Jenner Bastos Filho recebe título de Professor Emérito da Ufal

Conselheiros aprovaram a homenagem por unanimidade em sessão do Consuni

Por Simoneide Araújo -  jornalista / Fotos Renner Boldrino
Jenner Bastos Filho recebe título de Professor Emérito da Ufal

O mais novo homenageado com o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Alagoas é Jenner Bastos Filho, que integra o Instituto de Física há 40 anos. A proposta do Instituto de Física (IF) teve aprovação do Conselho Universitário (Consuni) por unanimidade, incluindo o voto do presidente, o reitor Josealdo Tonholo, que, por opção, só se manifesta para definir a votação em caso de empate. Só que desta vez fez questão de votar e justificar: “Ele sempre foi e é ainda é uma liderança e um professor com P maiúsculo. Ele teve de se aposentar, mas continua na Ufal como voluntário.”

Tonholo disse ter tido o privilégio de conhecer Jenner antes mesmo de vir para a Ufal, lá pelo final da década de 1980. “Nessa época, comecei minhas andanças pelo departamento de Química, que pertencia ao CCEN [Centro de Ciências Exatas e Naturais], e o professor Jenner era do Departamento de Física, hoje o IF. A partir de 1993, tive a oportunidade de conviver mais proximamente com ele, quando eu já estava como docente do quadro da Ufal. Por vezes dividimos disciplinas e eu tive o privilégio de aprender muito com ele e também fomos contemporâneos como conselheiros do Consuni. Viramos parceiros em várias ações, inclusive em capítulos de livros e papers”, lembrou Tonholo, ao falar que escolheu Jenner, seu amigo, para fazer seu discurso de apresentação quando de sua posse no primeiro mandato de reitor da Ufal. “Jenner é uma das pessoas de maior cultura que eu conheço e tenho o privilégio de acompanhar nessa jornada”, completou.

A proposta do título honorífico foi apresentada pelo diretor do IF, Elton Nascimento, na sessão ordinária do Consuni, no último 10 de setembro, e que também foi aprovada por unanimidade pelo conselho do Instituto. “A escolha no IF teve defesa da professora Solange Bessa, que reforçou a indicação da comenda para o professor. Ele que atuou e contribuiu para formação de vários alunos, atuais docentes do Instituto, e que, mesmo depois da aposentadoria, faz questão de continuar como voluntário”, completou o gestor e conselheiro.

Elton Nascimento apresentou vários motivos que levaram o IF a defender a proposta do título a Jenner, que teve de se aposentar no início deste ano ao completar 75 anos (clique aqui e leia  a matéria). Jenner é graduado em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor pela Escola Politécnica Federal de Zurich, na Suíça. O diretor reforça que desde o ingresso como docente na Ufal, em 1983, Jenner atuou principalmente no ensino, na pesquisa e na divulgação da História e da Filosofia da Ciência. Entre os pontos ressaltados em defesa da proposta estão: a vasta produção intelectual na área, com 82 artigos, quatro livros, 33 capítulos de livros, 51 participações em jornais e revistas, prefácios de livros, além de sua importância na implantação do polo 36 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no IF, onde atuou como primeiro coordenador e é atual membro do corpo docente como professor voluntário.

Atualmente, Jenner é docente voluntário também do Renoen [Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino] e do mestrado profissional do PPGENCIM [Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática], além de participar como membro de corpo editorial de cinco revistas na área e ensino de ciências”, apontou Elto.

Contribuição para a Ufal

Os conselheiros Agnaldo santos, Anderson Barros, Walter Matias, Sandra Nunes, Eliane Barbosa, Elza Maria, decana do Centro de Educação, Antônio Passos, decano da Educação Física, e professora Iracilda Moura, decana do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), também falaram e destacaram o ser humano Jenner e sua contribuição para a Ufal. Todos consideraram merecidíssima a homenagem e referendaram a decisão do IF em propor o título honorífico.

Na opinião do professor Anderson Dantas, a trajetória de Jenner se funde com um pouco da história da Ufal: “Ele representa, para mim, o próprio conhecimento das atividades do Instituto de Física. É um grande cartão postal do IF e contribuiu para facilitar o ensino da Física, que se tornou tão importante para o estado com a participação dele.”

Agnaldo Santos conselheiro, docente do Campus do Sertão, é egresso do IF, onde fez graduação, mestrado e doutorado. Ele disse ter tido a felicidade de estudar com o professor Jenner. “Foi num momento muito importante no meu aprendizado por que ele tem um dom, envolve os alunos com seu conhecimento. Quando ingressei como docente do Campus do Sertão passei a conviver com Jenner nas lutas sindicais pela categoria. Foi aí que entendi que ele não era apenas professor de Física, como eu o conheci. Ele era muito atuante na vida pública da Universidade. Ele merece esse título!”, defendeu.

A professora Elza destacou a natureza interdisciplinar de Jenner, o que faz com que ele tenha uma resposta qualificada para qualquer tema. Sobre essa interdisciplinaridade, o reitor lembrou também que Jenner foi o docente que mais participou de bancas de professor titular da Ufal de todas as áreas, desde a saúde até as ciências sociais aplicadas.

Tonholo avisou que a cerimônia de entrega do título será na reunião do Consuni de outubro, em sessão solene, quando também haverá a posse dos representantes eleitos para representantes de técnicos e docentes. Além de Jenner Bastos, também serão entregues os títulos aos professores homenageados e escolhidos pela Escola de Enfermagem e do Instituto de Ciências Farmacêuticas.