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Cineclube Elegbá mostra trajetória do cantor Wilson Simonal

O documentário “Ninguém sabe o duro que dei” será exibido no auditório do Museu Théo Brandão, na quinta (28)


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Arte de divulgação
Arte de divulgação

Letícia Bezerra - estudante de Relações Públicas

A edição de setembro do Cineclube Elegbá apresenta o documentário que narra a história de Wilson Simonal, desde sua ascensão no meio artístico até o ostracismo presente no fim de sua vida. A exibição do filme vai acontecer na próxima quinta-feira (28), às 15h, no auditório do Museu Théo Brandão.

Simonal lotava shows, unia talento, carisma e simpatia, e era reconhecido nacional e internacionalmente. O documentário relata como esses elementos contribuíram para o sucesso grandioso do artista, que, durante o auge, foi acusado de ter envolvimento com agentes do regime militar. Tal acontecimento resultou na fama de delator e associado ao Departamento de Ordem Política e Social (Dops), algo profundamente prejudicial para a sua carreira artística.

O filme, lançado em 2009, foi dirigido por Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal. Nele, a história é conduzida com a ajuda dos filhos do cantor, Max de Castro e Simoninha, e conta com os depoimentos de Chico Anysio, Ziraldo a Nelson Motta.  

O cineclube Elegbá integra os projetos do Fórum Mestre Zumba: pensamentos afro-ameríndios e acontece no MTB, na última quinta-feira de cada mês. A entrada é gratuita. 

Começa hoje a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Serão 10 dias de evento, com inúmeros espaços e atrações gratuitas para o público


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Abertura será nesta sexta, às 19h no Centro de Convenções
Abertura será nesta sexta, às 19h no Centro de Convenções

Lenilda Luna - Jornalista

Está tudo pronto para a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento começa nesta sexta-feira à noite, com solenidade no Centro Cultural e de Exposições de Maceió. A programação literária e artística tem início no sábado logo cedo, com uma série de eventos paralelos, como lançamentos de livros, autógrafos, seminários, palestras oficinais. Tudo é gratuito.

Nos dez dias de evento devem passar pelo Centro Cultural e de Exposições de Maceió cerca de 25 mil pessoas por dia. Para atender a esse grande público, mais de cem profissionais estão envolvidos na produção do evento.

A reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, afirma que a estrutura montada é grandiosa, e toda a programação terá artistas e escritores alagoanos. “Receberemos o povo alagoano para mais uma edição da Bienal Internacional do Livro, e agora com o tema: Livros que Envolvem, Leituras que Libertam. E especialmente nos 200 anos de emancipação política de alagoas, com protagonismos de autores alagoanos, de artistas alagoanos... Será uma bela e calorosa Bienal! Sejam todos e todas muito bem-vindos!”.

O diretor da Editora Universitária, a Edufal, Osvaldo Maciel, lembra que a grade foi montada para que não falte atração, em nenhum horário, para os visitantes da Bienal. “A bienal se configura como um grande evento. Então, é uma infraestrutura muito grande, nós temos mais de cem estandes, mais de cem expositores, vamos ter ao longo dos dez dias de evento entre 60 e 70 lançamentos de novos livros. Nós vamos ter vários seminários ocorrendo ao longo da programação, mesas redondas das mais diversas qualidades, sessões de autógrafos e bate papo com autores de renome regional e nacional. Haverá uma série de atividades ocorrendo paralelamente ao evento que fica até difícil da gente enumerar”.

Uma das novidades deste ano também será a rádio Bienal, que vai trazer uma programação especial das 17h às 20hs. O aplicativo da rádio, que fica 24 horas no ar, já está disponível na playstore e também no site da Bienal. O endereço é bienaldolivroal.com.br/radio.

Comitê de Ética em Animais funciona somente às quintas na Reitoria

Mudança do horário aconteceu em virtude das férias de única servidora do setor


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Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

O Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Ufal, informa que a partir desta semana funcionará apenas nas quintas-feiras, das 14h às 17h, até o dia 18 de outubro, quando volta a funcionar diariamente.

A mudança no horário acontece por conta das férias regulares da única setor do setor, Tania Lourenço. Nesse período os projetos de pesquisa serão recebidos pela coordenadora do Comitê, professora Silvana Aires.

Mais informações pelo telefone (82) 3214-1379, site, ou por email: ceua.ufal@gmail.com.

Confira aprovados para o Curso de Realidade Brasileira


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Nusp divulgou lista de aprovados para quarta turma
Nusp divulgou lista de aprovados para quarta turma

Ascom Ufal

O Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Faculdade de Medicina da Ufal divulgou a lista dos aprovados para a quarta turma do curso de Realidade Brasileira. O processo seletivo contou com cerca de cem inscritos e a avaliação foi feita por uma equipe de professores e integrantes da coordenação do curso.

Confira no anexo os selecionados que atenderam aos critérios exigidos em edital.

O curso é destinado a profissionais vinculados aos trabalhos de educação e saúde e militantes de movimentos populares, estudantis e sindicais. O objetivo é estudar a realidade sócio-histórica do país utilizando como guia os principais pensadores brasileiros e suas obras, sobretudo, aqueles que ajudam a compreender a realidade de Alagoas como Dirceu Lindoso, Luís Sávio de Almeida e Florestan Fernandes, além de socializar conhecimentos entre professores e lideranças de diferentes organizações políticas.

O início do curso está previsto para o dia 29 de setembro e será organizado em oito módulos presenciais com aulas das 8h às 19h na sexta-feira e de 8h às 16h no sábado. É obrigatória a participação em 75% dos módulos para obter o certificado. A carga horária total é de 140 horas.

Consuni aprova 11 novos cursos de pós-graduação

Foram propostos 4 cursos de especialização, 5 mestrados e dois doutorados que serão encaminhados para a avaliação da Capes


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Cursos foram apresentados e aprovados durante o Consuni
Cursos foram apresentados e aprovados durante o Consuni

Lenilda Luna - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas deve ampliar a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Na sessão ordinária do Conselho Universitário, realizada nesta segunda-feira (4), foram aprovados quatro cursos de especialização, cinco de mestrado e dois de doutorado. As propostas contavam com pareceres favoráveis dos conselhos das respectivas unidades acadêmicas e foram também aprovados na avaliação da Câmara Acadêmica, após exposição detalhada dos projetos e das opções de financiamento, bolsas de pesquisa e cotas estabelecidas nos regulamentos da Universidade.

Na apresentação mais sucinta dos projetos durante a sessão do Consuni, foram feitos mais alguns questionamentos sobre a viabilidade da carga horária, o público alvo de cada curso e de condições de pessoal para dar conta das disciplinas. Em seguida, os cursos foram aprovados em bloco: primeiro, as especializações; em seguida, os mestrados; e por fim, os doutorados. “Sabemos que nossos professores se desdobram para dar conta do ensino, pesquisa e extensão. Mas a apresentação desses projetos demonstra o compromisso do corpo docente com o crescimento da pesquisa e da produção científica na Ufal”, disse a reitora, parabenizando os representantes das unidades que tiveram projetos aprovados.

A reitora mencionou ainda o contexto de crise orçamentária da Universidade, com uma redução, esse ano, de mais de 17% do orçamento de custeio e capital destinado à Ufal em comparação ao ano de 2016. “Mas vemos que a crise é financeira. Do ponto de vista da produção de conhecimento, da realização de importantes eventos acadêmicos e científicos, a Ufal avança em produtividade e reconhecimento. Nós possuímos os melhores quadros científicos, empenhados em realizar um grande trabalho nessa instituição. É um esforço hercúleo destes professores, que consolida a expansão da Universidade, com a oferta da primeira pós-graduação stricto sensu do Campus Sertão e de um mestrado em Saúde Coletiva em Arapiraca”, ressalta Valéria Correia 

A reitora destacou ainda o mestrado em Odontologia, que era muito aguardado pelos profissionais da área, já que esse é o primeiro mestrado oferecido na Faculdade de Odontologia; e o mestrado em Educação Física,  também atendendo a uma solicitação dos profissionais formados pela Ufal e por aqueles que atuam no mercado local. Os cursos aprovados no Consuni seguem agora para a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que dará o parecer final de acordo com os critérios e parâmetros estabelecidos pelas áreas de avaliação. Os novos cursos são:

Especializações:

Especialização em Gerontologia Social,  curso Lato sensu a ser oferecido na Faculdade de Serviço Social (FSSO), com 40 vagas e 360 horas. Público Alvo: graduados em Serviço Social e áreas afins. Modalidade: presencial e gratuito. 

Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, curso Lato sensu na modalidade de Educação a Distância (EAD) e em convênio fechado com o Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do SUS (Unasus), em parceria com a UFMG. Oferecido na Faculdade de Medicina e na Escola de Enfermagem e Farmácia, com 210 vagas e 360 horas. O público alvo é definido pelo Ministério da Saúde, preferencialmente (primeira oferta com 60 vagas) entre médicos vinculados ao Programa Mais Médicos (PMM) e nas demais ofertas com profissionais vinculados à Estratégia Saúde da Família.

Especialização em Ensino de Geografia, curso Lato sensu, na modalidade de Educação a Distância (EAD) do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), a ser oferecido na Unidade Acadêmica Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), com 110 vagas, distribuídas através dos Polos de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Maragogi, com 360 horas. Público Alvo: profissionais da rede pública de ensino graduados em Geografia, áreas e licenciaturas afins. Modalidade: gratuito e aberto (EAD). 

Especialização em Estratégias Didáticas para a Educação Básica com Uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), curso Lato sensu, na modalidade de Educação a Distância (EAD) do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil, a ser oferecido na Unidade Acadêmica Centro de Educação (Cedu), com 150 vagas, distribuídas através dos Polos de Maceió e Arapiraca, com 360 horas. Público-alvo: preferencialmente graduados que atuam na educação básica. Modalidade: gratuito e aberto. 

Mestrados:

Mestrado profissional em Educação e Diversidade Étnico-racial, Sexual e de Gênero, curso Stricto sensu, mestrado profissional, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (Nudes), vinculado ao Campus do Sertão. Apresenta como área de concentração: proposta interdisciplinar em Educação e Diversidade Étnico-racial, Sexual e de Gênero. linhas de pesquisa: 1) Educação e Diversidade étnico-racial; 2) Educação e Diversidade de Gênero; 3) Educação e Diversidade Sexual. Objetivo: Investir na qualificação de profissionais da educação básica, que sejam capazes de compreender os fundamentos históricos, políticos e sociais da relação entre diversidade e educação no Brasil. 

Mestrado em Ciências Odontológicas, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pela Unidade Acadêmica Faculdade de Odontologia (Foufal). Apresenta como Área de Concentração: Odontologia. Linhas de pesquisa: 1) Bioengenharia e caracterização de materiais odontológicos; 2) Promoção e cuidados da saúde bucal; 3) Biologia e patologia buco-dento-faciais. Objetivo: capacitar quadros de nível superior que lidam com a pesquisa enquanto instrumento de educação e promoção da saúde bucal da população, numa perspectiva multidisciplinar. 

Mestrado em Ciência Política, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pela Unidade Acadêmica Instituto de Ciências Sociais (ICS/Ufal). Apresenta como Área de Concentração: Estado, Governo e Políticas Públicas. Linhas de Pesquisa: 1) Instituições Políticas e Democracia; 2) Desenvolvimento de Políticas Públicas. Objetivo: Investir no treinamento teórico e metodológico de quadros para a gestão e análise de processos de políticas públicas. Esta Unidade Acadêmica já conta com dois Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (Sociologia e Antropologia Social). Conta com os seguintes apoios institucionais: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev/AL) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL).

Mestrado em Saúde Coletiva, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pelo Curso de Enfermagem, vinculado ao Campus Arapiraca. Apresenta como Área de Concentração: Saúde Coletiva. Linhas de Pesquisa: 1) Trabalho, Saúde, Sociedade e Cultura; 2) Epidemiologia: Geral, Clínica e Molecular. Objetivo: Melhor qualificar os profissionais de saúde do Município de Arapiraca e Região, fortalecendo o SUS e desenvolver pesquisas contribuindo no processo de interiorização da Pós-Graduação da Ufal.

Mestrado em Educação Física, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pela Unidade Acadêmica Centro de Educação (Cedu/Ufal). Apresenta como Área de Concentração: Desempenho em Saúde Humana. Linhas de Pesquisa: 1) Adaptações biológicas decorrentes de atividades físicas e suas relações com o desempenho humano; 2) Adaptações biológicas decorrentes de atividades físicas e suas relações com a saúde humana. Objetivo: Oferecer formação continuada de alto nível para egressos de Educação Física e áreas afins, por seu caráter interdisciplinar

Doutorados: 

Doutorado em Engenharia Civil, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pela Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia (Ctec//Ufal). Apresenta como Área de Concentração: Estruturas e Materiais. Linhas de Pesquisa: 1) Métodos computacionais; 2) Mecânica de materiais e de estruturas; 3) Novos materiais e materiais não convencionais. Objetivo: Aumentar a qualificação nesta área de conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento científico, tecnológico e social da região Nordeste e do País.

Doutorado em Engenharia Química, curso Stricto sensu, em atendimento à chamada pública de Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN/CAPES), a ser oferecido pela Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia (Ctec/Ufal). Apresenta como Área de Concentração: Desenvolvimento e Pesquisa de Processos Regionais. Linhas de Pesquisa: 1) Processos químicos, biotecnológicos e catalíticos; 2) Sistemas de separação e Meio Ambiente. Objetivo: Qualificar e capacitar profissionais para difundir conhecimentos e propor soluções para assuntos relacionados a processos químicos, bioquímicos, biotecnológicos, poliméricos e energéticos, em âmbito regional. Conta com os seguintes apoios institucionais: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal). 

Coordenação de Pesquisa divulga comunicado da Fapeal aos estudantes com bolsa Pibic

Alteração é válida apenas para alunos do ciclo 2017-2018


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Ascom Fapeal e Danielly Bezerra - estudante de Relações Públicas

A Coordenação de Pesquisa da Propep, na Ufal, comunica aos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) contemplados com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) que o pagamento do mês de setembro será creditado junto à segunda bolsa do ciclo, até o quinto dia útil do mês de outubro.

A Fapeal informa que, devido ao processamento interno da documentação do Programa, as bolsas serão pagas de forma retroativa. Por essa razão, os alunos não receberão a bolsa de agosto de 2017 neste mês de setembro, constando este pagamento junto ao do mês seguinte, sendo pagos os dois meses de bolsa em outubro.

Esta condição é válida apenas para os alunos do Pibic que estão cadastrados na cota Fapeal. Bolsistas da cota Ufal e CNPq terão seus pagamentos efetuados regularmente. Demais bolsistas Fapeal que não estão na lista a seguir ou que entregaram a documentação solicitada pela CPq receberão normalmente a primeira bolsa em outubro. Para conferir a relação de alunos nessa condição, clique abaixo. 

Coro da Unati se apresenta no Teatro Deodoro nesta sexta

O Coro compõe a programação do 18º Encontro de coros Nordeste Cantat Internacional


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Apresentação será nesta sexta, 22 de setembro, às 19h, no Teatro Deodoro Foto: Arquivo Pessoal
Apresentação será nesta sexta, 22 de setembro, às 19h, no Teatro Deodoro Foto: Arquivo Pessoal

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo 

O Coro da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), tomará conta do palco do Teatro Deodoro, nesta sexta-feira (22). A participação do Coro Unati compõe a programação da 18ª edição do Encontro de Coros Nordeste Cantat Internacional. O Coro Unati é coordenado pela maestrina Elisangela Leandro.

Com início em 2011, o Coro Unati nasce a partir de um projeto voltado a pessoas da melhor idade, com o intuito de trazer a comunidade para dentro da Universidade, desenvolvendo práticas lúdicas e saudáveis em melhoramento da vida de seus participantes.

Hoje fazem parte do projeto, senhoras de todas idades que obtiveram para sua rotina uma nova atividade, onde encontraram além das práticas lúdicas a cura para problemas pessoais. “O nosso projeto já conseguiu curar problemas de depressão de muitas de nossas meninas. Elas puderam acrescentar uma nova atividade a sua rotina esquecendo, assim, de seus problemas familiares”, relata maestrina Elisângela Leandro.

“Por conta dos resultados relatados, uma cantora foi convidando outra e assim o grupo foi aumentando e se desenvolvendo, e hoje temos mais de 20 cantoras em nosso coro” finaliza a maestrina Elisângela.

O Programa

O Programa Unati está atrelado ao curso de Educação Física através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal de Alagoas, Campus Maceió. E enquadra-se perfeitamente no conceito da extensão universitária como um processo educativo, científico e cultural considerando que o idoso enquanto objeto de estudo já faz parte das preocupações acadêmicas. A interação comunidade e universidade promovem o encontro e a troca de saberes entre as comunidades populares e a Universidade.

Estão envolvidas nas ações da Unati outras unidades acadêmicas e setores da Ufal, como a Faculdade de Nutrição, o Instituto de Computação, o Hospital Universitário. São também parceiras da Pró-reitoria Estudantil (Proest), com a oferta de bolsas para alunos que integram a equipe do programa.

Serviço:

Evento: 18º Encontro Nordeste Cantat Internacional

Local: Teatro Deodoro

Data: 21, 22 e 24 de setembro, às 19h

Ingressos: R$ 20 inteira e R$10 estudante

Corpo Cênico da Ufal estreia primeira montagem na Bienal

Espetáculo será umas das 15 atrações da Sala Ponta Verde


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Arte de divulgação
Arte de divulgação

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

A estreia de Medeiamaterial, do escritor alemão Heiner Müller, será na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, maior evento literário do Estado, que acontece de 29 de setembro a 8 de outubro de 2017, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Essa é a primeira montagem do Corpo Cênico, equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas.

Serão três apresentações na Sala Ponta Verde, no último dia da Bienal, 8 de outubro. A primeira começa às 10h; a segunda, às 14h; e a terceira, às 19h. O espetáculo tem direção do professor do curso de Teatro, Marcelo Gianini. O Corpo Cênico foi criado para promover a integração entre a formação acadêmica e o exercício prático das licenciaturas Teatro e Dança, destacando a articulação com a comunidade externa.

O diretor explica que o texto escolhido, Medeiamaterial, faz um mergulho no mito Medea e apresenta questões da mulher do século 21. São 11 pessoas no elenco e a produção é do próprio grupo, incluindo figurino, maquiagem, iluminação e cenário.

A Sala Ponta Verde terá, ao todo, 15 atrações culturais durante a Bienal, comandadas pela Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão. Envolvem teatro, dança, música, poesia, ciclos de debates e performances, resultado dos editais e projetos de extensão.

Programação da Sala Ponta Verde

Sábado, 30 de setembro

10h - Poesia Itinerante (Proinart)

11h - Performances: Invasão Piegas; Cara Crew; Divergência; e O poder da rua

14h - Poesia Itinerante (Proinart)

15h - Performances: Marciel Ferreira, SDKQ; Breaking; e Geledés: uma história não contada

19h - Performances: Poesia Obrigada; Relatos Banais; Canaviais; e Centelhas

Domingo, 1º de outubro

10h - Cineclube Ufal

14h - Cineclube Ufal

19h - Peça Se tubarões fossem homens, com Oz Informais Cia. Artística

Segunda-feira, 2 de outubro

10h - Apresentação de Coco Alagoano Pisada Forte (Proinart)

14h - Oficina de Violino: apresentando músicas Infantis

19h - Leitura Dramatizada Calabar, com a Associação Teatral de Alagoas (ATA)

Terça-feira, 3 de outubro

10h - Encontro de Cordas, com Sérgio Rodrigues, Joselho Rocha, Débora Borges, Miran Abs e Isabele Carvalho

14h - Ciclo de Debates: Programas de Extensão em Educação

19h - Performances: Retrato da nossa cor; Dança Salsa; Os loucos também amam

Quarta-feira, 4 de outubro

10h - Aula espetáculo de Capoeira

14h - Ciclo de Debates: Programas de Extensão em Educação

19h - Cineclube Ufal

Quinta-feira, 5 de outubro

11h - Vivências Musicais com Violino, com Joselho Rocha Batista

14h - Ciclo de Debates Programas de Extensão Cultura e Arte

19h - Apresentação do 3º Encontro Internacional de Pesquisadores de Dança Indiana e Artes Corporais do Oriente

Sexta-feira, 6 de outubro

10h - Apresentação de Coco Alagoano Pisada Forte (Proinart)

14h - Ciclo de Debates Programas de Extensão Cultura e Arte

19h - Caleidoscópio Clube de Cinema

Sábado, 7 de outubro

10h às 22h - Exposições Proinart: 1. Mercado Público de Artesanato e 2. Cidade e Signos

Domingo, 8 de outubro

14h e 19h - Espetáculo Teatral Medeiamaterial, com Corpo Cênico da Ufal

Confira aqui a programação completa da Bienal

 

Curso de Libras realiza evento em comemoração ao Dia da Pessoa Surda

Atividade será no dia 29 de setembro, no prédio do LCCV


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Ascom Ufal

No próximo dia 29 de setembro, sexta-feira, o curso de Libras, da Faculdade de Letras (Fale) da Ufal, em parceria com o Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), promoverá o Seminário em Comemoração ao Dia da Pessoa Surda, cuja data nacional é celebrada em 26 de setembro.

A abertura será às 9h30, com atividades até 16h30, no Auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), Campus A.C. Simões.

O evento será um momento para promoção do curso de Letras – Libras da Ufal, participação da comunidade surda no espaço acadêmico, além de ser um momento para estimular a inclusão e acessibilidade à Universidade.

Confira aqui o passo a passo para se cadastrar.

Dia do Biólogo: profissionais atuam em diversos setores dentro do MHN

3 de setembro é a data dedicada aos profissionais que auxiliam no ensino, pesquisa e extensão do Museu


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Jorge Luiz Lopes, diretor do MHN e um dos maiores paleontólogos do país
Jorge Luiz Lopes, diretor do MHN e um dos maiores paleontólogos do país

Graziela França-estudante de Jornalismo

Eles estudam a fauna, a flora, atuam na preservação do meio ambiente, desenvolvem pesquisas,  entre tantas outras atividades que envolvem a Biologia. No domingo, dia 3 de setembro, é comemorado o dia desses profissionais que podem atuar em uma área tão ampla, o biólogo.

Durante os 27 anos do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) muitos desses profissionais passaram pelos laboratórios e exposições da Instituição. Conheça a história de alguns dos biólogos que compõem o quadro de colaboradores do MHN, auxiliando na parte de ensino, pesquisa e extensão, seja em cargos técnicos ou de docência, além dos estagiários e colaboradores da área.

Paixão de criança

O professor Jorge Luiz Lopes, diretor do MHN é um dos maiores paleontólogos do país. Ele conta que sua escolha pela Biologia surgiu devido à sua paixão pelo ambiente natural e seus organismos, assim como a paleontologia que também é uma área com a qual se identificava desde criança.

“Mesmo sendo paleontólogo, eu nunca vou deixar de ser biólogo pelo fato de ser graduado em Biologia. E como paleontólogo eu preciso o tempo inteiro entender da vida, conhecer os organismos  do presente para poder compreender os organismos do passado. A relação entre elas é total e são duas áreas que eu sou totalmente apaixonado”, enfatizou.

A história do atual diretor com o MHN é antiga. Atuou antes mesmo da fundação oficial do Museu, ainda em sua montagem. O primeiro setor no qual estagiou foi o de herpetologia. Em 2001 passou a atuar como profissional voluntário e em 2008 como efetivo. O setor de Paleontologia, do qual também é responsável possui um acervo de mais de 10 mil peças tombadas, fósseis de todos os tipos, locais e Eras. "O MHN tem grande importância para mim, porque é onde desenvolvo minhas atividades de pesquisa e extensão", frisou.

A serpente amiga Gildete

A responsável pelo setor de Herpetologia (que estuda anfíbios e répteis), Selma Torquato disse que sempre gostou de bichos e plantas, e isso fez com que escolhesse a profissão. No museu desde o ano em que se formou, descobriu lá dentro o interesse pela área de herpetologia. “O MHN me proporcionou oportunidades de conhecer áreas diferentes da Biologia e ter contatos com vários profissionais e alunos que compartilharam muitos conhecimentos e experiências”, contou.

Uma das histórias relembradas por Selma é do tempo em que atuava como monitora de exposição, “Guardo na memória a época em que tínhamos uma serpente salamanta, Gildete, que foi criada desde pequena conosco e era muito dócil e sempre provocava uma espécie de ‘encantamento’ no público infantil. Seus olhos brilhavam e eles queriam tocar e fazer carinho nela”, contou.

Educação e pesquisa

Pensou em ser jornalista, farmacêutico para, por fim, chegar à Biologia. Essa foi a trajetória do biólogo do setor de Botânica do MHN, Carlos Correia, “A Biologia só se revelou para mim como uma terceira perspectiva profissional. Eu sempre tive interesse por diferentes áreas do conhecimento, acho que a Biologia se colocou como caminho mais atraente para mim, porque a busca por compreender a vida exige uma visão complexa das coisas e o diálogo com diferentes saberes”, comentou.

Para Carlos, que é formado na área de licenciatura, trabalhar no museu é promissor e auxilia em sua formação específica voltada para o campo educacional. “Gosto, sobretudo, das atividades de extensão que temos realizado no contexto do projeto ‘Fim de Semana no Museu’”.

Para Ludmilla, a primeira opção

Já a bióloga Ludmilla Nascimento foi bem mais decidida. “Acho que a biologia me escolheu. Nunca pensei em fazer mais nada na vida”, disse a mastozoóloga, área que estuda os mamíferos. Formada desde 2007, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), concluiu o mestrado em zoologia em 2010, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e chegou ao MHN em agosto de 2011.

Apaixonada por pequenos mamíferos, a bióloga conta com um acervo diverso no setor de mastozoologia do MHN, do qual é responsável, “No final da graduação descobri que minha praia eram os mamíferos terrestres e no mestrado me apaixonei pelos pequenos mamíferos, em especial. Não troco meus ratinhos por nada!”

Do campo à sala de aula

Responsável pelo setor de Ornitologia (que estuda aves) do MHN e pelo Laboratório de Morfologia, Sistemática e Ecologia de Aves (LSEA), o professor Renato Gaban-Lima, conta que escolheu a carreira ainda na infância, por possuir afinidade com a natureza. “Durante minha infância e adolescência adorava viajar e explorar locais não urbanizados, e sempre me interessei em observar os animais e as plantas, bem como o modo de vida da população humana que habitava esses locais”, contou o professor.

Gaban é um dos cinco docentes do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal que atuam também no MHN. Ele ainda destacou a importância de unir o trabalho de pesquisa com a docência. “No trabalho que realizamos, as pesquisas são primordiais para minhas atividades de docência, tanto em sala de aula quanto para a formação dos profissionais biólogos que ingressam no Laboratório”, explicou.

Felicidade na profissão

A também professora Letícia Ribes, pensou em atuar em outras áreas antes de chegar à Biologia. “Pensei até mesmo em cursar História, Engenharia, etc., porém percebi que meus professores de Biologia eram extremamente felizes e aí me dei conta que queria ter esse tipo de relação com minha profissão, ou seja, que ela me fizesse feliz acima de tudo”, disse.

Para ela, um dos prazeres em unir a docência à pesquisa e extensão é mostrar as novidades da área aos alunos. "É gratificante quando um aluno diz que não gostava muito de Botânica, mas que agora gosta, que gostou da aula, etc., ou seja, ter um feedback é muito bom, quando positivo é melhor ainda", comentou.

Do estágio à atividade como técnica

A bióloga Gabriela Correia conta que começou no museu em 2004, como bolsista vinculada do setor de herpetologia, mas estudando animais como aranhas e escorpiões, espécies que ainda pesquisa no setor de entomologia (setor que estuda insetos). “O setor desenvolvia, à época, um trabalho na usina cachoeira, e os alunos perceberam uma grande incidência de aranhas e escorpiões nas armadilhas. Foi então que o setor teve a ideia de recrutar estagiários dispostos a coletar e identificar esse material”.

Para Gabriela, o aprendizado no MHN é diário e será levado por toda a vida. “O museu me fez aprender muito sobre disciplina, organização, solidariedade, parceria, responsabilidade. Conheci pessoas que me influenciaram positivamente e que se tornaram exemplos de inspiração e admiração”, completou.

Educação básica é tema de debate na Bienal do Livro

Evento é promovido pela Pró-reitoria de Graduação e Centro de Educação da Ufal


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João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Educação (Cedu) convidam os interessados em participar do Seminário Educação. O evento será realizado no período de 1º a 5 de outubro, durante a  programação da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções de Maceió.

A proposta é promover um debate sobre relevantes temas contemporâneos e sua relação com a escola de educação básica. Os participantes vão problematizar, discutir e interpretar o trabalho pedagógico dos professores, pesquisadores, gestores, técnicos e estudantes.

Esta edição do evento conta com cinco grandes conferências, 11 mesas-redondas, com a participação de palestrantes nacionais e locais, lançamento de livros, dentre outras atividades artísticas e culturais.

Clique aqui para fazer a inscrição . Os participantes terão direito a certificado.

Edufal lança títulos em várias áreas na Bienal do Livro de Alagoas

Serão cerca de sessenta títulos em várias áreas a serem lançados em nove dias da 8ª Bienal do Livro de Alagoas


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Três dos mais de 60 títulos a serem lançados na próxima semana
Três dos mais de 60 títulos a serem lançados na próxima semana

Márcia Alencar – Jornalista

A 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas está com uma rica programação de lançamento de livros com o Selo Edufal, com o calendário previsto para acontecer de 30 de setembro, sábado, a 8 de outubro, domingo, no estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. Vamos apresentar alguns livros que já estão definidos. Serão cerca de sessenta títulos lançados em nove dias do maior evento literário de Alagoas.

livro Aleitamento Materno em Prematuros: um convite à prática colaborativa, com organização das autoras Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana, Sirmani Melo Frazão Torres, Diêgo Lucas Ramos e Silva, Luana Cavalcante Costa e Rosana Aparecida Salvador Rossit. Segundo a fonoaudióloga Conceição Santana, o livro surgiu após a atuação especialmente nos processos de implantação e implementação do Método Canguru, numa maternidade escola referência em alto risco em Alagoas e assim perceber o quanto o trabalho colaborativo é essencial para alcançar o estabelecimento efetivo do aleitamento materno. “Ao interagir com outras áreas profissionais, técnicos de outros serviços e usuários, foram feitas reflexões voltadas ao processo de formação da graduação, confrontando-o com o novo processo de trabalho, que se constituía, cada vez mais, um espaço para a aprendizagem compartilhada”, ressalta uma das autoras.

A gravidez pós-estupro – Quais os direitos da mulher violentada ?

O Livro A gravidez pós-estupro – Quais os direitos da mulher violentada ? é fruto da dissertação de mestrado da enfermeira Regina de Souza Alves, servidora pública no município de Maceió e atua na atenção básica à saúde. O livro visa mostrar para a sociedade a importância do debate sobre a questão do abortamento pós-estupro e a imperiosa necessidade de salvaguardar a autonomia e os direitos humanos da mulher vítima de violência sexual. “O aborto é um tema polêmico e caloroso, pois envolve a vida e todas as esferas da sociedade. Quando ocorre em decorrência do estupro, envolve questões acerca dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, os direitos humanos, a desigualdade social, as relações de gênero e a questão da violência sexual, suscitando conflitos que perpassam por diversos contextos sociais”, ressalta a autora na introdução.

A aprendizagem das Crianças na Cultura Digital, 2ª Edição revisada e ampliada

A aprendizagem das Crianças na Cultura Digital, 2ª Edição revisada e ampliada, do pedagogo,  doutor em Educação e professor da Ufal, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, remete à reflexão de que as crianças, inseridas na cultura digital, apresentam particularidades significativas que devem ser compreendidas, pois refletem diretamente na forma como devem ser educadas. Além de desenvolver pesquisas na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, é autor dos livros Interação Online: um desafio da tutoria e Sob o olhar da Tutoria, ambos na área da Educação a Distância.

“É um livro de estudo, com discussões teóricas e com a apresentação de dados de uma pesquisa, mas que não se limita a estudantes de graduação ou de mestrado e doutorado. Apresenta elementos significativos para que pais e educadores possam compreender a realidade da cultura digital e assumirem posturas críticas e coerentes, ajudando crianças, adolescentes e jovens a aprender com as TDIC”, ressalta o autor.

 

Empresa júnior da área de saúde conquista o título de federação

Com serviços de consultoria e formação do enfermeiro, Vitalis agora integra a Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas


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Integrantes comemoram o reconhecimento da Fejea. Fotos: Vitalis Consultoria
Integrantes comemoram o reconhecimento da Fejea. Fotos: Vitalis Consultoria

Ascom Ufal

Pioneira no empreendedorismo júnior na área de saúde do estado de Alagoas, a Vitalis Consultoria, Empresa Júnior de Enfermagem da Ufal, vinculada à Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), fez história mais uma vez. A EJ se tornou a primeira da área a alcançar a federação dentro do Movimento Empresa Júnior em nível nacional. A conquista foi comemorada no último domingo (10).

"Significa o reconhecimento da nossa empresa no Movimento Empresa Júnior e ter a oportunidade de elevar o nível de desenvolvimento da nossa EJ com o suporte oferecido pela Federação de Empresas Juniores do Estado de Alagoas. É com muito orgulho que assumimos esse desafio de gerar líderes em nosso curso através do empreendedorismo e nosso desejo é que a Vitalis Consultoria alcance cada vez mais vitórias", enfatizou a diretora presidente da Empresa Junior, Mariana Barbosa. 

Criada em 2016, a partir da iniciativa do acadêmico de Enfermagem da Ufal Leandro Lima, a Vitalis Consultoria possui como missão fortalecer, por meio da visão empresarial, a formação do enfermeiro, promovendo autonomia profissional e impacto social. A EJ destaca como valores “comprometimento, respeito, ética, trabalho em equipe, liderança interativa e responsabilidade social”.

Entre as atividades oferecidas estão serviços de atenção, atualização e consultoria em saúde. A Vitalis mascou sua entrada no mercado de trabalho com a promoção do Curso de Atualização para Cuidadores de Idosos e, agora segue no desenvolvimento das atividades para o cumprimento das metas, alcance de novos desafios e progressão da empresa.

A gestão da EJ adianta que, em breve, iniciará processo seletivo para novos membros.

Enfermagem do Campus Arapiraca recebe conceito máximo do MEC

Conceito 5 destaca o curso como o único dessa área nesse patamar em Alagoas


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Enfermagem alcançou o Conceito 5, sendo o único nessa área em funcionamento no Estado, que está no patamar máximo
Enfermagem alcançou o Conceito 5, sendo o único nessa área em funcionamento no Estado, que está no patamar máximo

Diana Monteiro - jornalista

A comunidade acadêmica e administrativa do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca comemora o resultado da recente avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teira (INEP): o curso alcançou o Conceito 5, sendo o único nessa área em funcionamento no Estado, que está no patamar máximo.

O Índice Geral de Curso (IGC), vai de 1 a 5, leva em conta o desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes); a avaliação da infraestrutura das faculdades e o grau de formação do corpo docente. O resultado obtido pelo curso de Enfermagem de Arapiraca vem demonstrar a crescente qualificação e o compromisso com a formação acadêmica e profissional dos alunos em consonância com as demandas de atuação na área e também sociais.

Ao falar sobre o conceito alcançado, com visita da comissão de avaliação do MEC, in loco, a coordenadora do curso Janaína Ferro Pereira diz que o resultado demonstra a positividade do processo de aprendizado que é contínuo, visando a construção de uma formação de excelência em Enfermagem em uma universidade pública no interior de Alagoas cercada de desafios. “Ao longo do processo histórico de construção do curso, rodeada de desafios, a busca para a construção de uma forte identidade do curso passa pelo fortalecimento do corpo docente junto ao corpo discente para a formação acadêmica de qualidade. Somos o único curso de Enfermagem 5 de Alagoas e são poucos no país com esse conceito máximo”, enfatiza Janaína.

Coordenador do Núcleo Docente Estruturante (NDE), o professor Diego de Oliveira Souza acrescenta que o diferencial de todo trabalho empreendido é voltado para uma formação acadêmica de caráter crítico e ampliada, onde aluno não é preparado simplesmente, para o mercado de trabalho. Junto com a coordenadora Janaína Ferro e a vice-coordenadora Ana Paula Magalhães,  ele acompanhou todo o processo minucioso de avaliação do curso.  Diego reforça:

”Para além disso, propomos uma formação em Enfermagem voltada para a inserção na sociedade, almejando a sua transformação, em especial, naquilo que compete ao enfermeiro, enquanto trabalhador. Compreender a saúde como resultado das relações sociais e a Enfermagem como prática científica e socialmente referenciada, faz toda diferença na atuação dos nossos egressos ante a realidade, sobretudo, no contexto do Sistema Único de Saúde, o SUS”, diz .

Janaína Ferro e Diego Souza são unânimes em dizer que a positividade das ações promovidas para a qualificação do curso, não seria possível se não houvesse o sentimento de coletividade entre os envolvidos: alunos, professores, técnicos -administrativo. “Mesmo em meio a uma conjuntura tão complicada e, em especial, todas as dificuldades que as universidades públicas vêm passando, obter um conceito 5 revela que ainda temos um ensino de qualidade, fruto do comprometimento de docentes, técnicos e discentes. Ter conseguido essa nota coroa nosso trabalho coletivo que, acima de tudo, é um ato de resistência em prol da Enfermagem, da Saúde e da Universidade Pública”, declaram.

Aproveitam para tecer elogios ao trabalho da atual gestão, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Procuradoria Educacional Institucional (PEI) e à Comissão der Graduação (Cograd):  “Coletivamente, conseguimos mostrar que fazemos um ótimo curso de graduação, com potencial enorme de crescer ainda mais nos próximos anos. O sentimento, também, é de gratidão para com todos os envolvidos: técnicos, discentes, docentes, profissionais dos serviços, comunidade e gestores.  Esperamos que continuemos com esse espírito coletivo daqui pra frente, a fim de superarmos os problemas que existem em nosso campus”, afirmam Janina e Diego.

Ações com qualidade

Em funcionamento desde a implantação do Campus Arapiraca, o primeiro da interiorização da Ufal,  o curso de Enfermagem já graduou cerca de 200 alunos, com a primeira colação de grau em 2011. A coordenadora Janaína Ferro informa que atualmente o curso, que tem cinco anos de duração, recebe alunos de toda região do interior de Alagoas em sua maioria do agreste alagoano, mas há estudantes oriundos de municípios sertanejos, do Baixo São Francisco e de outros estados, a exemplo de Sergipe. A formação docente contínua também tem trazido reflexos na qualificação do curso, registrando atualmente entre mestres e doutores, 32 docentes do quadro efetivo.

Janaína também destaca como fator positivo para o dinamismo das ações, a área técnica - administrativa:  “O curso é dotado de total a estrutura administrativa do Campus Arapiraca e tem passado por uma importante expansão com a chegada de mais um curso da área de saúde, o de Medicina. Atualmente contamos com laboratórios das disciplinas básicas como microscopia, parasitologia, laboratório de anatomia e fisiologia e laboratórios de habilidades”, diz.

Ela  anuncia que já está em fase  de conclusão uma nova estrutura física, dotada  de  dois  prédios, um deles  só com laboratórios que abrigarão os cursos de medicina e enfermagem, o que sem dúvida,  possibilitarão ainda mais melhoria na qualidade do ensino, da pesquisa e extensão.

Cita a importância de dois grupos de pesquisa para a produção científica que proporcionou a apresentação da proposta de mestrado,  já aprovada nas instâncias colegiadas locais, e que será submetida à Capes ainda este ano. O curso dispõe da especialização em Saúde Coletiva e em andamento outro na área de Enfermagem Obstétrica, segundo Janaína Ferro, em convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais,. “Destacamos também como relevantes as atividades de extensão para a excelência na integração ensino- serviço que vem sendo construída entre o nosso curso e os serviços de saúde e fortalecida com os programas como Pró-Saúde, Pet-Saúde e Pet- graduaSUS, em andamento”, frisou.

A formação acadêmica qualificada tem proporcionado aos alunos egressos inserção no mercado trabalho local, por meio de aprovações em concursos públicos da região, assim como em pós-graduações em importantes centros de ensino do país. “O aluno de Enfermagem do Campus Arapiraca tem uma formação diferenciada e demonstra isso fortemente nos serviços, como um enfermeiro que faz diferença para melhoria dos serviços de Saúde. Também temos egressos atuando na docência,  inclusive como  professores substitutos”, afirmou Janaína Ferro.

Interiorização

A interiorização do Campus Arapiraca com suas respectivas unidades de ensino (Palmeira dos Índios, Viçosa e Penedo)  completa 11 anos no dia 16 deste mês. Para o professor Diego Souza, que é arapiraquense graduado em Enfermagem no Campus Maceió, onde também obteve o título de mestre em Serviço Social, a expansão da Ufal trata-se de um marco histórico para o interior alagoano. 

E destaca: “Por meio da educação, contribuímos para mudar a realidade de muita gente. Nestes 11 anos, dos quais participei de 7, passamos por muitas dificuldades e ainda temos muito por lutar, ainda mais em tempos tão difíceis. Temos problemas internos, em vários níveis. Precisamos avançar mais na área de pós-graduação, pesquisa, incentivo à cultura etc. Todavia, há avanços que são inegáveis. A nota do curso de Enfermagem é prova disso, pois ela é uma conquista de todos que acreditam na Universidade Pública de qualidade”, comemorou mais uma vez. 

No mesmo processo conduzido pelo Ministério da Educação (MEC) foram avaliados também do Campus Arapiraca os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, ambos receberam Conceito 4, o que demonstra o empenho para o crescimento cada vez mais  das ações de ensino, pesquisa e extensão visando a formação qualificada de recursos humanos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola Técnica de Artes promove 2ª Mostra de Dança Tribal

Participam do evento dançarinas convidadas da Bahia e da Paraíba


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Arte de divulgação
Arte de divulgação

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

A Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas promove, nos dias 29 e 30 de setembro, a 2ª Mostra de Dança Tribal. A coordenação é da professora Ana Clara Oliveira e entre as convidadas do evento estão Joline Andrade [Tribal Fusion], da Bahia, e Kilma Farias [Tribal Brasil], da Paraíba. A entrada é gratuita, as inscrições são online e podem ser feitas pelo site da ETA.

As professoras da Ufal, Joana Wildhagem, dança indiana, e Kamilla Mesquita, dança cigana egípcia, também são convidadas do evento. Na sexta-feira, dia 29, haverá mesa-redonda, das 14h às 17h, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu.

No dia 30 de setembro, acontecem oficinas das 8h às 19h. O local dessas atividades será o Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

SERVIÇO

O quê: 2ª Mostra de Dança Tribal

Quando: dias 29 e 30 de setembro

Onde: Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu, e Complexo Cultural Teatro Deodoro, na Praça Deodoro, Centro de Maceió.

Entrada franca

 

Escola Técnica de Artes promove mostra de dança tribal na Bienal

Evento será dia 1º de outubro, no Teatro Gustavo Leite; a entrada é franca


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Divulgação
Divulgação

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

Você já imaginou um espaço onde dança e literatura estão juntinhas? Pois é, isso é totalmente possível e será em Maceió. Já está confirmada a Mostra de Dança Tribal e outras hibridações, dia 1º de outubro, durante o maior evento cultural e literário do Estado, a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, de 29 de setembro a 8 de outubro.

Será uma mostra do 2º Encontro de Dança Tribal da ETA que acontecerá no Teatro Gustavo Leite, às 14h, com entrada franca. “Essa mostra é de extrema importância porque se trata da culminância do 2º Encontro de Dança Tribal da Escola Técnica de Artes da Ufal e, sobretudo, por revelar os processos criativos do projeto de extensão Poética da Dança Tribal, realizados este ano. Neste sentido, apresentar a mostra na Bienal se justifica por promover a dança tribal aqui no Estado, compartilhando os saberes disseminados no projeto”, revelou Ana Clara Oliveira, professora da ETA e coordenadora do projeto de extensão e do evento.

De acordo com Ana Clara, a mostra terá atrações que vão enriquecer o evento, como a presença de convidadas renomadas da dança tribal: Joline Andrade, da Bahia, e Kilma Farias, da Paraíba. “Elas serão o grande momento da mostra. Ambas possuem um vasto currículo artístico, sendo suas coreografias conhecidas internacionalmente no universo da dança tribal e na dança em geral. Além disso, contaremos com as coreografias das artistas e docentes da Ufal, Joana Wild e Kamilla Mesquita, além de artistas e grupos da dança tribal ou suas particularidades, tanto de Maceió como de Recife, do Espírito Santo, de São Paulo, da Chapada Diamantina (BA), Aracaju, entre outros”, disse.

Vários grupos vão se apresentar durante a mostra. O elenco principal é o projeto de extensão Poética da Dança Tribal. Os demais participantes são convidados e foram escolhidos por terem se inscrito no 2º Encontro de Dança Tribal da ETA. São eles: Zambak Cia de Dança Tribal, Cia El Nar, Studio Dilma Tarube, Eliane Ferro, Cyssa Ananias, Marcelo Justino, de São Paulo, Kátia Suzane, de Sergipe, Tamyris Farias, de Pernambuco, Cia Mandala de Danças Ciganas, Tribo Zaharit e outros artistas.

SERVIÇO

O quê: Mostra de Dança Tribal e outras hibridações

Onde: Teatro Gustavo Leite

Quando: 1º de outubro, às 14h

Entrada franca

 

Especialização em Assessoria de Imprensa inscreve até dia 9

Curso é destinado a jornalistas com registro profissional


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Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A Universidade Federal de Alagoas e a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) abriram, nesta segunda (18), as inscrições para a primeira turma do curso de especialização latu sensu em Assessoria de Imprensa. Jornalistas graduados e com registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) podem se inscrever até o dia 9 de outubro.  

A especialização é ofertada pelo curso de Jornalismo e vinculado ao Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), dispondo de 25 vagas nesta primeira turma, sendo 21 para ampla concorrência e 4 vagas destinadas a servidores ativos da Universidade. As aulas acontecerão na modalidade presencial, serão gratuitas e voltadas para a classe profissional de jornalistas.

A estrutura curricular foi concebida com o objetivo de propiciar a qualificação de jornalistas para a atuação em assessorias de imprensa, de empresas públicas e privadas, além de instituições do terceiro setor. A carga horária será de 387h, com disciplinas ministradas por 15 professores com experiências no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, sendo oito doutores, quatro mestres e três especialistas.

A seleção começa por uma prova objetiva, com questões de Língua Portuguesa e conhecimentos específicos, que será aplicada no dia 18 de novembro. Os selecionados ainda participam de uma prova de títulos em janeiro e os novos estudantes já devem realizar matrícula em fevereiro de 2018.

Interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever diretamente no link. A inscrição demanda uma taxa no valor de R$ 60,00. Os cartões de inscrição estarão disponíveis a partir do dia 11 de novembro, na página da Copeve. O resultado final deve ser divulgado em dezembro.

Veja o edital completo aqui

Estrutura da Bienal do Livro começa a ser montada no Centro de Convenções

Contagem regressiva marca 7 dias para a abertura do evento


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Expositores de vários lugares do Brasil estarão no Centro de Convenções com livros disponíveis de grandes editoras e atividades voltadas para toda a família
Expositores de vários lugares do Brasil estarão no Centro de Convenções com livros disponíveis de grandes editoras e atividades voltadas para toda a família

Manuella Soares - jornalista

Mais de 30 pessoas já a postos para iniciar os trabalhos, comprometidas com o sucesso do evento. Esta sexta-feira (22) marca o início da montagem de uma grande estrutura e lembra que só falta uma semana para o maior evento literário de Alagoas. Os 136 stands da 8ª Bienal Internacional do Livro começam a ganhar forma dentro do Centro de Convenções e movimentar os bastidores.

“No dia 29 estaremos concluindo a montagem até às 14h com a colocação dos carpetes do pavimento e limpeza dos mesmos. Deixando assim tudo pronto para a abertura deste grande evento”, explicou Paula Maria, secretária executiva da Conexão Locações e Eventos.

A empresa responsável pela parte estrutural da Bienal de Alagoas passou por um pregão público, com toda transparência característica da Gestão da Ufal. Além dos stands, a Conexão vai fornecer tendas, mobiliários, pisos, pórticos, adesivos e banners, conforme projeto elaborado para o evento.  

Enquanto as equipes se dividem para montar a estrutura, outros profissionais trabalham na parte da rede elétrica e rede lógica com wifi livre para todos os visitantes e participantes durante os dez dias.

“São muitos profissionais engajados em montar aquela infraestrutura pra gente fazer um evento com sucesso. Sem eles o evento não se realizaria”, enfatizou Osvaldo Maciel, diretor da Edufal e coordenador geral da Bienal.  

Expositores de vários lugares do Brasil estarão no Centro de Convenções com livros disponíveis de grandes editoras e atividades voltadas para toda a família. A variada programação desperta ansiedade e, falta pouco pra os 200 anos de emancipação política de Alagoas serem homenageados nesse esperado evento literário.

“Estamos dentro do cronograma para que na abertura esteja tudo pronto. Nossa expectativa é que seja um evento cheio de coisas boas, mantendo a tradição por um lado e, com algumas novidades, por outro. Haverá uma ambientação especial que dialoga com a cultura alagoana, com a identidade que a gente criou pra Bienal e com outros motivos da cultura e identidade do Estado”, destacou Osvaldo.

O projeto de ambientação foi elaborado pelo Grupo de Extensão Luminaturas, que integra o Programa Proinart/Ufal, sob a coordenação dos arquitetos Eduardo Quintella e Ivvy Quintella.

A 8ª Bienal será realizada de 29 de setembro a 8 de outubro. Além da parceria com Governo de Alagoas, por meio da Fapeal, Prefeitura de Maceió e Fundepes, conta o patrocínio de: Sebrae-AL, Braskem, Sesi – Senai, e o apoioda Usina Coruripe, Cesmac, Instituto Zumbi dos Palmares, Doity Plataforma de Eventos e Hotel Ponta Verde.

Visite o site da Bienal.

Expofísica 2017 começa na próxima quarta-feira (27)

Evento reúne estudantes do ensino médio e comunidade acadêmica em torno de atividades científicas


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Divulgação
Divulgação

Thâmara Gonzaga – jornalista

De 27 a 29 de setembro, o Instituto de Física (IF), no Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió, receberá centenas de estudantes de escolas públicas e particulares de Alagoas para participar das atividades da Expofísica 2017.

Há 15 anos, a exposição estimula nos estudantes do ensino médio e na comunidade em geral a curiosidade sobre o conhecimento científico, tecnológico e a inovação do mundo da física. Com sucesso de público a cada edição, a Expofísica já recebeu visitas até de alunos da Bahia.

Programação

Durante os dias do evento, os visitantes terão acesso a diversos conteúdos da Física, com abordagens que relacionam assuntos vistos em sala de aula com o cotidiano.

No stand “A Física da Música”, haverá apresentação dos conceitos de oscilações, ondas, frequência, comprimento de onda, som, timbre, instrumentos musicais e outros, com o uso de multimídia e banda musical formada por alunos.

Já nos espaços conjugados destinados a “Atividades Práticas com Laser” e “Mostra de Experimentos Didáticos” serão mostrados experimentos relacionados com a luz, alguns associados a fenômenos naturais presentes no dia a dia, além do famoso Gerador de Van der Graff.

Apresentação de trabalhos realizados por escolas de Ensino Médio de Alagoas também fazem parte da programação. 

Expofísica 2017 comemora 15 anos com novidades na programação

Mostra homenageia a cientista polonesa Marie Curie, vencedora de dois prêmios Nobel


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A mostra desperta a curiosidade dos estudantes para o mundo científico
A mostra desperta a curiosidade dos estudantes para o mundo científico

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo 

A Expofísica, que teve início nesta quarta-feira (27), está comemorando 15 anos com uma programação diversificada e cheia de novidades. Este ano, a homenageada é a cientista polonesa Marie Curie, primeira e única mulher a receber dois prêmios Nobel, um em Química e outro em Física. A mostra científica é promovida pelo Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e segue até o dia 29 de setembro.

“Resolvemos mudar a cara da Expofísica, trazendo pela primeira vez estudantes do Ensino Médio para apresentar trabalhos aqui. Conseguimos 18 apresentações que vão da Robótica à Astronomia. No horário da manhã, mais de cem alunos estão acompanhando nossas atividades”, afirmou a coordenadora-geral do evento, professora Tereza de Araújo.

Outra novidade é o estande A Física da Música, onde os visitantes podem observar na prática os conceitos como som, timbre e frequência. Vivenciar a teoria estudada em sala de aula é de extrema importância, segundo o professor Kaldy Luiz, da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira. “A mostra desperta a curiosidade dos estudantes para o mundo científico, além do talento para docência ou mesmo para a área da pesquisa em Física. É o momento de ver na prática a parte mágica e bonita da disciplina”, contou.

A estudante Jadiele da Silva, do terceiro ano do Ensino Médio, acompanhou as palestras ministradas por estudantes da Ufal para conhecer mais sobre o mundo da física. “É uma forma de abrirmos nossa mente e uma oportunidade de ouvir o que as pessoas que já estão na Universidade tem a falar. Conhecimento nunca é demais, principalmente para nós, que estamos prestes a entrar na faculdade”, disse. Além dos estandes com experimentos e atividades práticas, a mostra apresenta a Expocultural, uma exposição que reúne charges e caricaturas de Os Kara Lisa e artes da professora Tereza de Araújo.