Servidor


A reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dorea, fez a abertura do 5º Encontro de Servidores da Ufal, destacando a importância do investimento em política de recursos humanos voltada à motivação de professores e técnicos. A solenidade aconteceu na noite da terça-feira, 8 de novembro, no Maceió Mar Hotel, onde o evento está sendo realizado.

Quando o técnico-administrativo entra na Universidade, ele é classificado quanto a níveis e classes: enquanto os últimos variam das letras "A" a "E", conforme a escolaridade do servidor; os níveis são classificados de I a IV e determinados pelos cursos de capacitação que o servidor adquiriu durante sua vida funcional. Esses dois termos, definidos pela Lei 11.091 de 2005, serão a temática desse "Qual é o procedimento?"


Nesta terça-feira, 8, a partir das 17h, tem início o 5º Encontro dos Servidores. O evento reúne os servidores da Ufal mais uma vez, no Maceió Mar Hotel, para a troca de experiências, apresentações de trabalhos e um ciclo de palestras, com o intuito de melhorar as práticas no serviço público.

O Técnico de Arquivo, lotado no Departamento de Administração Pessoal, Thiago Phelipe, foi escolhido, na Conferência Regional de Arquivos – Etapa Nordeste para ser Delegado representante de Alagoas na 1ª Conferência Nacional de Arquivos (Cnarq), a ser promovida pelo Ministério da Justiça, de 15 a 17 de dezembro, em Brasília (DF). A Conferência terá como objetivo a revisão dos marcos legais e institucionais da área, de forma a constituir uma política de Estado para os Arquivos em todo o país.

Na semana em que o servidor comemora o seu dia, 28, o Portal inicia uma série de matérias com aqueles que estão se despedindo da Universidade. Este mês o homenageado é o paraibano e Especialista em Diagnóstico por Imagem, Eglício Viana da Silva, que trabalhou na Radiologia do Hospital Universitário nos últimos 30 anos. Na bagagem, o servidor leva amigos, respeito ao ser humano e o conhecimento de uma nova língua. Mas apesar da aposentadoria, procedimentos como Tomografia e Ressonância Magnética não devem sair do seu vocabulário: "pretendo continuar sempre me atualizando e buscando novos conhecimentos, na medicina, na informática e ler bastante sobre tudo", diz Eglício.


O professor Mac-Dawison Buarque, do curso de Turismo da Unidade de Ensino Penedo, representou a Ufal no Encontro Euro-Brasileiro sobre Universidade em Tempos de Globalização e Crise, realizado entre 18 e 22 de julho deste ano, na cidade de Gandía, Espanha.

Entre os dias 9 e 11 de novembro será realizado o I Congresso de Infraestrutura Prisional na cidade de El Calafate, Argentina. O congresso terá representantes de Portugal, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Cuba, Espanha, Brasil, Argentina, Angola, Guiné Bissau, Estados Unidos e Inglaterra, para tratar de temas relacionados a Arquitetura e Engenharia penais. A representante do Brasil será a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que foi indicada por fazer parte do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Nesta quinta-feira, 20, o Portal do Servidor comemora o Dia do Arquivista com a inauguração de um novo espaço para o Arquivo Central, que agora passa a disponibilizar manuais, cronograma e guia de remessas de documentos, para que as nidades acadêmicas e administrativas possam ser orientadas no arquivamento e classificação de documentos em seus setores. A medida é apenas uma das anunciadas para a implantação do Sistema de Arquivos da Ufal.


Apesar de não entrevistarmos pessoalmente a Técnica em Assuntos Educacionais, Tatiane Trindade Machado, lotada no Campus Arapiraca, a troca de emails para construir essa matéria foi marcado por muita paixão. Nas respostas de Tatiane, o amor pela capoeira foi algo latente em suas linhas e entrelinhas. A cada palavra digitada foi possível sentir a vibração do gingado contado em suas histórias. Por isso, este "O que eu faço Além da Academia" é o mais fiel a proposta desse projeto: de abrir espaço para que o servidor nos relate o que ele faz fora da Universidade. Leia um pouco sobre "Odalisca" (Tatiane) e sinta como a cultura pode deixar a vida mais leve.


Poucos momentos são tão decisivos para o servidor quanto a sua Progressão Funcional. Esse ato tem repercussão direta na vida financeira de técnicos e docentes, que podem consegui-la através de sua capacitação, qualificação, ou através de avaliações periódicas. É com o objetivo de esclarecer as progressões por tempo de serviço que a matéria aqui presente irá abordar: a Progressão por Mérito, dos técnicos-administrativos, e a Progressão Horizontal dos docentes.

Por meio de um convênio firmando entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), docentes das instituições de nível superior do Estado têm a oportunidade de ingressar no curso de Doutorado Interinstitucional em Estudos da Tradução (Dinter) em Administração. As pré-inscrições, que ocorrem até 24 de outubro, estão disponíveis para docentes da Ufal, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A servidora Lucenilda de Andrade, lotada na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), será homenageada nesta terça-feira, 11, pela Câmara de Vereadores de Maceió, com a Comenda Gerônimo Ciqueira, a partir das 15h. Atual coordenadora do Programa de Capacitação da Progep, Lucenilda foi a primeira terapeuta ocupacional de Alagoas a ingressar no Hospital José Carneiro, onde montou o setor de Terapia Ocupacional, com atendimento a crianças e adultos na área neurológica.


Já estão abertas as inscrições para o V Encontro dos Servidores, que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no Maceió Mar Hotel. Com o tema "O Conhecimento muda as pessoas e as pessoas mudam o futuro", o evento já tem dois nomes confirmados como palestrantes.

A reitora Ana Dayse Dorea empossou na tarde desta terça-feira, 4 de outubro, 23 servidores para os Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão. A solenidade, prestigiada por familiares, diretores de unidades acadêmicas e representantes dos segmentos docentes e de técnicos-administrativos foi realizada na Sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria.

Apesar de faltarem apenas três meses para o fim do ano, as atividades de capacitação não param. Neste momento cinco módulos estão sendo ofertados pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep). É através deles que o servidor pode somar as cargas horárias, obter conhecimento e a progressão funcional. Veja aqui quais cursos estão disponíveis.


Quando se está em um barzinho, dificilmente alguém imagina que o músico dedilhando seu violão, envolvido de corpo e alma ao seu instrumento é um professor da Física. Primeiro porque poucos músicos são chegados a disciplina e segundo porque normalmente os profissionais das ciências exatas geralmente são relacionados à falta de sensibilidade para as artes. De cabelos longos e tocando sambas, chorinhos e frevos, Francisco Fidelis, professor do Instituto de Física (IF), contraria o senso comum e desde 1995 é encontrado nos bares, dividindo o palco com nomes da música alagoana.
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) está com inscrições abertas para a III turma de Qualidade no Atendimento, na modalidade a Distância. O curso, que tem início em outubro, faz parte de uma parceria da Ufal com a Rede de Colaboração e Aprendizagem das Ifes e é ideal para os servidores com dificuldades em participar dos cursos presenciais.

O reconhecimento da atuação da Ufal vai além das renomadas pesquisas de seus professores e dos trabalhos produzidos por seus alunos. No quadro de servidores da Universidade, profissionais põem em prática as suas especialidades, e exemplo disto é o convite feito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) ao servidor Ronaldo Lima para prestar consultoria sobre a atuação da Divisão de Importação da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), no início deste mês

A partir do dia 19 de setembro o Museu Théo Brandão recebe um dos mais conhecidos mestres da cultura alagoana: o Mestre de Guerreiro André Joaquim dos Santos. Mas desta vez ele não vem para mais uma apresentação nas dependências da universidade. Mestre André será instrutor de uma Oficina de Restauração de Coroas e Chapéus de Guerreiro, voltada para a capacitação de servidores. O curso disponibiliza 10 vagas para que servidores da Ufal envolvidos com a cultura e pesquisa em figurinos possam se capacitar na restauração da vestimenta-símbolo do nosso estado.

Com a mudança da data de realização do V Encontro dos Servidores, que agora será realizado entres os dias 8 e 9 de novembro, devido a paralisação dos servidores da Ufal, o prazo para envio de trabalhos a serem apresentados no evento foi ampliado até o dia 7 de outubro. Com o tema "O Conhecimento muda as pessoas e as pessoas mudam o futuro", o encontro será composto de palestras, conferências, sessões temáticas e exposições com o objetivo de socializar os trabalhos resultantes dos cursos de capacitação, graduação, pós-graduação e pesquisas.