GP em Educação Infantil e Desenvolvimento Humano comemora dez anos

Seminário que resgata histórias, memórias e pesquisas desenvolvidas pelo grupo será realizado no próximo sábado (11)

Integrantes do Gpeidh durante um evento na Ufal. Foto: Jangada Filmes | nothing
Integrantes do Gpeidh durante um evento na Ufal. Foto: Jangada Filmes

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

O Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (Gpeidh) está comemorando dez anos de existência e promove, no próximo sábado (11), o seminário Histórias, Memórias e Pesquisas: dez anos de atuação do Gpeidh em Alagoas. Coordenado pela professora do Centro de Educação (Cedu) Lenira Haddad, o Gpeidh volta-se para estudos que têm como foco o campo da educação infantil em suas várias dimensões: históricas, políticas formativas e pedagógicas, na perspectiva do desenvolvimento humano; e as crianças e suas culturas em contextos de educação infantil.

Atualmente, as pesquisas desenvolvidas no âmbito desse grupo situam-se em três linhas: Representação social e trabalho do professor; Educação infantil em contexto; e Pesquisa com crianças.

Pela quarta vez em Maceió, a pesquisadora Jytte Juul Jensen estará presente no seminário, apresentando seu trabalho em andamento. “Nos conhecemos em dezembro de 1993 na Dinamarca, quando estava realizando pesquisa de doutorado na Suécia junto a Universidade de Gotemburgo. Desde então, estabelecemos várias parcerias, sendo a primeira um intercâmbio com o município de Ubatuba, onde prestava consultoria para a rede de educação infantil junto a Secretaria Municipal de Educação”, explicou a coordenadora do GP.

A programação conta com mesa redonda, palestras e debates para educadores, gestores educacionais, pesquisadores e estudantes. Os interessados em participar devem preencher um formulário online. O evento contará com tradução consecutiva do inglês ao português e será realizado no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC).