Servidor
Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos.
O Professor Jaime Evaristo, do Instituto de Computação (IC), está disponibilizando na internet a segunda edição do livro Aprendendo a Programar Programando numa Linguagem Algorítmica Executável (ILA) e a sua mais nova composição musical “Será mais que amor?”.
Minuta de texto elaborado pelo governo define as atividades remuneradas permitidas a docentes de instituições federais.
Divulgar o curso de História da Ufal e valorizar a regulamentação da profissão é uma das metas na mudança de perfil do curso. Seguindo este caminho, dois professores, Ana Claudia Aymoré e Felipe Pereira Caetano, aproveitaram o período de férias para levar o nome da Universidade Federal de Alagoas para o continente europeu, ministrando palestras em eventos internacionais.
A equipe da Assessoria de Comunicação da Ufal, que atualmente é composta por 19 pessoas, entre profissionais e bolsistas, deu uma parada nas rotinas, nesta quarta-feira, 21, para realizar um dia de treinamento, no Hotel Ponta Verde. A atividade foi orientada pela coordenadora da Ascom, Márcia Rejane Alencar, e pelas relações públicas, Luciana Silva e Raniella Barbosa.
Cerca de sessenta secretários da Universidade Federal de Alagoas participaram nessa quinta-feira, 15 de julho, no Hotel Enseada, do II Fórum de debates “Assessorar, Gerenciar e Empreender: a nova interface do Secretário”, ouvindo logo na abertura a professora Barbara Dultra, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), falar sobre as novas competências do secretariado no setor público.
Engenheiro Eletricista, Nutricionista, Analista de Tecnologia e dois professores são os mais novos empossados na Universidade pela reitora Ana Dayse Dorea, na terça-feira, 13 de julho. Nem se passaram duas semanas após o Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins), que aconteceu nos primeiros dias de julho, e já chegam novos servidores.
A convite da Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane), entre os dias 8 e 9 de julho, o jornalista Jhonathan Pino, da Assessoria de Comunicação, representou a Universidade na Oficina de Planejamento Participativo, em Recife. A oficina, ministrada pela socióloga Nádia Rebouças, teve como objetivo a discussão de um planejamento de comunicação com o intuito de definir estratégias para identificar e sensibilizar a comunidade envolvida com a região da mata atlântica nordestina.
Servidores de instituições federais envolvidos com a saúde do trabalhador (perícia médica, medicina do trabalho e equipe multiprofissional) participaram esta semana, de 13 a 15 de julho, do Treinamento de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal, no auditório da Biblioteca Central, no Campus Maceió. Na sexta-feira, 16, também na Ufal, acontece a implantação do Módulo de Perícia em Saúde, que representa a 1ª unidade de saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) estabelecida no estado de Alagoas.
Receber as boas vindas, além de esclarecimentos sobre programas, projetos e serviços disponíveis e ao mesmo tempo analisar e discutir sobre o exercício da profissão foi o que os novos servidores técnicos e docentes da Universidade Federal de Alagoas empossados até 23 de janeiro realizaram de 30 de junho a 2 de julho, através do Programa de Inserção do Novo Servidor à Vida na Ufal (Pins). Participam do programa os servidores dos Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão.
Jandir Hickmann, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais do Centro de Tecnologia (Ctec) e integrante do Grupo de Ótica e Materiais da Universidade Federal de Alagoas, foi convidado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para participar da Comissão de Avaliação Trienal dos Programas de Pós-graduação stricto sensu. A primeira reunião será realizada de 19 a 23 de julho, na sede da Capes.
De origens distintas, mas com caminhos semelhantes, cinco professores tomaram posse na segunda-feira, 28 de junho. Eles fazem parte de uma geração que foi formada na Ufal e que de novo estão na Universidade, porém com um objetivo diferente: o de lecionar.
O Professor Andreas Krell, diretor da Faculdade de Direito (FAD), foi escolhido para integrar até 2013 o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), representando a pesquisa na área do Direito em nível nacional (ao lado da Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia). Veja também informações sobre Sistema de Diárias e Passagens.