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Abertas inscrições para curso sobre avaliação participativa da Universidade
Programação será nas sedes dos campi Arapiraca e do Sertão
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Ascom Ufal
Dando sequência às atividades preparatórias para realizar a avaliação da expansão da Ufal, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) promove o curso Princípios Teórico-Metodológicos e Epistemológicos para uma Avaliação Participativa e Democrática da Expansão e Interiorização da Ufal. A atividade é aberta para estudantes, técnicos e professores e será realizada na sede do Campus Arapiraca nos dias 11, 17, 18 de abril e 3 de maio; e nos dias 12, 19, 20 de abril e 4 de maio em Delmiro Gouveia.
O curso terá como facilitadores os pesquisadores especialistas no tema Georgia Cêa, Verônica Medeiros e Josimeire de Omena Leite, da Ufal; além de Assis Leão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O objetivo é subsidiar o processo de avaliação da expansão e da interiorização da Ufal.
O conteúdo programático está dividido em cinco tópicos com temas como metodologias de avaliação participativa; a política de ensino superior no Brasil: histórico e determinantes internacionais e nacionais da expansão e interiorização; interiorização e expansão da Ufal: programas nacionais e gestão local da Universidade; a expansão da Universidade e o quadro de pessoal: necessidades e desafios; a expansão da Universidade e as políticas estudantis: do acesso à permanência e formação acadêmico-profissional.
Para realizar as inscrições, os docentes devem preencher os respectivos formulários: Arapiraca e Sertão. Técnicos e estudantes podem fazer a inscrição presencialmente no dia das atividades.
Sobre a avaliação
A expansão da Ufal completa 11 anos em 2017 e passa por um grande processo para avaliar os resultados e impactos. O objetivo é, também, apontar indicadores de gestão universitária, a exemplo dos aspectos acadêmicos, didático-pedagógico, acesso e permanência estudantil, gestão de pessoas e condições de trabalho, assim como gestão institucional na Ufal.
A primeira atividade aberta à comunidade acadêmica foi a realização do Seminário de Avaliação da Expansão e Interiorização da Universidade Federal de Alagoas, realizado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, respectivamente nas sedes dos campi Arapiraca, do Sertão e A. C. Simões, quando foi apresentado, de forma geral, a avaliação a ser realizada ao longo de 2017.
Este projeto vai focar, especificamente, em avaliar a expansão universitária partindo da compreensão que a formação pressupõe uma inserção efetiva da universidade na sociedade, sob a perspectiva do papel social no desenvolvimento sócio-histórico, por meio de processos democráticos e participativos.
O Processo de Avaliação tem a coordenação geral do vice-reitor José Vieira e, além da Comissão Executiva de Avaliação, conta com uma equipe de assessores, constituída por estudiosos da temática, em sua maioria, servidores da Ufal, e um Conselho Ampliado, que envolverá as seis pró-reitorias, a Comissão Permanente de avaliação (CPA), os diretores dos campi fora de sede, diretores de unidade e coordenadores das unidades educacionais, bem como as entidades representativas dos três segmentos universitários (Adufal, Sintufal e DCE).
Alunos do Cedu organizam Oficina de Iniciação ao Rugby
Interessados em participar já podem se inscrever
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Jacqueline Freire – jornalista colaboradora
Alunos do curso de Educação Física da Ufal organizam, no próximo dia 20 de maio, a Oficina de Iniciação ao Rugby, modalidade esportiva semelhante ao futebol e com intenso contato físico, originário da Inglaterra. Quem quiser aprender mais sobre o esporte já pode fazer sua inscrição online.
Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível. A oficina será realizada no Estádio Rei Pelé, a partir das 13h. O evento é organizado por discentes da disciplina "Política e Organização da Educação Física, Esporte e Lazer" como pré-requisito de avaliação.
Aquisição de livros da Biblioteca seguirá critérios de prioridade
Cursos em processo de avaliação ou protocolo de compromisso serão contemplados
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Ascom Ufal
A Biblioteca Central da Ufal está iniciando o processo de aquisição de livros, exercício 2017, e divulga alguns critérios adotados em conjunto com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e Procuradoria Educacional e Institucional (PEI).
De acordo com a direção da BC, os critérios de prioridade para compras dos livros são expostos para ratificar o princípio da transparência, já que os recursos são para atender a demanda de toda a Universidade Federal de Alagoas.
Ficaram estabelecidos como prioritários os cursos em processo de avaliação in loco ou em processo de protocolo de compromisso, baseado nas informações da PEI. Também estão incluídos na lista do exercício 2017 os cursos que se encontram nestas mesmas condições e foram parcialmente atendidos no processo de aquisição de livros do ano passado, além de todos os outros cursos que ainda passarão pelo processo de reconhecimento.
Os coordenadores das graduações que se enquadram nos referidos critérios já foram notificadas sobre as instruções de como proceder para solicitar os títulos.
“As medidas tomadas buscam otimizar o uso dos recursos existentes e atender às necessidades mais imediatas dos cursos de graduação da Ufal”, explica a direção da Biblioteca.
ASI esclarece procedimentos sobre oportunidade de bolsas no Canadá
Interessados devem ficar atentos aos esclarecimentos
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Comunicado aos interessados em concorrer à chamada ELAP
Cumpre a nós da Assessoria de Intercâmbio Internacional esclarecer os seguintes aspectos da chamada Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP):
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O processo de seleção é inteiramente de responsabilidade da Universidade de destino junto ao Governo canadense;
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As regras, critérios, requisitos e processos de seleção variam de Universidade;
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Embora a UFAL não possua, atualmente, acordos cooperação firmados com instituições canadenses, algumas Universidades aceitam “memorandos de entendimento” e inscrições avulsas de candidatos de toda a América Latina, sem a necessidade de acordo;
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Os estudantes interessados devem: a) procurar uma Universidade de seu interesse dentre aquelas que compõem o sistema de ensino superior canadense; b) encontrar o endereço eletrônico do setor de Relações Internacionais da instituição escolhida; c) enviar este endereço eletrônico para para que a ASI ou o próprio aluno faça contato com a Universidade de destino a fim de saber quais os procedimentos para inscrição no ELAP;
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Encorajamos os estudantes a procurarem seus respectivos professores e orientadores que tenham tido experiências acadêmicas no Canadá a contactar os pares em Universidades canadenses uma vez que a recepção dos nossos estudantes será realizada por pesquisadores supervisores canadenses que, ademais, serão os responsáveis por submeter boa parte do procedimento de inscrição.
Aruã Silva de Lima
Assessoria de Intercâmbio Internacional
Para mais informações sobre a oportunidade de bolsas no Canadá, clique aqui.
Atendimento ambulatorial no HU será suspenso nesta sexta-feira (28)
Consultas e exames serão remarcados
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Ascom Ufal
A superintendência do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) informa que, nesta sexta-feira (28), os atendimentos ambulatoriais no HU serão suspensos, com posterior remarcação de consultas e exames.
Segundo memorando circular, de nº 3/2017, emitido pelo gabinete da superintendência, a medida considera os impactos da greve geral anunciada para o referido dia, com a adesão de diversos segmentos de trabalhadores, inclusive, os rodoviários do transporte público municipal e intermunicipal. Ainda de acordo com o documento, busca-se “evitar prejuízos às pessoas que deveriam comparecer e não terão condições objetivas de fazê-lo”.
A direção do hospital assegura que “garantirá o atendimento aos pacientes internados e a todos que necessitem de atendimento de urgência e emergência, como o caso da maternidade e Serviço de Pronto -Atendimento - Oncologia, para usuários cadastrados no HUPAA-Ufal/Ebserh”.
Balé Folclórico da Bahia fará workshop no Espaço Cultural da Ufal
Será dia 22 de abril e alunos do curso de Dança também vão participar
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Simoneide Araujo - jornalista colaboradora
Pela primeira vez em Maceió, o Balé Folclórico da Bahia fará duas atividades no próximo dia 22 de abril. Das 9h ao meio-dia, o grupo vai estar no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas realizando um workshop para 30 pessoas. Às 21h, apresenta o espetáculo Herança Sagrada – A Corte de Oxalá, no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso.
Para realizar o workshop, a produção local do espetáculo, Sue Chamusca Arte e Assessoria, fez parceira com a Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) da Ufal. Entre os participantes estarão integrantes de grupos de dança afro, da Secretaria de Estado da Cultura e alunos do curso de Dança da Universidade. “Essa parceria dá oportunidade a nossos discentes estarem bem próximos do trabalho dessa companhia que já tem quase 30 anos de estada”, disse Ivanildo Piccoli, coordenador da CAC.
O espetáculo
Aplaudido nos Estados Unidos, Europa, Oceania e Caribe, o espetáculo Herança Sagrada – A Corte de Oxalá é inspirado em rituais do Candomblé, com reproduções também fiéis das mais importantes manifestações folclóricas baianas – da capoeira ao samba de roda. A direção geral é de Walson “Vavá” Botelho e direção artística, de José Carlos “Zebrinha” Santos.
A primeira parte traz coreografia baseada em danças do culto afro-brasileiro, reproduzindo com fidelidade sequências de movimentos de alguns dos mais importantes rituais do Candomblé e, na trilha sonora, cânticos sagrados. Na segunda parte, aparecem coreografias clássicas do repertório do grupo emolduradas por músicas extraídas do folclore baiano. Entram “Berimbau”, “Puxada de Rede”, “Capoeira” e “Samba de roda”, além de “Afixirê”; retratos da influência dos escravos africanos na cultura brasileira.
Nos EUA, onde circulou recentemente por 30 cidades, a temporada de três meses do espetáculo atraiu mais de cem pessoas. Nesse número, destacam-se personalidades como Gloria Estefan, Steven Spielberg, Danny Glover, David Parsons, Anne Hathaway, Harry Belafonte Judith Jamison [diretora artística da Alvin Ailey American Dance Theater, que veio ao Brasil especialmente para a festa de 20 anos do Balé, em 2008] e Jessye Norman.
O balé
Em agosto deste ano, o Balé – uma das mais importantes companhias de dança afro-brasileiras – completa 30 anos e, em sua trajetória, já se apresentou em 255 cidades no exterior, sendo 182 somente nos Estados Unidos. Ao todo, foram 25 países, incluindo Itália, Canadá, Dinamarca, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, Suécia, Portugal, Finlândia, México, África do Sul, Togo e Benin.
Com sede no Pelourinho, em Salvador-BA, a companhia funciona em regime integral de seis horas de trabalho por dia. Os 40 integrantes –dançarinos, músicos e cantores– recebem preparação técnica para dança, música e teatro. Para preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé desenvolveu uma linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas.
O grupo também possui um segundo corpo de baile, que realiza espetáculos, diariamente, no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, tendo como público, principalmente, turistas estrangeiros e de outros estados do Brasil.
SERVIÇO
O quê: workshop e espetáculo Herança Sagrada – A Corte de Oxalá
Quando: dia 22 de abril, das às 9h ao meio-dia (workshop) e às 21h (espetáculo)
Onde: workshop – no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu
espetáculo – Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá
Informações: (82) 3235-5301
Bolsistas do Programa Bolsa Permanência do MEC devem atualizar dados em novo sistema
Prazo para realizar o procedimento é até 12 de abril
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Ascom Ufal
Por orientação do Ministério da Educação (MEC), todos os bolsistas do Programa Bolsa Permanência (PBP-MEC) devem atualizar alguns dados obrigatórios. O prazo para realizar esse procedimento é até o dia 12 de abril, por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), disponível neste endereço http://sisbp.mec.gov.br.
O estudante que não fizer essa atualização cadastral ficará sem receber a bolsa. “O recadastramento implica diretamente no pagamento, o qual só poderá ocorrer com a atualização das informações nesse novo ambiente”, reforça a gerente de Assistência Estudantil da Proest, Manuella Aragão.
Ela esclarece que esse procedimento é uma exigência unilateral do MEC, sem qualquer intervenção das instituições de ensino. “Precisamos seguir o procedimento, pois assim nos foi exigido”, reforça. “Antes, o programa era gerenciado em um ambiente digital e, a partir de agora, estará nesse novo ambiente, uma nova plataforma”, explica.
"Destaco que apenas estamos repassando as medidas do MEC. Não é uma decisão da universidade. Todas as informações que nos foram fornecidas pelo Ministério estão disponíveis nesta nota, pois não houve espaço de socialização deste processo para além do documento encaminhado e o comunicado feito diretamente aos estudantes”, esclarece Manuella.
Ela orienta que, no caso de dúvidas, os estudantes devem entrar em contato com o MEC por meio do telefone 0800 61 61 61.
As orientações para acesso ao SISBP estão disponíveis no arquivo abaixo.
Certificados para autores de trabalhos e apresentadores orais do Caiite 2016 estão disponíveis
Documentos são emitidos por meio do endereço eletrônico cadastrado; é preciso acessar o site para gerar o certificado
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Manuella Soares - jornalista
A Pró-reitoria de Extensão da Ufal já disponibilizou os certificados de participação no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação Tecnológica (Caiite 2016) para autores dos trabalhos acadêmicos e os apresentadores orais, de todas as cidades onde o evento aconteceu. Para emitir o documento online, basta acessar o site do Caiite e digitar o e-mail cadastrado.
Até o mês de março só estavam disponíveis os certificados dos trabalhos acadêmicos de Maceió e Viçosa. Atendendo às diárias solicitações, a comissão organizadora intensificou o trabalho de produção dos certificados e agora eles já podem ser gerados.
No site também estão disponíveis os documentos dos participantes de apresentações culturais, palestrantes, monitores, avaliadores e mediadores do Caiite em Maceió.
A Proex informou que os certificados dos conferencistas, palestrantes de mesas e ministrantes de oficinas e minicursos do interior ainda estão sendo confeccionados.
Cied retoma atendimento aos usuário por meio de ferramenta online
Dúvidas relacionadas ao universo da Educação a Distância são respondidas por e-mail
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Ascom Ufal
Alunos, professores, tutores e demais interessados nas informações sobre Educação a Distância (EaD) da Ufal podem se dirigir à página da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), que retomou o atendimento aos usuários por meio de ferramenta específica, online. Basta clicar no ícone de 'contato' para enviar uma mensagem.
Durante alguns meses o serviço ficou indisponível por questões administrativas, no entanto, está sendo retomado a partir do mês de abril. Além de tirar dúvidas, as principais notícias sobre EaD, os cursos ofertados e novos editais estão disponíveis na página da coordenadoria.
Para acessar, clique aqui.
Classificados para professor da UAB começam a ser convocados este mês
Em entrevista, coordenador da Cied destaca lisura da seleção e fala sobre nova fase de transparência e desafios
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Manuella Soares - jornalista
A equipe de professores que dedicam parte de sua jornada de trabalho para o ensino a distância na Ufal vai aumentar em breve. Depois de um processo seletivo pioneiro, 109 novos tutores foram classificados dentro das vagas ofertadas. De acordo com Gustavo Madeiro, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), eles serão chamados até o final do ano. Os aprovados com melhores classificações já assumem disciplinas a partir do dia 17 de abril.
Confira aqui a lista de aprovados que consta cerca de 20% de servidores técnicos e 15% servidores lotados nos campi do interior. Em entrevista à Ascom, o coordenador da Cied comemorou a transparência do processo seletivo e falou sobre os desafios do Ensino a Distância.
Ascom: Qual o balanço que a Cied faz desse processo?
GM: Avaliamos a realização do edital como um sucesso, e um grande passo em direção à transparência e institucionalização da EaD na Ufal. Pretendemos tornar tal procedimento um padrão para futuras ofertas.
Ascom: A lisura do edital foi bastante destacada pela Gestão. Como era a seleção anteriormente?
GM: Anteriormente, as bolsas eram distribuídas a partir de convites dos coordenadores aos professores, internos ou externos à Ufal. Num primeiro momento, tal procedimento podia ser justificado pelos exíguos prazos de uso dos recursos, pela falta de normatizações claras na lei de bolsas e, principalmente, por serem, no início da UAB, poucos cursos participantes, com a totalidade dos professores internos às unidades. No entanto, após um grande crescimento, houve diversas recomendações da procuradoria federal nos últimos anos destacando a necessidade de realização de seleção pública para distribuição das bolsas, independentemente da origem dos professores.
Ascom: Qual o maior desafio que os novos docentes da UAB terão daqui em diante?
GM: Os docentes aprovados no Edital já começaram a ser convocados, para turmas que se iniciam ainda neste mês de abril. Esses professores terão uma grande experiência na Educação a Distância (houve aprovados que já foram professores, mas houve muitos novos professores e inclusive técnicos aprovados), mas também terão desafios que são novos à UAB, como a incerteza sobre a continuidade dos parâmetros de financiamento da Capes. Tais incertezas podem vir a prejudicar as atividades, que na EaD são fortemente sediadas nos polos do interior. Há um forte contingenciamento de recursos que afeta, por exemplo, os quantitativos de tutores para cada curso. Ou seja, há uma disputa inclusive política em torno da Universidade Aberta do Brasil, que está sob ameaça.
Ascom: Como o Ensino a Distância está sendo tratado na atual conjuntura política e econômica do país?
GM: Politicamente, estamos em um tempo de incertezas, e de grandes ameaças aos princípios de universalidade e qualidade da educação pública superior. De forma direta, diversos cortes no orçamento do MEC têm sido feitos, forçando revisões constantes nos parâmetros de financiamento, e levando à dificuldades administrativas e pedagógicas no desenvolvimento dos cursos. Não há política clara, de médio ou longo prazo, no que se refere à UaB.
Ascom: Há previsão de novas contratações?
GM: Haverá a realização de um novo edital, desta vez de ampla concorrência, para preenchimento de vagas não ocupadas no primeiro edital. Fora isso, a realização de novos editais é dependente da aprovação de novas turmas pela Capes. Há quase 2,5 mil vagas pré-aprovadas para entrada no fim do ano, mas a maioria delas ainda depende de disponibilidade orçamentária.
Colóquio sobre antropologia da criança será realizado dia 4 de maio
Evento é promovido pelo Geppeci
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Jacqueline Freire – jornalista colaboradora
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (Geppeci) realiza no próximo dia 4 de maio, a partir das 14h, no auditório do Centro de Educação, o 1º Colóquio do Geppeci. A pesquisadora Marina Rebeca Saraiva é a convidada do evento para debater o tema A infância e as Ciências Sociais: contribuições da Antropologia da Criança.
Liderado pelos professores da Ufal Solange Estanislau dos Santos e Cleriston Izidro dos Anjos, o Colóquio será aberto ao público e dará certificado de participação. A professora Marina Rebeca Saraiva é pesquisadora de Desenvolvimento Científico Regional da Ufal e coordena o Grupo de Estudos de Antropologia da Criança (Mead).
Mais informações sobre o evento pelo e-mail geppeci@gmail.com, ou no Facebook.
Começa hoje o Encontro dos Pró-reitores estudantis do Norte e Nordeste
A 13ª edição do encontro do Fonaprace será realizada na Ufal
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Redação Ascom
Pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas estarão reunidos a partir de hoje na Universidade Federal de Alagoas. A abertura do 13º Encontro do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), das regiões Norte e Nordeste, será aberta às 18h30, no auditório da Reitoria, e prossegue até sexta-feira (7).
O Fonaprace foi criado em 1987, tendo como objetivo formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional; assessorar permanentemente a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); participar ativamente na defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém; promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência, realizar congressos, conferências, seminários e eventos assemelhados.
Comunidade universitária do Campus Arapiraca presta homenagem às vítimas do acidente
Presentes vestiram-se de branco para a celebração do ato ecumênico
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Redação Ascom
Esta segunda-feira (3), foi de muita emoção no Campus Arapiraca. Estudantes, professores e técnicos vestiram-se de branco e realizaram uma solenidade em memória às cinco vítimas fatais do acidente ocorrido na última quinta-feira, dia 30 de março, entre dois ônibus escolares, dos municípios de Teotônio Vilela e de Junqueiro, nas proximidades do município de São Sebastião.
Também estavam presentes ao ato ecumênico os coordenadores e direção do Campus Arapiraca e professores de Psicologia e de Serviço Social da unidade de Palmeira dos Índios. A reitoria da Ufal foi representada pela pró-reitora Estudantil, Silvana Medeiros, pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, e professora Lígia Ferreira, do Neab.
A foto foi registrada pela professora Marcia Silva e as informações enviadas por Adriana Adrião, da Comissão Geral do Centro Acadêmico A Voz da Enfermagem - CAVEn, do Campus de Arapiraca.
Concurso de identidade visual do Mercado do Artesanato inscreve até quinta
Iniciativa é de projeto de extensão da Ufal e podem participar alunos e qualquer pessoa interessada
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Simoneide Araujo – jornalista colaboradora
O projeto de extensão Mercado do Artesanato: retrato da cultura, identidade e patrimônio de Alagoas prorrogou, até as 23h59 da próxima quinta (20), as inscrições para o concurso de identidade visual oficial do Mercado de Artesanato de Maceió. Podem participar alunos da Universidade Federal de Alagoas ou qualquer pessoa que se identifique com a proposta e apresente a nova marca coerente com as diretrizes do edital 01/2017.
Cada participante poderá inscrever até três propostas inéditas da nova marca e a vencedora será usada em todas as formas de divulgação e documentos oficiais do Mercado do Artesanato. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail projetomercadodoartesanato@gmail.com com o título do assunto “Identidade Visual do Mercado de Artesanato”. O e-mail deverá conter todos os formatos requeridos no edital, além do nome dos concorrentes e telefone.
Não haverá premiação em dinheiro. O vencedor receberá um produto confeccionado por artesãos do local e certificado emitido pela Ufal de “1º Colocado no Concurso de Criação da Identidade Visual do Mercado de Artesanato de Maceió”. O resultado final do concurso será publicado, na íntegra, na fanpage do Projeto Mercado do Artesanato, no dia 21 de abril, e a entrega da premiação será dia 24.
O projeto
O projeto, iniciado em agosto de 2016, está inscrito no Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Ufal e tem a proposta de fortalecer a identidade cultural do Mercado, para que a comunidade local e os visitantes conheçam o lugar, uma vez que onde ele está instalado não tem um bom acesso e está fora da rota turística. O grupo envolvido quer difundir as atividades desenvolvidas pelos artesãos e a arte genuinamente alagoana.
Confira resultado preliminar para cotas da 2ª chamada do Sisu 2017.1
Candidatos podem interpor recurso no dia 17 de abril
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Ascom Ufal
A Copeve divulgou os resultados preliminares da análise da documentação dos convocados em segunda chamada de pré-matrícula na Ufal, do processo seletivo Sisu 2017.1, para os candidatos que concorrem nas demandas de critério regional e reserva de vagas/cotas.
Aqueles que tiveram sua pré-matrícula indeferida, em razão dos documentos apresentados, podem interpor recurso no dia 17 de abril, das 9h às 17h, nos locais especificados no edital de nº 12/2017, de 23 de fevereiro.
Para recorrer, o candidato deve preencher o formulário disponível no Anexo 4 do edital nº 05/2017 - Prograd/Ufal, podendo incluir nova documentação, corrigir, substituir ou complementar a que foi indeferida inicialmente.
O resultado final da análise da documentação do critério regional e reserva de vagas/cotas, após análise dos recursos, será publicado em 16 de maio.
Já no dia 23 de junho, todos os candidatos (cotista, critério regional e ampla concorrência) poderão conferir a composição das turmas do 1º e 2º semestres de 2017.
Para acompanhar todas as atualizações do Sisu Ufal 2017, acesse a página da Copeve.
Sobre o critério regional
Disciplinado pela Resolução nº 22/2015 do Conselho Superior (Consuni) da Ufal, o critério de inclusão regional tem como objetivo estimular o acesso à Universidade Federal de Alagoas aos candidatos que residem no entorno dos locais onde há campi fora de sede, a exemplo dos campi Arapiraca e do Sertão, com suas respectivas unidades de ensino em Palmeira dos Índios, Penedo, Viçosa, e Santana do Ipanema.
Consuni aprecia relatório da Fundepes e aprova calendário acadêmico de 2017
Sessão ordinária homenageou vítimas do acidentes com transportes escolares
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Lenilda Luna - jornalista
A sessão ordinária do Conselho Universitário, realizada nesta segunda-feira (3), foi iniciada com o pedido de um minuto de silêncio, feito pela reitora Valéria Correia, em homenagem à memória das vítimas do acidente envolvendo dois ônibus de transporte de estudantes, ocorrido nas imediações do município de São Sebastião, na noite de quinta-feira, 30 de março. A Ufal decretou luto por três dias pela morte da aluna Débora Afra Borges Vasconcelos, do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca.
Ainda nos informes, a reitora anunciou oficialmente o resultado das eleições para a direção do Campus do Sertão, parabenizando os eleitos: professores Agnaldo José dos Santos (diretor geral) e Thiago Trindade Matias (diretor acadêmico). Outra questão colocada nas informações iniciais, pela reitora, foi o esclarecimento sobre as providências que estão sendo tomadas para apurar denuncia envolvendo o Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap).
Valéria Correia destacou ainda a importante decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade suspendendo a Lei 7.800/2016, de Alagoas, que instituiu o programa Escola Livre no Estado. A Lei foi criticada por vários setores da Educação, que a nomearam "Lei da Mordaça". "Os advogados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee) fizeram menção ao documento aprovado neste Conselho Universitário com posicionamento contrário a essa Lei", destacou.
Após os informes iniciais, foram colocadas em discussão as atas das três sessões anteriores. A ata da sessão extraordinária realizada no dia 27 de março, que tratou especificamente sobre o relatório anual de Gestão e prestação de contas de 2016, foi a única que gerou questionamentos por parte dos conselheiros. Foi destacada a necessidade de fazer os ajustes apontados durante a sessão ao texto do relatório, e feitos esclarecimentos à taxa de sucesso da instituição, com um aumento significativo no número de alunos que conseguiram concluir a graduação. Após algumas intervenções, a ata foi aprovada com dez abstenções.
Relatório de Gestão da Fundepes
O relatório da gestão da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) foi apresentado pelo diretor presidente, Gabriel Soares Bádue, que assumiu em março de 2016. A Fundepes é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem o papel de apoiar as ações de incentivo a pesquisa científica. O diretor destacou a fiscalização do Ministério Público, por meio da promotora Faildes Mendonça, que, como veladora da entidade, exigiu a adequação da situação financeira e orçamentária.
Na carta de apresentação do relatório, o diretor-presidente destacou a situação crítica em que encontrou o órgão. "Havia inclusive a ameaça de encerramento das atividades em meio ao cenário nacional de escassez de recursos e grave crise política e econômica, cujo fim ainda não é possível prever. Para tentar reverter este prognóstico, adotamos medidas austeras, de redução de pessoal, revisão de contratos, otimização da estrutura física e planejamento de metas diante da nossa realidade", destacou Gabriel Bádue.
Os conselheiros fizeram alguns questionamentos e também parabenizaram a gestão pelo compromisso de conduzir a Fundepes com transparência e apresentando mudanças que visam fortalecer o papel da entidade na consolidação da pesquisa científica em Alagoas. "A Fundepes passou por um enxugamento, mas ainda tem um papel fundamental em Alagoas e tem o reconhecimento da comunidade científica no Estado", destacou o vice-reitor da Ufal, José Vieira, que faz parte do conselho deliberativo da Fundepes.
O vice-diretor executivo, professor Gerson Guimarães, ressaltou o empenho da atual Gestão em superar as dificuldades para que a entidade possa ter resultados melhores nos próximos anos. "Estamos mantendo o apoio às iniciativas importantes e queremos ampliar o nosso leque de atuação", destacou. Após várias manifestações dos conselheiros universitários, o Relatório de Gestão 2016 da Fundepes, já aprovado no conselho da entidade, foi ratificado por unanimidade pelo Consuni.
Calendário Acadêmico de 2017
Visando adequar as atividades acadêmicas, após as greves e ocupações que ocorreram nas Universidades Públicas Federais, em 2016, foram apresentadas duas propostas, elaboradas pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), garantindo 200 dias letivos por ano e os sábados letivos. O Fórum dos Colegiados acatou preferencialmente a proposta de calendário unificado para os três campi da Ufal.
A proposta encaminhada pela Câmara Acadêmica foi debatida e questionada por vários conselheiros, que manifestaram a preocupação tanto com a condição de trabalho e de férias para os professores como a garantia de proporcionar aos alunos o recesso em janeiro e um ajuste que permita a regularização do ano letivo dentro do ano civil em um futuro breve. Foi apresentada outra proposta, com algumas diferenças, principalmente na data de início do período 2017.2.
Por 19 votos, a proposta 1 foi aprovada, contra 12 votos para a segunda proposta e cinco abstenções. Dessa forma, pelo calendário acadêmico aprovado, as aulas do período 2017.1 serão iniciadas em 5 de julho em Maceió, Viçosa e Santana, e no dia 31 de julho, em Arapiraca, Palmeira, Penedo e Delmiro.
Confira o Calendário 2017:
Curso de extensão sobre consciência corporal inscreve até quarta
São 30 vagas abertas para alunos da Ufal e a comunidade em geral
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Simoneide Araujo – jornalista colaboradora
A terceira turma do curso de extensão Consciência corporal através de exercícios de alongamento está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 3, quando também começam as aulas. Esta é mais uma atividade da licenciatura em Dança, vinculada à Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Alagoas. São 30 vagas disponíveis.
Podem participar alunos e professores da graduação em Dança, Teatro e Música e da Escola Técnica de Artes, além da comunidade alagoana, ou seja, é um curso para as pessoas que queiram trabalhar seu corpo em busca de uma melhor qualidade de vida.
O curso é gratuito e as aulas vão acontecer às segundas e quartas-feiras, das 12h15 às 13h30, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu. As atividades serão coordenadas e ministradas pela professora e bailarina Isabelle Rocha. “É mais uma forma de oferecer mais horas práticas, principalmente para atender as necessidades dos nossos alunos da licenciatura, mas, também, estamos abrindo para a comunidade”, revelou.
De acordo com Isabelle, a proposta é possibilitar o autoconhecimento por meio do movimento. “Nosso trabalho é focado na postura para fazer o movimento e isso possibilita que consigamos chegar mais às sensações. É uma aula que se adapta e respeita os limites do corpo. Vale a pena participar”, disse.
As aulas começam dia 3 de maio e vão até final de novembro deste ano. As inscrições estão sendo feitas pelo Sistema Sigaa da Ufal.
Debate sobre a questão agrária alagoana será realizado no auditório da FSSO
Encontro será nesta quinta-feira (20), 10h
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Ascom Ufal
Nesta quinta-feira (20), 10h, A questão Agrária em Alagoas será tema de debate com o professor Paulo Cândido.
O encontro, promovido pela Coordenação do Curso de Filosofia, será no auditório da Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Ufal.
Toda comunidade acadêmica pode participar.
Dia do Índio motiva mais uma palestra do Projeto Clinamen
Encontro será nesta quarta-feira (19), a partir das 18h
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Ascom Ufal
Imagens e Artefatos Míticos de Resistência serão os assuntos de mais uma palestra promovida pelo Projeto de Extensão Clinamen, em parceria com a Coordenação do Curso de Filosofia.
O encontro será nesta quarta-feira (19), na Sala 06, no Miniauditório de Filosofia, das 18h às 19h. O tema foi escolhido em alusão ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. Toda comunidade acadêmica é convidada a participar.
O professor e pesquisador Siloé Amorim, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, será o palestrante.
Dirigentes defendem conquistas na área de assistência estudantil durante encontro do Fonaprace
Representantes de IES do Norte e Nordeste estiveram reunidos na Ufal para debater os desafios da área
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Ascom Ufal
Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, das regiões Norte e Nordeste, estiveram em Maceió para participar do 13º Encontro do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). O evento foi sediado pela Universidade Federal de Alagoas.
Nesta sexta-feira (7), foi último dia de atividades do evento, iniciado na última quarta-feira (5). “É muito importante esse evento ser realizado na Ufal, principalmente, em um ano que se inicia com corte no orçamento do Plano Nacional de Assistência Estudantil [Pnaes]”, apontou a reitora Valéria Correia. “O Pnaes é considerado um programa importante para as condições de permanência e impedir a evasão. Com a democratização do acesso às universidades, possibilitando o ingresso de estudantes em condições de vulnerabilidade, a assistência estudantil é um direito e uma necessidade real para que eles tenham condições de continuar os estudos”, argumentou a reitora.
Segundo a pró-reitora Estudantil (Proest), Silvana Medeiros, o evento reuniu 77 participantes, representantes de 20 IES das regiões Norte e Nordeste. “"Foi uma satisfação sediar este encontro no ano em que o Fonaprace comemora 30 anos de existência”, afirmou. “Debatemos os desafios da política de assistência estudantil, reafirmando que os avanços conquistados devem ser mantidos para que sejam asseguradas as condições de democratização do acesso e permanência às universidades publicas", destacou Silvana Medeiros.
Valéria Correia também ressaltou que uma pauta importante da reunião do Fonaprace é a transformação do Decreto nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Pnaes, em uma política de Estado. “É uma necessidade se ter no horizonte essa mudança. Hoje, o Programa Nacional de Assistência Estudantil ainda é um decreto. É um programa que não pode ficar à mercê de conjunturas políticas; é preciso virar uma política de estado”, defendeu. “No Norte e Nordeste, 76,6% dos estudantes pertencem a famílias de, no máximo, renda per capta de até um e meio salário mínimo. Esse dado da pesquisa do Fonaprace é muito importante porque demonstra que esses estudantes precisam da assistência estudantil para terem condições de permanecer na universidade”, apontou.
A reitora lembrou ainda do grave acidente entre ônibus escolares, ocorrido no dia 30 de março, e que vitimou estudantes da Ufal, para reforçar a importância das ações de assistência estudantil. “São fatalidades que envolvem exatamente as condições precárias dos estudantes que residem em outros municípios e necessitam do transporte para frequentar as aulas”. Para a reitora, parcerias com prefeituras são possibilidades para garantir condições de permanência dos estudantes nos locais onde a Ufal tem unidades educacionais ou campus.
Sobre o Fonaprace
O Fonaprace foi criado em 1987, tendo como objetivo formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional; assessorar permanentemente a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); participar ativamente na defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém; promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência, realizar congressos, conferências, seminários e eventos assemelhados.
“A coordenação regional Norte e Nordeste esteve reunida em Maceió para discutir alguns temas muito importantes em relação à assistência ao estudante do ensino superior, como, por exemplo, saúde mental, matriz da distribuição de recursos, indicadores de avaliação, metodologia de avaliação socieconômica”, explicou Cristiane Batista, pró-reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e coordenadora da Região Nordeste do Fonaprace.
“Todos esses temas foram discutidos e serão levados para a Coordenação Nacional para fortalecer essa pasta em todas as universidades federais, de modo que o estudante do ensino superior tenha esse apoio para que permaneça na universidade e a retenção e a evasão sejam minimizadas ou até erradicadas, tendo em vista que o papel da assistência estudantil é minimizar as desigualdades sociais e econômicas e possibilitar o sucesso acadêmico do estudante”, destaca.
“Parabenizo à Ufal, à reitora Valéria Correira e também à pró-reitora Silvana, pela acolhida desse encontro do Fonaprace. A Ufal é uma universidade extremamente importante e tem esse protagonismo na defesa da assistência estudantil”, disse a a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora nacional do Fonaprace, Cássia Virgínia Bastos Maciel.
Durante o encontro em Maceió, a coordenadora nacional também lamentou o acidente ocorrido entre os ônibus estudantis. “Manifesto o pesar imenso e a solidariedade do Fonaprace Nacional e da Universidade Federal da Bahia pelo ocorrido com os estudantes. Um acontecimento como esse mobiliza muito a gestão, porque convivemos dia a dia com os estudantes”, afirmou.
Para o pró-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e representante da região Norte no Fonaprace, Rafael Pontes, “o Fórum tem importância para as duas regiões e busca integrar as equipes que fazem assistência estudantil nas universidades, de uma forma que possa trocar experiência, debater como é que acontecem as políticas em cada região, no caso especial Norte e Nordeste, que apresentaram na última pesquisa do Fonaprace 2014 o maior índice de vulnerabilidade social e econômica”.
“É um espaço também para discutir a conjuntura nacional, aproximar as equipes, trocar experiências. Nesse momento, é importante situar o Fórum como ambiente de discussão e congruência para a assistência estudantil que vem sendo abalada por um momento de instabilidade política e econômica”, pontuou. “A assistência estudantil é uma política constituída ao longo dos anos que permitiu uma universidade mais social e inclusiva. A nossa bandeira é para garantir que ela continue no seu desenvolvimento, cresça, e não seja abalada por questões políticas, e que se torne uma política da nação e não de governo”, completou.