Notícias
Saber quais são os crimes que se repetem em Alagoas e aqueles que já fazem parte da realidade local, em que condições e qual o perfil dos criminosos. Essas são algumas das questões que buscam ser respondidas em uma pesquisa coordenada pela professora Célia Nonata, doutora em História. A mineira, que passou no concurso para docente da Ufal em 2010, trouxe na bagagem o interesse pela história social do crime e a necessidade de analisar melhor os dados, para compreender a escalada de violência que atinge as cidades brasileiras.
Alunos e mestrandos de Meteorologia passaram várias noites acampados dentro da reserva do Ibama, no bairro da Gruta de Lourdes. Com os equipamentos do Laboratório de Poluição do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), os pesquisadores levantaram dados, de 20 de abril a 20 de maio, para determinar os níveis de compostos nitrogenados (NOx) e dióxido de carbono (CO2) presentes nos 55 hectares de mata atlântica secundária.
Valéria Correia, Paulo Vanderlei e Eurico Lôbo são os três candidatos que concorrem este ano à vaga de Reitor da Universidade Federal de Alagoas. Após o sorteio dos números das chapas, realizado pela Comissão Central Eleitoral na tarde desta segunda-feira, 16, foram declaradas oficialmente as eleições na Ufal.
No dia 4 de maio, pesquisadores espanhóis e brasileiros conseguiram um grande feito: a primeira reprodução sem indução hormonal em cativeiro do peixe cherne, ameaçado de extinção, nas instalações do Aquário Finisterrae em La Coruña- Espanha. O cherne (Polyprion americanus) é um peixe pertencente à família Polyprionidae, caracterizado por ser de grande porte e ser encontrado em profundidades de 100 a 1000 metros. Em 2008, pesquisadores da Grécia conseguiram uma única vez a desova dessa espécie, mas utilizaram hormônios.
Nesta quinta-feira, 12, tomaram posse no Gabinete da Reitoria os novos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que atuará no biênio 2011-2013. Formada a partir de uma eleição, nos próximos dois anos os novos membros terão o papel de atualizar o novo regimento do CPPD, além de lidar com um número crescente de processos administrativos.
O evento reúne, em Alagoas, estudantes, alunos e comunidade.
Resgatar a cidadania dos trabalhadores informais de Arapiraca que possuem baixa escolaridade e que estão fora da escola, a partir do processo de ensino da Matemática é um dos objetivos do projeto “Matemática na Rua e na Escola: uma análise das diferentes formas de construção do conhecimento matemático”, coordenado pelo professor Talvanes Eugênio Maceno, da disciplina Planejamento, Currículo e Avaliação nos cursos de Licenciatura do Campus Arapiraca.
Valéria Correia, Paulo Vanderlei e Eurico Lôbo são os três candidatos que concorrem este ano à vaga de Reitor da Universidade Federal de Alagoas. Após o sorteio dos números das chapas, realizado pela Comissão Central Eleitoral na última segunda-feira, 16, foram declaradas oficialmente as eleições na Ufal.
No dia 4 de maio, pesquisadores espanhóis e brasileiros conseguiram um grande feito: a primeira reprodução sem indução hormonal em cativeiro do peixe cherne, ameaçado de extinção, nas instalações do Aquário Finisterrae em La Coruña- Espanha. O cherne (Polyprion americanus) é um peixe pertencente à família Polyprionidae, caracterizado por ser de grande porte e ser encontrado em profundidades de 100 a 1000 metros. Em 2008, pesquisadores da Grécia conseguiram uma única vez a desova dessa espécie, mas utilizaram hormônios.
O acesso ao serviço público é marcado pela cerimônia de posse e a Universidade Federal de Alagoas prepara um momento especial para receber seus novos servidores.
Nesta quinta-feira, 12, tomaram posse no Gabinete da Reitoria os novos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que atuará no biênio 2011-2013. Formada a partir de uma eleição, nos próximos dois anos os novos membros terão o papel de atualizar o Regimento, além de lidar com um número crescente de processos administrativos.
Um dos ofícios do bacharel em Geografia é o Geoprocessamento, técnica que opera sobre dados geográficos (georreferenciados), que associados aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), permitem diferentes análises do ponto de vista da Geografia. Essa técnica chega às cidades alagoanas, através da “Capacitação em Geoprocessamento nos Municípios”, realizada pelo Laboratório de Geoprocessamento Aplicado (LGA), da Universidade Federal de Alagoas.
A importância da Universidade Federal de Alagoas para o desenvolvimento do Estado foi mais uma vez reforçada pelo professor Ignaçy Sachs durante reunião com representantes da gestão central e da comunidade acadêmica. Sachs veio recentemente à Alagoas a convite do Governo Estadual e visitou a Ufal, acompanhado do professor Eduardo Setton, atualmente secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.
O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas está dando início à elaboração do seu Plano Diretor participativo e vem integrando a comunidade acadêmica nas discussões. Com um cronograma de atividades definidas até janeiro de 2012, o plano tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e ordenamento físico da universidade no município de Arapiraca. Ele servirá para guiar as ações relativas ao crescimento e ao funcionamento da vida acadêmica.