7

Mostra de talentos será apresentada no Museu Théo Brandão

Evento terá apresentações no final de semana


- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Jacqueline Batista – jornalista colaboradora

No próximo sábado, dia 15, a 1ª Mostra poéticas e talentos coreográficos segue com apresentações artísticas, a partir das 14h, no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB). Estilos e técnicas ecléticas serão mostrados em performances de dança, teatro e declamação de poemas. 

A performance Centelhas, apresentada por Carleane Correia e Jailton de Oliveira Kronos, é uma junção de teatro, poesia e dança tribal. Já a coreografia Poder da rua mostrará o estilo street dance e terá um mix de músicas que fizeram sucesso entre os anos 2000 e 2013. A dança urbana será apresentada por treze integrantes, entre eles, Geferson Ramos, Giovanna Mascarenhas e Mirelle de Sá.

Canaviais, performance com Eves Silvestre, tem a proposta, segundo o artista, de expor as diversas formas de trabalho no corte de cana-de-açúcar, trazendo visibilidade sobre as figuras de linguagem que são exercidas na movimentação corporal do trabalhador.

Daylhane Cunha vai declamar Obrigada, poema que aborda, entre outros temas, a questão da culpa envolvida no embate entre agir de acordo com o padrão familiar ou seguir a verdade pessoal. As poesias Fui assalta! e  A Sereia serão declamadas por Tâmara Lúcia dos Santos.

Com a trilha sonora do músico baiano Russo Passapusso, Everlane de Moraes vai apresentar Beco e ilusões, ao som da música Sem sol. Já One Love será um show performático, com uma coreografia de dança de salão, na qual Tiago Rafael Costa e Lorennyz Beatriz Perez estarão usando vestimentas típicas da dança zouk.

Técnicas de hip-hop a ruídos do corpo no momento da ação, repetição e deslocamento fazem parte da coreografia Realidade Apropriada Libera Evidência, apresentada por Jessé Batista. Com duração de 40 minutos, o trabalho, que tem a colaboração dos artistas Marcos Mattos, Sara Lessa e Valéria Nunes, faz um questionamento sobre a desigualdade social.

De acordo com a diretora do MTB, Nadir Nóbrega, esse projeto “busca ser um espaço de divulgação e incentivo para que os alunos, docentes, servidores e a comunidade em geral apresentem as suas produções artísticas, independentes de ideologias socioculturais”.

As próximas apresentações estão programadas para oacontecer no dia 19 de agosto. O evento é aberto ao público. Mais informações: 3214-1713/1716 e 1710. 

MTB abre vagas para bolsistas em Museologia

Interessados devem estar cursando a partir do 2º período


- Atualizado em
Divulgação
Divulgação

 Ascom MTB

Até o dia 7 de agosto, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) estará com inscrições abertas para bolsas no setor de Museologia. São seis vagas destinadas a alunos do curso de História, Ciências Sociais, Design e Pedagogia, cursando a partir do 2º período.

Os interessados devem enviar currículo para o email museutheobrandao@gmail.com. A seleção vai acontecer no dia 8 de agosto, às 9h, no Museu Théo Brandão.

Mais informações pelo telefone 3214-1710.

 

Nota de Falecimento


- Atualizado em

Redação Ascom

A direção do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL/EBSERH) comunica, com pesar, o falecimento da enfermeira Lenir Nunes de Oliveira. Lenir trabalhou no HU e foi professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Inclusive, o Auditório Geral do hospital foi inaugurado com o seu nome em 1997, em reconhecimento aos serviços prestados pela servidora. O sepultamento ocorrerá  às 17h, no cemitério Parque das Flores.   

Nusp abre inscrições para quarta turma do curso de Realidade Brasileira

Aulas começam em setembro e inscrições vão até o dia 30 de agosto


- Atualizado em
Divulgação
Divulgação

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

O Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Faculdade de Medicina da Ufal abre inscrições para a quarta turma do curso de Realidade Brasileira, destinado a profissionais vinculados aos trabalhos de educação população e saúde e militantes de movimentos populares, estudantis e sindicais. O objetivo é estudar a realidade sócio-histórica do país utilizando como guia os principais pensadores brasileiros e suas obras, sobretudo, aqueles que ajudam a compreender a realidade de Alagoas como Dirceu Lindoso, Luís Sávio de Almeida e Florestan Fernandes, além de socializar conhecimentos entre professores e lideranças de diferentes organizações políticas.

O curso tem início no dia 29 de setembro e será organizado em oito módulos presenciais com aulas das 8h às 19h na sexta-feira e de 8h às 16h no sábado. A cada módulo, uma obra será estudada, com mediação de um facilitador convidado para trabalhar a temática. Ao final do curso, será produzindo um trabalho com a síntese dos conteúdos apreendidos. É obrigatória a participação em 75% dos módulos para obter o certificado. A carga horária total é de 140 horas.

Os interessados devem se inscrevem até o dia 30 de agosto, das 7h às 163h, na Coordenação de Extensão da Faculdade de Medicina (Famed) e 13h às 16h30 na Secretaria do Nusp Ufal, sala 212, bloco E, no Campus A.C. Simões, ou pelo email: medna.pc@gmail.com. O candidato deve preencher a ficha de inscrição, apresentar carta de intenção, descrevendo brevemente o que motivou a fazer o curso, além de declaração de anuência/apresentação da organização da qual participa devidamente assinada. A seleção será divulgada no dia 11 de setembro após avaliação da documentação solicitada.  

Orquestra Sinfônica da Ufal está com nova direção

Equipe gestora começa com reestruturação do grupo e escolha de repertório de acordo com a nova formação


- Atualizado em
Miran Abs, Ivanildo Piccoli, Débora Borges, Joelma Albuquerque, pró-reitora de Extensão, e Joselho Rocha têm muitos projetos para a Orquestra da Ufal
Miran Abs, Ivanildo Piccoli, Débora Borges, Joelma Albuquerque, pró-reitora de Extensão, e Joselho Rocha têm muitos projetos para a Orquestra da Ufal

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Com nova regência e direção, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas dá início ao processo de reestruturação com a escolha de repertório adequado à formação do aluno do curso de licenciatura e do técnico em Música, para promover o aprendizado de maneira didática. A OSU é um equipamento cultural da Ufal, vinculada à Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão.

A nova equipe gestora é a seguinte: regente titular e diretora artístico-pedagógica, Débora Borges, que é professora do curso de licenciatura em Música, doutora em Música, práticas interpretativas; violinista e regente assistente, Joselho Rocha; vice-diretora artístico-pedagógica, Miran Abs, que é professora da Escola Técnica de Artes e mestre em Música; coordenador da CAC, Ivanildo Piccoli; e representante dos alunos dos cursos de graduação e técnico em Música, por Thiago Herculano, spalla da Orquestra.

Além da reestruturação, de trabalhar com uma nova formação de 42 integrantes, Débora destaca que a OSU vai ampliar as parcerias com o Corufal e grupos externos diversos, iniciativa defendida pelo coordenador da CAC. “A tradição da orquestra e do coro era fazer o concerto natalino, mas, agora, vamos promover mais momentos de concertos conjuntos”, revelou.

Nesse primeiro momento, a regente ressalta que o primordial é adequar a nova estrutura da Orquestra com o repertório escolhido de acordo com o nível dos integrantes e a formação atual. “Tínhamos cerca de 60 integrantes, mas terminamos o semestre com a participação de 35. Atualmente já temos um corpo sinfônico composto por 42 músicos entre cordas, madeiras, metais e percussão, em sua maioria estudantes, e uma torcida do bem para que o trabalho dê certo, floresça e vá em frente”, destacou Débora Borges.

E completa: “Precisamos preparar essa equipe porque temos muitos projetos em andamento, entre eles, o Quinta Sinfônica, realizado em parceria com a Secult [Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas] e a Diteal [Diretoria de Teatros de Alagoas]. Esse é um projeto de extrema importância para os alunos envolvidos porque promove um enriquecimento na formação acadêmica deles como instrumentista de orquestra; para a sociedade que tem acesso gratuito a concertos de qualidade, podendo desfrutar da ambiência de um teatro tão importante historicamente, pois há décadas vem colaborando com a difusão musical e cultural na cidade de Maceió”, disse.

Parceria com Corufal

A integração OSU e Corufal também faz parte das ações do novo momento da Orquestra. “A sugestão foi do professor Piccoli e aceita pela regente do coro, Maria das Vitórias, ainda no primeiro semestre. Abraçamos essa parceria e já vamos fazer o primeiro concerto conjunto, no próximo Quinta Sinfônica, dia 27 de julho. A tradição já conhecida é a apresentação da OSU e do Corufal no período natalino, mas pretendemos ampliar para outros momentos”, declarou Débora.

Pesquisa desenvolve métodos de cicatrização para tratamento de câncer de pele

Cicatrização dirigida e enxerto de pele de uma região distante do tumor diminuem a possibilidade de volta dos cânceres


- Atualizado em
Paciente que passou pela cicatrização dirigida. A: pré-operatório, mostrando várias lesões em face. Em B: intraoperatório de cirurgia para exérese das lesões. Em C: pós operatório de 2 meses e 15 dias, mostrando resultado de cicatrização assistida. Crédito: Grupo Carcinogênese
Paciente que passou pela cicatrização dirigida. A: pré-operatório, mostrando várias lesões em face. Em B: intraoperatório de cirurgia para exérese das lesões. Em C: pós operatório de 2 meses e 15 dias, mostrando resultado de cicatrização assistida. Crédito: Grupo Carcinogênese

Hágata Christye, Marília Ferreira, Ruana Padilha e Suely Melo - estudantes de Jornalismo

Exposição solar sem nenhuma proteção ao longo da vida e predisposição genética são alguns dos fatores que desencadeiam o câncer mais comum no Brasil e no mundo: o de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram registrados mais de mil novos casos em Alagoas só em 2016. Este tipo de câncer é preocupante pelo grande número de casos e pelas possíveis mutilações.

Os dados mostram que, desse número, 480 foram registrados em homens e 610 em mulheres. Somente em Maceió, foram identificados 260 novos casos, sendo 120 verificados em homens e 140 em mulheres.

Devido aos altos índices registrados no Estado, o professor e pesquisador, Fernando Gomes, desenvolveu junto com estudantes da Faculdade de Medicina (Famed), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), métodos de cicatrização após a retirada dos cânceres de pele não melanomas, que são os mais comuns, prevalecendo em 95% dos casos.

O grupo de pesquisa, nomeado “Carcinogênese” – processo no qual células normais se transformam em células cancerígenas – foi criado há cerca de doze anos e estuda a cicatrização dirigida e o enxerto de pele de uma região distante do tumor. Ambos os métodos têm o objetivo de fazer com que não apareçam novos cânceres nas áreas em que foram retirados.

As técnicas são aplicadas em pacientes do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), na Cidade Universitária, em Maceió, totalmente de graça, há mais de 10 anos. Cerca de 120 cirurgias são realizadas anualmente no hospital.

De acordo com o professor, o método de cicatrização mais comum no país é o enxerto de pele de uma região próxima de onde os tumores ficam localizados. “Geralmente os cirurgiões fazem a retirada do tumor e sempre o fecham utilizando enxerto de pele localizada perto da área onde o tumor foi retirado porque quanto mais próximo à cor e à cosmética, o aspecto é melhor. Porém, usando esse método os tumores quase sempre voltam”, relata.

Com essa reincidência dos tumores nas mesmas áreas já retiradas, o professor notou que fazendo um processo de cicatrização dirigida, que consiste em fazer a retirada do tumor e deixar a área aberta, ainda não houve casos de recorrência de tumores nas mesmas localidades.

“Nós retiramos o tumor e deixamos a área aberta para que o processo de cicatrização aconteça espontaneamente, sempre acompanhando os pacientes para que, caso haja alguma alteração, possamos intervir. Mesmo com a área ficando desprotegida, a resposta é melhor. E somente caso seja necessário usamos o enxerto de pele”, explica.

Já o enxerto de pele a distância, segundo o professor, é utilizado quando for preciso que a área aberta pela retirada do tumor seja fechada. Ele consiste em enxertar uma pele de uma área distante onde estão localizados os tumores. “Usamos enxerto de pele à distância porque geralmente o sol não atua naquela pele, e assim ela poderá ter uma atuação melhor. A exemplo da região da virilha, onde as células não foram expostas ao sol”, diz.

Atualmente, a pesquisa conta com doze estudantes e, além do Dr. Fernando, também participam da coordenação do estudo os professores e pesquisadores Cláudio Cavalcanti, da Ufal; Lydia Massako, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Camila Beder, da Ufal.

Entenda o processo da formação do câncer

O processo de carcinogênese, segundo o Inca, ocorre lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se manifeste e dê origem a um tumor visível. Há três estágios antes da formação do tumor, são eles: a iniciação, a promoção e a progressão.

A iniciação, que é primeiro estágio da carcinogênese, acontece quando as células sofrem os efeitos de agentes cancerígenos que provocam modificações nos genes. Nesse estágio, a célula está geneticamente alterada e se encontram iniciadas para a ação de um segundo grupo de agentes.

Após esse primeiro estágio, ocorre a promoção, que é quando as células já alteradas são transformadas em células malignas lentamente. Segundo o Inca, para isso acontecer é necessário um longo contato com o agente cancerígeno. A suspensão desse contato pode interromper o processo. (No caso dos cânceres de pele, deixar de se expor ao sol pode interromper a formação do câncer).

O terceiro e último estágio da formação do câncer é a progressão. Ele é caracterizado pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Na progressão o câncer já foi instalado e é possível observar suas primeiras manifestações.

Tipos de câncer de pele não melanoma

Segundo o professor Fernando Gomes, são dois os tipos de câncer de pele não melanoma – que são os estudados pelo grupo de pesquisa -, são eles: o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide ou espinocelular.

O carcinoma basocelular é o tipo de câncer mais comum. Ele surge nas células basais, que são as mais profundas da parte superior da pele (epiderme). Ele apresenta baixa mortalidade e é frequentemente desenvolvido em regiões mais expostas ao sol.

Já o carcinoma epidermoide é o segundo mais comum. Ele se manifesta nas células escamosas, que formam a maior parte das camadas superiores da pele. Ele se apresenta em todas as partes do corpo humano, sendo mais comum nas áreas que existe exposição solar.

Há também o tipo de câncer de pele melanoma, que não é tratado pela pesquisa do grupo Carcinogênese. Este tipo é o mais grave devido à alta possibilidade de metástase, que é a invasão do câncer em outros órgãos do corpo.

Esperança de uma vida melhor

Três crianças que sofrem com o Xeroderma Pigmentoso – uma doença genética rara caracterizada pela vulnerabilidade aos efeitos dos raios solares que causam câncer de pele – são tratadas no HU. A incidência de tumores de pele nos portadores desta doença é cerca de 1.000 maior que a média da população, de acordo com a pesquisa.

Essas crianças já passaram por diversos procedimentos na área de cirurgia plástica do hospital, que conta com um tratamento diferenciado, em um espaço rodeado de brinquedos e livros infantis. Segundo os estudos do grupo, com os métodos de cicatrização aplicados nas meninas, não foi verificada a volta dos tumores nas áreas onde foram retirados.

A cicatrização dirigida dessas pacientes é acompanhada no ambulatório do hospital quinzenalmente. Caso seja observado o aparecimento de deformidades ou alterações na região operada, é feito um enxerto de pele retirado de uma região com menor exposição à luz solar.

O estudante de medicina do 8º período da Ufal e membro do grupo Carcinogênese, Elton Leandro, relata que o papel da pesquisa é de fundamental importância para a população.

“Uma parcela significativa da sociedade é exposta a fatores diversos que culminam com o surgimento de tumores de pele, os quais requerem uma abordagem cuidadosa e de cunho científico, que não envolva a simples retirada do tumor, mas promova uma construção terapêutica que prime pelo bem-estar e qualidade de vida do paciente assistido. O grupo de pesquisa e a atenção demonstrada pelo professor aos inúmeros pacientes atendidos no serviço de cirurgia plástica do HU denotam o caráter social e científico que a pesquisa possui”, conclui.

Além das crianças com xeroderma, no HU também é tratado um grupo de albinos – pessoas mais propensas a desenvolver lesões na pele pela falta de defesa contra os efeitos dos raios solares – de uma comunidade quilombola no município de Santana do Mundaú.

O Albinismo é uma condição causada pela deficiência na produção de melanina. Pessoas com esse problema são muito brancas e, dependendo do grau, podem apresentar alterações até mesmo na cor dos olhos e dos cabelos. A falta de pigmentação da pele faz com que o organismo de pessoas albinas fique mais suscetível às queimaduras solares e ao câncer de pele.

“O grupo Carcinogênese é de extrema importância para a sociedade, pois ele se preocupa em estudar uma doença muito prevalente na população, com o enfoque em entender, pesquisar e aprender a fisiopatologia da doença e possíveis abordagens terapêuticas, sempre com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes”, explica a estudante de medicina e participante do grupo há dois anos, Raíssa Ruperto.

Prevenção

Devido à alta exposição solar, qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de pele. O protetor solar, por sua vez, torna-se um fator essencial na prevenção de eventuais doenças de pele que possam surgir futuramente. A principal recomendação dos médicos é evitar exposição ao sol das 10h às 16h e utilizar proteção solar, chapéu, guarda-sol, roupas de manga e óculos escuros.

Segundo a pesquisa do grupo Carcinogênese, o uso do protetor desde a infância reduz em até aproximadamente 78% a chance de desenvolver câncer de pele na população.

Lei garante gratuidade do protetor para pessoas albinas

A lei municipal Nº 6.605, de 22 de março de 2017, garantiu a distribuição gratuita de protetor e bloqueador solar para pessoas residentes em Maceió que têm albinismo. A distribuição é feita mensalmente por médicos por meio do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Pinacoteca abre seleção para bolsistas no setor de museologia

Estudantes devem estar cursando a partir do 3º período


- Atualizado em
Divulgação
Divulgação

Ascom Pinacoteca

A Pinacoteca Universitária, situada no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbú, abriu seleção para bolsistas no setor de museologia. Os estudantes deverão atuar no projeto de gestão de acervo.

Para participar, é preciso estar cursando a partir do 3° período dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Dança, Design, Filosofia, História, Letras, Pedagogia ou Teatro.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo endereço eletrônico museologiapinaufal@gmail.com, até o dia 31 de julho e o edital pode ser conferido aqui.  
Mais informações pelo telefone (82) 3214-1545 ou e-mail museologiapinaufal@gmail.com.

Pinacoteca divulga lista de selecionados para a exposição Horizontes

A abertura da exposição será no dia 15 de agosto


- Atualizado em

Ascom Pinacoteca

A Pinacoteca Universitária realizou nesta segunda-feira (24) a seleção dos artistas participantes da exposição Horizontes. O período de submissão das obras que já vão compor a próxima mostra do museu, foi entre os dias 3 a 21 de julho, por meio da ficha de inscrição que esteve disponível no site da instituição. A abertura de Horizontes será no dia 15 de agosto.

A mostra comemora os 200 anos de Emancipação Política de Alagoas, e reunirá produções de alagoanos, já reconhecidos no cenário artístico a novos talentos. A seleção, fruto da campanha, objetivou dar visibilidade a novos artistas, que apresentarão suas obras inéditas na Pinacoteca.

A comissão julgadora foi composta pelas professoras universitárias Carol Gusmão, Geísa Brayner e Ivvy Pessôa, que avaliaram as composições conforme os requisitos apresentados na ficha de inscrição. Foram 35 submissões e nove classificados. Os artistas selecionados, deverão encaminhar suas obras para a Pinacoteca entre os dias 1 a 4 de agosto.

Lista de classificados para a exposição Horizontes:

Carlos Santos

Ed Garcia

Gilbef

Joaquim Prado

João Dionísio

Nícolas Elifaz

Pão

Rick Marco

Tony Admond

A mostra faz parte das atividades culturais apresentadas pela 8ª edição da Bienal do Livro de Alagoas.

Mais informações:
Contato: pinaufal@gmail.com | (82) 3214-1545
Redes Sociais: facebook.com/pinacotecaufal | instagram.com/pinacotecaufal/ | twitter.com/pinacotecaufal
Site: http://www.ufal.br/pinacoteca
Endereço: Pinacoteca Universitária - Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima, Pç Visconde de Sinimbu, 206, Centro.
Site: www.ufal.br/pinacoteca

Pinacoteca seleciona obras e artistas para nova exposição

Mostra será em comemoração aos 200 anos da emancipação política de Alagoas


- Atualizado em
Arte de Divulgação
Arte de Divulgação

Ascom Pinacoteca

A Pinacoteca Universitária realizará a exposição Horizontes, em comemoração aos 200 anos de emancipação política de Alagoas. A mostra apresentará em sua composição um panorama visual da arte contemporânea alagoana e será construída por meio de produções de artistas locais que fazem parte da história deste estado e por aqueles que se mostram em outros horizontes. 

Desde o dia 3 de julho a Pinacoteca Universitária recebe inscrições de trabalhos a serem expostos em Horizontes. As submissões vão até o dia 21 de julho. O quesito principal é que as obras sejam de produção atual que ainda não tenham sido divulgadas. A mostra pretende reunir criações inéditas de novos artistas e de autores convidados.

A exposição terá abertura no dia 15 de agosto e permanecerá para visitação no museu de arte contemporânea universitário até o dia 7 de outubro. Interessados em expor na mostra devem cadastrar-se por meio da ficha de inscrição disponível no site da Pinacoteca, até o dia 21 de julho, submetendo no máximo três trabalhos. 

Esses trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora da Pinacoteca, composta por artistas, professores e estudiosos da contemporaneidade. Na ficha de inscrição o candidato deve especificar seu nome, idade, contatos pessoais, tipo de obra (escultura, pintura, fotografia, videoarte etc), suporte a ser utilizado, conceito, título, ano de realização, fotos e medidas das obras. É obrigatório ser maior de idade e, em caso de inscrição coletiva de artistas, deve ser apresentada uma declaração de todos os componentes, autorizando o uso da obra. 

As obras e a ficha de inscrição deverão ser enviadas por e-mail para: expohorizontes.pinaufal@gmail.comA mostra faz parte das atividades culturais apresentadas pela 8ª edição da Bienal do Livro de Alagoas. Mais informações pelo telefone: 3214-1545 ou pelas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

Plantio de mudas integra atividades em recepção aos calouros

Vice-reitor e estudantes de vários cursos plantaram cerca de 20 mudas no jardim lateral da Reitoria


- Atualizado em
O vice-reito José Vieira Cruz na ação de plantio de mudas
O vice-reito José Vieira Cruz na ação de plantio de mudas

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo

O vice-reitor José Vieira e a pró-reitora de Graduação Sandra Paz realizaram, com estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o plantio de cerca de 20 mudas de ipês no jardim lateral da Reitoria. A atividade o Campus A.C. Simões aconteceu na última quarta-feira (12).

O plantio das árvores integra as ações de recepção aos novos alunos do semestre letivo de 2017.1. “Foi uma forma de confraternização entre todos os centros acadêmicos da Universidade pela calourada, como forma de todos compartilharmos esse momento de entrada dos feras”, relatou Clayton dos Santos, estudante do 8º período de Agronomia, que celebrou a nobreza da ação, e completou: “Estar aqui na reitoria reflorestando é um lindo ato que vai tornar a Universidade muito mais bonita e sustentável”.  

A estudante do curso de Meteorologia, Lícia Karine Alves, reflete diante da ação e relata sua satisfação em plantar sua primeira árvore. “Foi a primeira vez que eu plantei uma árvore, e posso dizer foi muito prazeroso. As pessoas estavam bem envolvidas e foi bastante significante pra mim, por ser uma nova experiência”, contou.

Na ocasião, estiveram presentes Elenilton Lessa, Erivaldo James Rêgo, Jessé Rafael de Lira e Clayton dos Santos do curso de Agronomia; Gildete Ferreira e Marianna Buarque de Serviço Social; Felipe Costa de Administração e Lícia Karina Alves de Meteorologia. 

Ufal recebe pesquisador da Unesp para parcerias na área de sensoriamento remoto

Visita surgiu como intenção de aprofundamento da pesquisa conjunta


- Atualizado em
Pró-reitor Alejandro C. Frery e o pesquisador visitante, professor Rogério Negri
Pró-reitor Alejandro C. Frery e o pesquisador visitante, professor Rogério Negri

Danielly Bezerra dos Santos - estudante de Relações Públicas

Entre os dias 22 e 25 de junho, o pró-reitor da Propep, professor Alejandro C. Frery recebeu o pesquisador Rogério Galante Negri, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em continuação do diálogo estabelecido para o desenvolvimento de pesquisas na área de sensoriamento remoto. Doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Rogério Negri é docente do Mestrado Profissional do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp (campus de São José dos Campos/SP) e esteve na Ufal pela primeira vez à convite do pró-reitor.

Com formação comum no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o encontro foi uma oportunidade para o pró-reitor Alejandro C. Frery e o professor Rogério Negri discutirem aspectos centrais do estudo conjunto sobre a aplicação da teoria da informação para análise de aprendizagem de máquina, especificamente na análise de imagens de sensoriamento remoto. Como relatou o pró-reitor, “a visita nos permitiu aproximar nossas linhas de pesquisa, que têm em comum o interesse em extrair a informação oculta em dados complexos”. Os professores esperam publicar os resultados da pesquisa em um dos periódicos internacionais de referência na área, Remote Sensing of Environment. O pró-reitor espera receber o professor Rogério Negri ainda este ano para dar prosseguimento ao trabalho conjunto.

Para saber mais sobre o trabalho do professor e pesquisador Rogério Negri, acesse a página do CNPq. Continue acompanhando as novidades da Ufal na página do facebook.

 

Procura de estudantes para regularizar pendências supera expectativas

Desligamento de alunos que perderam prazo é medida administrativa


- Atualizado em
Carolina Lins, estudante de História conseguiu regularizar situação
Carolina Lins, estudante de História conseguiu regularizar situação

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) ainda está recebendo das coordenações dos cursos os dados sobre os estudantes que procuraram a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para regularizar pendências e concluir o curso, mas já se sabe que o número superou as expectativas.

O alerta da pró-reitora Sandra Regina da Paz é que os alunos que não procuraram a Ufal no prazo estabelecido devem ser desligados porque excederam o prazo previsto para a conclusão do curso. “A medida é administrativa, cumprindo o regulamento, isso não é uma expulsão, como chegou a ser veiculado na imprensa, já que o aluno só é expulso quando é punido por algo grave”, explicou a pró-reitora.

O prazo para regularização de estudantes com pendências acadêmicas foi encerrado ontem (10). A ação foi amplamente divulgada e todas as coordenações se empenharam em entrar em contato com os estudantes individualmente para informar sobre a situação. “Identificamos o problema dos alunos em situação de desligamento no ano passado, desde então, passamos a tomar algumas medidas para resolver a questão. Uma delas foi a convocação de alunos que estavam devendo o TCC”, informou Suzana Barrios, da Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd. Em 2016, 37% dos estudantes diplomados já tinham o tempo de integralização expirado.

A estudante de História, Carolina Lins, teve dificuldades para entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a graduação, mas regularizou a situação dentro do prazo. Ela lembrou que parte dos estudantes não se dedica apenas ao curso, mas se divide entre trabalho e família, o que dificulta o desenvolvimento do trabalho no tempo hábil. “Muitos alunos já tinham perdido as esperanças em colar grau e agora vão ter uma segunda chance para sair com o diploma. O nível superior é de fundamental importância no mercado de trabalho, a Resolução foi uma grande oportunidade para os alunos”, afirmou. A Resolução Nº 13/2017 foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) no dia 8 deste mês.

Oficinas

Outras ações em planejamento são duas oficinas, uma oficina de elaboração de projetos para orientar os estudantes sobre o TCC e, e a outra oficina prevê orientar os alunos sobre a sistematização dos estudos e das leituras para aqueles que se distanciaram das pesquisas e do trabalho de conclusão. “Nossa intenção é que todos consigam concluir seus cursos com sucesso”, finalizou a coordenadora Suzana Barrios. A oficina de elaboração de projetos será ministrada pelo professor Silvio Gamboa, pesquisador na área da Educação, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Procuradoria Institucional realiza segundo painel sobre o processo de recredenciamento da Ufal

Momento esclareceu dúvidas sobre pontos avaliados pela comissão; ciclo acontece em agosto


- Atualizado em
Painel aconteceu nesta terça-feira (4)
Painel aconteceu nesta terça-feira (4)

Klebson Candido – estagiário de Relações Públicas

A Procuradoria Educacional Institucional (P.E.I.) realizou, nessa terça-feira (4), mais um painel sobre o processo de recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), pelo qual a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irá passar em agosto. O painel foi voltado aos coordenadores de curso e teve como tema: Regulação e supervisão da educação superior: o processo de recredenciamento. A discussão contemplou os principais pontos-chave da avaliação institucional.

O painel foi mediado pelo procurador institucional e coordenador da comissão de recredenciamento, Tiago Leandro Cruz, e contou com a presença da diretora de avaliação e regulação de ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Tarcimária Gomes, que falou sobre O Sistema Nacional de Avaliação Superior e o processo de recredenciamento.

Tarcimária salientou que assim como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o processo de recredenciamento avaliará, entre outros pontos, ações de ensino, pesquisa, extensão, além de responsabilidade social empreendidas pela Universidade. “O recredenciamento é uma das ações que compõe o Sinaes, que é composto por ações diversas de avaliação interna da instituição, da autoavaliação e ações externas de observação de avaliação das ações institucionais do trabalho quanto ao ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

A importância da participação dos estudantes no processo de recredenciamento também foi assunto discutido. “O aluno, para além da sua vida como estudante da instituição, é uma representação da sociedade estando dentro dela. Então ele tem a responsabilidade de apresentar à sociedade à qual ele representa a importância social da instituição que forma futuros profissionais. A sociedade tem o direito de conhecer quais são as ações que a instituição implementa no seu dia a dia e a partir daí compreender a relevância da instituição para a sociedade", ressaltou.

Os indicadores levantados no primeiro recredenciamento da Ufal oferecerão subsídios para avanços necessários. “Os governos instituídos veem quais são as necessidades de avanços e melhorias que precisam ser implementadas através de políticas públicas para ampliação de vagas, ofertas de turno, disponibilização de novas vagas para concurso de professores, técnico-administrativos, ampliando a oferta [de vagas] na educação superior.  Então esses dados vão para os órgãos reguladores e de acompanhamento, diferentes secretarias e ministérios fazem a análise para ver quais são os investimentos necessários para o estado de Alagoas”, finalizou.

Primeiro painel

No dia 14 de junho, a programação foi voltada aos Pró-reitores, diretores dos campi e unidades acadêmicas, coordenadores de graduação e de pós-graduação, assessores e diretores de órgãos da Reitoria do Campus A.C. Simões.

Na oportunidade, Tiago Cruz falou da necessidade de reforçar as contribuições sociais da Universidade durante o recredenciamento.  “Será uma avaliação de tudo o que a Ufal vem construindo ao longo dos seus 56 anos. E é um momento de grande importância, pois estamos em uma conjuntura em que os serviços públicos e seus servidores são colocados em questionamento, então esse é um compromisso a mais do que já temos no processo de recredenciamento”, declarou. 

Visitas

A reitora Valéria Correia tem realizado diversas visitas às Unidades Acadêmicas para falar sobre recredenciamento. Confira a agenda:

JULHO
19 - quarta-feira
manhã - IQB
tarde - CEDU

21 - sexta-feira
manhã - IM
tarde - FSSO

24 - Segunda-feira
manhã - FEAC
tarde - IGDEMA

25 - terça-Feira
tarde - ICS

#AGOSTO

02 -Quarta-feira
manhã - FOUFAL
tarde - ICHCA

04 - Sexta-Feira
manhã - FAU
tarde - FALE

08 - Terça-feira
Manhã- CECA

09 - Quarta-feira
manhã - IC

10 - Quinta-feira
manhã - CTEC

14 - Segunda-feira
manha - FAMED

15 - Terça-feira
manhã - ICBS

16 - Quarta-feira
manhã - ESENFAR

17 - Quinta-feira
manhã - ICAT

23 - Quarta-feira
manhã - IF

Professor da Universidade de Miami realiza conferências durante o 5º Silc

Evento é organizado pelo grupo de pesquisa Linguagem e Cognição do curso de Filosofia


- Atualizado em
Otávio Bueno fará palestra sobre Lógica e Metafísica e Pluralismo Lógico e Modalidade
Otávio Bueno fará palestra sobre Lógica e Metafísica e Pluralismo Lógico e Modalidade

Thâmara Gonzaga – jornalista

A 5ª edição do Seminário Interno de Linguagem e Cognição (Silc), do curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), trará para o Campus A.C. Simões, nos dias 10 e 11 de agosto, o filósofo e professor da Universidade de Miami, Estados Unidos, Otávio Bueno.

Em visita ao Brasil para participar de um evento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ele aceitou o convite para fazer as conferências de abertura e encerramento do Silc. A primeira será sobre Lógica e Metafísica e a segunda, sobre Pluralismo Lógico e Modalidade.

Docente e presidente do Departamento de Filosofia da instituição americana, o profissional brasileiro é formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado pela Universidade de Leeds, Reino Unido. Ele também teve passagens pela Universidade da Carolina do Sul e Universidade Estadual da Califórnia.

“A visita do professor Otávio muito nos alegra, pois vem consolidar as atividades recentes do curso de Filosofia da Ufal com a organização de eventos nacionais e regionais de grande relevância e visibilidade”, destaca o professor e um dos organizadores do seminário, Marcos Silva. “A proposta é promover o diálogo acadêmico entre áreas distintas, o intercâmbio de ideias de vanguarda com a história da filosofia, além do encorajamento da inserção de alunos e docentes em pesquisa de qualidade”, aponta.

O 5º Silc, uma iniciativa do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição do curso de Filosofia, será realizado no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca). Não há necessidade de inscrição prévia e os interessados podem solicitar certificados de participação.

O objetivo do seminário, segundo os organizadores, é “aglutinar esforços de docentes e discentes da área de Filosofia Analítica para a consolidação de estudos sobre o tema em Maceió, ampliação das pesquisas acadêmicas na graduação e na especialização em Filosofia Contemporânea na Ufal”. Segundo Silva, essas ações “buscam a implementação do mestrado acadêmico stricto sensu tão importante para a Universidade e a sociedade alagoana”. “O professor Otávio Bueno, certamente, nos ajudará neste objetivo com a sua larga experiência internacional”, afirma Silva.

A programação do Silc é gratuita e toda comunidade acadêmica é convidada a participar. Clique aqui para conferir.  

Progep seleciona servidores para capacitação em evento nacional

São 30 vagas e as inscrições seguem entre 18 e 24 julho para administradores, assistentes e auxiliares em Administração


- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), divulga o edital de seleção para participação da 22ª edição do Congresso Nacional Brasileiro de Administração (Conad), que acontecerá em outubro, na cidade Goiânia, Goiás. A ação dá sequência às atividades para capacitação dos servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolvidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH).

São ofertadas 30 vagas para servidores que possuem os cargos de Administradores, Assistentes e Auxiliares de Administração, com formação superior ou tecnológica. Os interessados em participar da seleção devem realizar solicitação entre 18 e 24 julho, através do preenchimento do formulário de Participação de Servidor em Evento Externo, código F0064.

Após o preenchimento do formulário, o servidor deverá abrir o processo no SIPAC, tramitar no sistema e encaminhar fisicamente para a Gerência de Capacitação cumprindo cronograma especificado no edital. De acordo com a DCRH, processos incompletos e fora do prazo não serão aceitos.

Das 30 vagas ofertadas, 15 são para administradores, 13 para assistentes e 2 para auxiliares em Administração. As despesas com taxa de inscrição do evento, passagem aérea e diárias, serão custeadas pela Universidade.

Esta ação tem como finalidade proporcionar o debate dos desafios da profissão, para adquirir conhecimento de alternativas, soluções, informações e novas tendências com o objetivo de melhorar o âmbito profissional.

Confira o edital na seção de ‘Concursos e eventos’ no site da Ufal e saiba mais informações sobre o Conad neste link.

Proginst divulga nota técnica sobre a situação financeira da Ufal

As informações esclarecem os cortes no orçamento e o que está sendo feito para manter o funcionamento da instituição


- Atualizado em

Ascom Ufal

Diante da repercussão das reportagens sobre a situação financeira da Ufal e para esclarecer melhor o que está sendo feito para manter o funcionamento da instituição, apesar dos cortes no orçamento, a Pró-reitoria de Gestão Institucional emitiu nota técnica.

Leia aqui.

Proginst não funcionará nesta quinta para ajustes de infraestrutura

Atividades retornam na sexta-feira


- Atualizado em

Ascom Ufal

A Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), situada no prédio da Reitoria, Campus A.C. Simões, estará fechada nesta quinta-feira (13).  As atividades serão suspensas para adequações da infraestrutura no local. A Proginst volta a funcionar em horário normal, das 8h às 18h, na próxima sexta-feira (14).

Prograd divulga edital de processo seletivo para estágio não-obrigatório

Inscrições seguem até dia 7; edital contempla diversos cursos


- Atualizado em

Klebson Candido – estagiário de Relações Públicas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) está com inscrições abertas, entre os dias de 3 a 7 de julho, para o processo de seleção em estágio não-obrigatório. O estágio é voltado aos alunos de graduação e tem duração de 6 meses, podendo ser prorrogado por igual período. As vagas são destinadas para os cursos de Administração (2); Biblioteconomia (11), sendo uma delas para a biblioteca do Museu Théo Brandão; Ciências Contábeis (1); Engenharia Ambiental e Sanitária (1) e Pedagogia (3). Há ainda vagas para cadastro reserva em outros cursos.

O estagiário receberá bolsa no valor de R$ 520,00, mais auxílio-transporte no valor de R$ 132,00 e deve cumprir carga horária semanal de 30 horas. O procedimento para as inscrições está dividido em duas etapas, sendo a primeira o preenchimento do formulário de inscrição online e a segunda o envio da documentação comprobatória para análise curricular (cópias digitalizadas de documento oficial com foto, histórico escolar analítico e certificados, atestados ou declarações de participação em programas como Pibid, Pibic, Pibit, Pet, Monitoria/Tutoria, BDAI, BDI, Paimter, entre outros) para o e-mail: estagioufal@gmail.com

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado na data provável de 11 de julho, sendo dado um período para interposição de recursos. O resultado final será conhecido na data provável de 17 de julho. Para mais informações, acesso o edital do certame

 

Confira resultado preliminar da seleção de estágio com bolsa

Candidatos podem interpor recurso até esta quinta-feira (13)


- Atualizado em

Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas 

 

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) publicou nessa terça (11), o resultado preliminar do processo de seleção de estagiários com bolsa para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os candidatos podem interpor recurso até esta quinta (13), exclusivamente por meio do preenchimento de formulário disponível online.

Os candidatos que interporem recursos, deverão enviar os documentos necessários em um único e-mail para: estagioufal@gmail.com, dentro do prazo previsto no edital do certame.

O resultado final será divulgado na data provável de 17 de julho. 

Confira aqui o resultado preliminar.

 

 

Confira o resultado final do processo de seleção de estágio não-obrigatório da Ufal

Candidatos devem aguardar convocação e atentar para o prazo de entrega de documentos


- Atualizado em

Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas 

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) publicou o resultado final do processo de seleção 2017.1, para estágio não-obrigatório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Os candidatos aprovados e convocados devem aguardar a convocação do Departamento de Administração de Pessoal (Dap) para entrega dos documentos necessários no prazo de cinco dias úteis, contados a partir da data da convocação.   

O Dap ainda encaminhará os convocados ao supervisor das atividades do estágio para o preenchimento do termo de compromisso de estágio e do plano de atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário.

Confira aqui o resultado final.