAMED
João Araújo e Jonas Augusto, Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Nutrição - FANUT
Jorge Alberto e Marcelo Almeida, Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Odontologia - FOUFAL
Reivan Marinho e Clarisse Tenório, Diretora e Vice-Diretora da Faculdade de Serviço Social - FSSO
Heliofábio Gomes e Edjane Fonseca, Diretor e Vice-Diretora do Instituto de Ciências Atmosféricas - ICAT
Iracilda Lima e Renato Rodarte, Diretora e Vice-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - ICBS
Júlio César e Marina Félix, Diretor e Vice-Diretora do Instituto de Ciências Sociais - ICS
Marcus Braga e Davi Brito, Diretor e Vice-Diretor do Instituto de Computação - IC
Carlos Jacinto e Elton Nascimento, Diretor e Vice-Diretor do Instituto de Física - IF
Nivaneide Falcão e Kleython Araújo, Diretora e Vice-Diretor do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente - IGDEMA
Sandra Nunes e Otávio Cabral, Diretora e Vice-Diretor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA
Isnaldo Barbosa e Juliana Teodoro, Diretor e Vice-Diretora do Instituto de Matemática - IM
Francine Santos e Valéria Rodrigues, Diretora e Vice-Diretora Instituto de Química e Biotecnologia - IQB
Jefferson Bernardes e Cristina Camelo, Diretor e Vice-Diretora do Instituto de Psicologia - IP

 

Saudações Universitárias,

Maceió, 13 de novembro de 2017

Valéria Correia
Reitora da UFAL

Divulgada programação da Jornada Pedagógica para Músicos de Bandas

Marechal Deodoro será a sede do evento que acontece de 16 a 19 deste mês


- Atualizado em

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Durante quatro dias, a cidade de Marechal Deodoro será palco de dois grandes eventos culturais e científicos. De 16 a 19 de novembro acontecem a 8ª edição da Jornada Pedagógica para Músicos de Bandas (JPMB) e o 2º Congresso da Abmus - Associação Brasileira de Musicologia. A programação oficial foi divulgada e faz parte das comemorações 200 anos de emancipação política de Alagoas com palestras, conferências, mesas-redondas, concertos, recitais, retretas de bandas e oficinas, com a participação de músicos, professores, artistas e comunidade em geral.

A JPMB 2017 é um projeto de extensão, coordenado pelo professor Marcos Moreira, do curso de licenciatura em Música. O evento é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, junto com o Sesc e o Espaço de Compreensão e Invenção Musical (Ecim). Nessa próxima edição, estão inscritos 21 trabalhos científicos e a expectativa é ter uma média de 250 a 300 participantes.

Além das oficinas, os inscritos podem assistir gratuitamente a todas as atividades que vão acontecer durante a Jornada. “Nosso evento também proporciona um momento de integração, no qual dá oportunidade à população local e visitantes assistirem aos concertos na Igreja Santa Madalena e às apresentações na Praça do Convento”, confirmou o coordenador.

Segundo Moreira, as bandas de música são fontes seculares musicológicas e, por isso, este ano, serão incorporadas ações como publicações, cursos e concertos de música antiga e barroca, temáticas de musicologia histórica vinculadas à Abmus. Ele afirma que a JPMB busca fazer essas parcerias entre academia e práticas musicais de modo a estreitar a interação com as instituições filarmônicas e a educação.

Parceria

Nessa oitava edição, a JPMB conta com a parceria institucional da Prefeitura de Marechal Deodoro, do Governo de Alagoas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), e do Consulado Honorário de Portugal em Maceió. Também são parceiras instituições brasileiras e portuguesas como a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; o Conservatório de Tatuí-São Paulo; a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia; as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE); o Instituto Piaget; a Universidade Nova Lisboa e o Conservatório de Música da Jobra.

O evento conta ainda com a parceria das empresas Hotel Ponta Verde, Weril, Grilo Musical, Barkley Brazil e JP Serviços Musicais. “A JP Serviços Musicais está responsável por toda logística para realização dos concertos solenes. A Barkley e a Grilo estarão com estandes montados durante o evento com equipamentos profissionais para músicos”, completou Moreira.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

16 de novembro, quinta-feira

9h às 17h - Credenciamento da 8ª JPMB e do 2º Congresso da Abmus no hall do Conservatório de Música Maestro José Ramos (CMMJR)
9h às 9h30 - Sessão de abertura e apresentação do Quarteto de Clarinetes da Manguaba - no auditório do CMMJR
10h30 às 12h – Conferência: Bandas e Musicologia, com o professor David Cranmer, da Universidade Nova de Lisboa – no auditório do CMMJR
14 às 15h30 - Mesa-redonda: O Dobrado: uma forma ainda pouco estudada - auditório do CMMJR
15h30h às 17h - Mesa-redonda: Educação e música em Alagoas - auditório do CMMJR
17h às 18h30 - Série Banda na Praça: Filarmônicas de Marechal Deodoro-AL, na praça do Convento Santa Madalena
20h - Série Concertos Solenes, na Igreja do Convento Santa Madalena

17 de novembro, sexta-feira

8h30 às 11h30 - Oficinas de Instrumentos (locais diversos)
14h às 17h - Ensaio de Grupos e Cursos Especiais
8h30h - 10h - Mesa-redonda: Artes cênicas, dança e música – no auditório do CMMJR
10h às 11h30 – Conferência: O discurso das civilizações: as bandas como espaços discretos de transformações, com o professor Diósnio Neto, da USP – no auditório do CMMJR
11h30 às 12h30 - Orquestra de Clarinetes de Pernambuco – Instituto Federal de Pernambuco
14h às 15h30 - Mesa-redonda: Arquivos de filarmônicas e outras entidades musicais: tratamento e descrição – no auditório do CMMJR
15h30 às 17h30 - Assembléia da Abmus - auditório do CMMJR
17h30 às18h30 - Série Banda na Praça com filarmônicas de Marechal Deodoro-AL – na praça do Convento Santa Madalena
20h - Série Concertos Solenes na Igreja do Convento Santa Madalena

18 de novembro, sábado

8h30 às 11h30 – Oficinas de Instrumentos (Locais diversos)
10h às 10h30 - Recital de Violão com Wilbert Fialho (Solista) – no auditório do CMMJR
10h30 às 12h - Sessão de Comunicações 2 – no auditório do CMMJR
12h às 12h30 - Lançamento de livros e da Revista Musifal nº3 
14h às 16h - Ensaio de grupos, cursos especiais e Fórum de Maestros Ufal/Febanfal
14h às 16h - Sessão de Comunicações 3 no auditório do CMMJR
16h – Sessão de encerramento no auditório do CMMJR
16h30h às 21h - Série Banda na praça do Convento Santa Madalena

19 de novembro, domingo

11h - Congraçamento

Eleição para diretores de Unidades Acadêmicas marca semana na Ufal

Escolha contemplará 23 unidades, incluindo o Campus Arapiraca


- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista 

Transcorrem nos dias 7, 8 e 9 deste mês, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as eleições que vão escolher, pela primeira vez pelo voto paritário, dirigentes de 23 unidades acadêmicas para o quadriênio 2018-2022. 

No Campus A.C. Simões, as eleições serão das 8h às 21h, inclusive no Campus Arapiraca e unidades educacionais. Estão aptos a votar: alunos da graduação e pós-graduação (modalidades presencial e EaD), docentes e técnicos-administrativos lotados em suas respectivas unidades acadêmicas.

Conforme calendário, as eleições no dia 7 se realizarão em oito unidades; dia 8, em onze unidades e no dia 9, em quatro unidades acadêmicas. Dos Campi da Interiorização só Arapiraca participará do processo. No Campus do Sertão, a consulta à comunidade já aconteceu e reelegeu o professor Agnaldo José dos Santos. 

Disputam no dia 7 de novembro os cargos de diretor e vice-diretor, nas respectivas unidades, as chapas lideradas pelos seguintes docentes: 

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS): Iracilda Lima/Renato Rodarte;

Faculdade de Letras (Fale): Rita de Cassia/José Niraldo;

Instituto de Química e Biotecnologia (IQB): Francine Santos/Valeria Rodrigues;

Instituto de Física (IF): Carlos Jacinto/Elton Nascimento; 

Centro de Ciências Agrárias (Ceca): Gaus Silvestre/Rosa Lira; 

Centro de Educação (Cedu): Edna Prado/Maria Auxiliadora e Jorge Eduardo/Maria da Conceição; 

Centro de Tecnologia (CTEC): Márcio Barbosa/Jorge Brito e Alexandre Marques/Vladimir; 

Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat): Ricardo Amorim/Mª Luciene e Heliofábio Gomes/Edjane Fonseca . 

 

As eleições no dia 8 de novembro transcorrerão nas seguintes unidades acadêmicas: 

Faculdade de Economia Administração e Ciências Contábeis (Feac): Gustavo Madeiro/Cid Olival; 

Instituto de Psicologia (IP): Jefferson Bernardes/Cristina Camelo de Azevedo;

Faculdade de Serviço Social (FSSO): Reivan Marinho/Clarisse Tenório;

Faculdade de Nutrição (Fanut): João Araújo/Jonas Augusto;

Instituto de Geografia e Meio Ambiente (IGDEMA): Nivaneide Falcão/Kleython Araújo;

Instituto de Ciências Sociais (ICS): Júlio Cesar/Marina Félix;

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU): Morgana Duarte/Fernando Antonio e Suzann Flavia/Eva Miranda; 

Instituto de Computação (IC): Fabio Coutinho/André Lage e Marcus Braga/Davi Brito; 

Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes ( ICHCA): Sandra Nunes/Otavio Cabral e Edson Lino/Vivar Flores; 

Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) Cicera Albuquerque/Patricia Albuquerque e Irinaldo Diniz/Eveline Lucena;

Campus Arapiraca Eliane Cavalcanti/ Arnaldo Tenório e Odair Barbosa/Raquel Cabral 

 

No dia 9 de novembro as eleições para diretor e vice-diretor serão nas unidades acadêmicas: 

Faculdade de Medicina (Famed): Yasmim Duarte/Alessandra Plácido; 

Faculdade de Direito de Alagoas (FDA): Graça Gurgel/Alessandra Marchioni e Elaine Pimentel/ Filipe Lobo; 

Instituto de Matemática (IM): Isnaldo Barbosa/Juliana Teodoro e Feliciano Vitório/Marcio Henrique;

Faculdade de Odontologia (Foufal) Luiz Carlos/José Léssio e Jorge Alberto/Marcelo Almeida.