Reitor da Ufal se reúne com coordenação da área de Engenharias da Capes
Encontro realizado no gabinete do reitor destacou avanços dos programas da Universidade
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu os coordenadores da área de Engenharias 1 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para uma reunião estratégica de avaliação e planejamento da pós-graduação brasileira. Na manhã desta sexta-feira (6) os avaliadores foram recebidos no gabinete do reitor Josealdo Tonholo para falar sobre os avanços na área.
Participaram da reunião com o reitor Josealdo Tonholo, o professor Vladimir Caramori, diretor do Centro Tecnologia docente da Ufal e coordenador adjunto de Programas Acadêmicos da área de Engenharias 1 na Capes; o professor Augusto Bezerra, do Cefet-MG e integrante da Capes; professor Rômulo Orrico, da UFRJ e avaliador da Capes; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção; e o pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima.
Segundo Vladimir Caramori, o planejamento teve como foco analisar os resultados do ciclo avaliativo anterior, cuja avaliação quadrienal foi concluída em 2025, e traçar diretrizes para o próximo período. “É uma reunião importante, onde pontuamos as questões relevantes da área, como a criação de novos cursos, o fortalecimento e a consolidação dos programas com mestrado e doutorado, a avaliação das notas e as tendências de crescimento da Engenharia I no Brasil”, explicou.
Na Ufal, a área conta com dois programas de pós-graduação vinculados ao Centro de Tecnologia (Ctec): o Programa de Estruturas e o Programa de Recursos Hídricos e Saneamento, ambos com cursos de mestrado e doutorado. De acordo com Caramori, os programas passam por um processo contínuo de fortalecimento e devem contribuir ativamente para o desenvolvimento da pós-graduação no país.
A área de avaliação Engenharias 1 reúne campos derivados da Engenharia Civil, como Engenharia de Estruturas, Geotécnica, Transportes, Ambiental, Sanitária, Urbana, de Materiais, de Petróleo e Gás, entre outras especialidades. A tendência atual é a ampliação da interdisciplinaridade, com programas dialogando com diferentes campos do conhecimento.
Para o reitor Josealdo Tonholo, a reunião representa um momento positivo para a Universidade e para o sistema de pós-graduação alagoano. “Começamos muito bem o ano de 2026. Gostaria de destacar a avaliação da nossa pós-graduação, que é sistêmica. A Ufal foi, percentualmente, a universidade federal com maior aumento de nota na região Nordeste entre 20 instituições”, afirmou.
O reitor atribuiu o resultado ao trabalho coletivo da comunidade acadêmica e ao apoio institucional do governo de Alagoas. “O governo presta atenção na ciência e na tecnologia porque sabe a importância disso para transformar o nosso Estado, e as nossas universidades estão correspondendo. Temos o que há de melhor para oferecer à sociedade: conhecimento”, destacou.
A presença da coordenação da Capes na Ufal também reforça o protagonismo da Universidade na organização e no diálogo nacional sobre a pós-graduação. Entre os compromissos atuais do sistema está o preenchimento do Censo da Pós-Graduação, que deve ser realizado por todos os programas até 26 de fevereiro, além do cumprimento do calendário de avaliação divulgado pela Capes, que inclui seminários e períodos de coleta de dados pela Plataforma Sucupira.