Reitor discute com MEC projetos de obras contempladas no PAC

Na pauta, entre outros pontos, o lançamento dos editais das quatro obras ainda este ano

Por Simoneide Araújo - jornalista / Fotos Ineh Alarcão
Reunião no MEC para discutir processos que envolvem as obras da Ufal no PAC

Entre os compromissos da semana, em Brasília, o reitor Josealdo Tonholo teve reunião com a professora Tânia Mara Francisco, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), do Ministério da Educação (MEC). Na pauta da agenda foram as obras da Universidade Federal de Alagoas contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

A Ufal teve quatro obras aprovadas pelo PAC e vai receber recursos da ordem de R$ 24 milhões [R$ 24 mi em obras do PAC vão garantir permanência de estudantes na Ufal] para a expansão do Restaurante Universitário do Campus AC Simões, em Maceió, a construção de blocos de salas de aula no Campus Arapiraca e no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo, e a construção da sede do Campus Penedo.

Durante a reunião, foram discutidos vários pontos, desde a elaboração dos projetos dessas obras a lançamento dos editais. “Nossa expectativa é que a Universidade tenha os primeiros editais lançados ainda neste segundo semestre, com os trabalhos de construção sendo iniciados ainda este ano para o campus em Penedo”, destacou Tonholo, ao acrescentar que as demais obras devem ser licitadas para contratação em 2025.

Para o reitor, o PAC inclui obras fundamentais para garantir a permanência dos estudantes na Ufal. “Conseguir essas obras no PAC, a sede do campus em Penedo, os blocos de sala de aula em Arapiraca e em Rio Largo, além da ampliação das instalações do nosso Restaurante Universitário em Maceió, é um grande avanço. Tudo isso faz parte do processo de recuperação das Ifes [Instituições de Ensino Superior]”, confirmou Tonholo.

Além do reitor, também participaram da reunião o professor Aldous Albuquerque, um dos coordenadores da Difes, Ineh Alarcão, assessor especial da Ufal em Brasília, Taciana Mello, vice-presidente da Fundepes, e o professor Tiago Aquino, diretor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). Por teleconferência, participaram a vice-reitora Eliane Cavalcanti; Jarman Aderico, pró-reitor de Gestão Institucional; Felipe Paes, superintendente de Infraestrutura; entre outros servidores da Pró-reitoria de Graduação e do gabinete do reitor.

Ufal na galeria

O reitor aproveitou a ida ao MEC para entregar quadro com fotos da Ufal, que, agora, passa a compor oficialmente a galeria das Ifes, instalada na Secretaria de Educação Superior (Sesu).

Tonholo também entregou um cocar à professora Tânia Mara, um presente enviado pelo povo da Reserva Indígena Aconã, de Traipu-AL, por intermédio da vice-reitora Eliane Cavalcanti.