06
A grave situação que vive a cidade de Maceió em período de chuvas tem como principal causa a ação do homem sem planejamento, o que leva ao uso e ocupação desordenados do solo urbano, provocando crescente degradação ambiental. Essa realidade, que tem resultado em transtornos tais como enchentes, quedas de barreiras, alagamentos de vias públicas e desabamentos de casas, entre outros, produz, a cada chuva intensa, um verdadeiro caos urbano e deixa a população totalmente insegura.
Métodos para diminuição da emissão de componentes causadores do efeito estufa estão sendo estudados em diferentes perspectivas em todo o mundo. Pensando em aliviar a tensão pela qual o planeta Terra vem passando, como consequência das altas temperaturas provocadas pela emissão de gases considerados nocivos quando emitidos em grande quantidade na atmosfera, pesquisadores da Ufal se dedicam ao estudo da produção e das potencialidades do carvão vegetal e de técnicas que auxiliem na captação de dióxido de carbono.
O diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), José Geraldo, comunica que, a partir dessa quinta-feira, 9 de junho, o acesso ao SIE será alterado. Para acessá-lo, deverá ser utilizado o endereço acesso.sie.ufal.br, a ser colocado a partir da Conexão de Trabalho Remota.
Entre 65 países avaliados, apenas 10 estão em situação pior que a brasileira, indica levantamento do Pisa