1

Agilização no atendimento do RU é discutida pela gestão

O Projeto RU Ágil é dotado de readequação do espaço físico e compra de equipamentos. Também foram discutidos aquisição de alimentos e o funcionamento dos restaurantes universitários das sedes Arapiraca e Delmiro Gouveia


- Atualizado em
Analice Dantas destaca a importância do restaurante universitário como equipamento social de apoio estudantil (Fotos - Daniel Araújo)
Analice Dantas destaca a importância do restaurante universitário como equipamento social de apoio estudantil (Fotos - Daniel Araújo)

Diana Monteiro - jornalista

A crescente demanda de usuários no Restaurante Universitário (RU) do Campus A. C. Simões, assim como de unidades descentralizadas, tem exigido medidas para o dinamismo desse serviço na Universidade Federal de Alagoas, considerado pela gestão como prioridade, principalmente pelo importante equipamento social de apoio aos estudantes visando garantir segurança alimentar e condições de permanência na instituição.

O serviço disponibilizado à comunidade universitária foi discutido na manhã desta sexta-feira (20), pela reitora Valéria Correia com representantes da Pró-reitoria Estudantil (Proest), da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), Superintendência de infraestrutura (Sinfra) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Na pauta, a execução do Projeto RU Ágil e funcionamento dos restaurantes universitários das sedes Arapiracas e Delmiro Gouveia.

Ainda como pauta de reunião, a discussão dos processos necessários para implementação da compra institucional dos alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimento pela Agricultura Familiar e Reforma Agrária de Alagoas. “Mesmo com o contingenciamento de recursos para este ano, nesse primeiro semestre vamos priorizar a readequação de um equipamento importante para a comunidade universitária, como é o RU”, reforçou a reitora Valéria Correia.

A pró-reitora estudantil Analice Dantas destacou que o Projeto RU Ágil, além de contemplar readequação do espaço físico, prevê a aquisição de balcões térmicos dando condições ao atendimento self service. “Essa medida visa reduzir o tempo do usuário na fila e refletirá para a melhoria no atendimento. Cadastramento e controle do acesso ao RU também estão entre as medidas para a agilização do serviço”, frisou Analice, acrescentando a definição de um cronograma de atividades para a área.

Os três restaurantes universitários em funcionamento, A. C. Simões, Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e Unidade Viçosa, atendem diariamente cerca de três mil usuários, o que resulta em 20 mil refeições servidas ao mês. Além do almoço e jantar os estudantes da Residência Universitária (RUA), recebem mais duas refeições diariamente.

“O projeto de adequação é um compromisso da atual gestão na busca de ações de apoio aos estudantes na universidade. Dentre as prioridades está a manutenção de todos os restaurantes universitários existentes”, reforçou a pró-reitora Analice Dantas.

 

Alunos da Ufal fazem capacitação em flauta doce

Atividade faz parte do Projeto Sopro Novo Yamaha, que investe em educação musical continuada


- Atualizado em
Atividade prática da oficna, realizada na quinta-feira (19), no Espaço Cultural
Atividade prática da oficna, realizada na quinta-feira (19), no Espaço Cultural

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Formação pedagógica e educação musical fazem parte do Projeto Sopro Novo Yamaha, que está há 10 anos em Maceió e oferece atividades para contribuir com a capacitação de músicos e professores da área. Diante dessa oportunidade, alunos de graduação da Universidade Federal de Alagoas, professores de música e estudantes do ensino médio se inscreveram para participar do Sopro Novo Flauta Doce, um dos programas do projeto, e, logo, logo, vão estar aptos a ensinar a tocar esse instrumento.

A capacitação tem duração de oito meses. Começou em novembro de 2016, durante da 7ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, realizada em Marechal Deodoro, e vai até o início do segundo semestre. As primeiras atividades começaram no evento e, de lá para cá, as aulas acontecem nos encontros quinzenais, em formato de oficina. “Além de recebermos profissionais de outros estados para dar aulas, também realizamos oficinas, quinzenalmente às quintas-feiras à noite, para que nossos alunos possam praticar o instrumento e trocar informações”, disse Elaine Maria da Silva, coordenadora do programa em Maceió.

Segundo Elaine Maria, o Sopro Novo é uma oportunidade para se trabalhar educação musical por meio da flauta doce. “O interessante é que não é preciso ter conhecimentos musicais para participar do projeto, basta querer aprender a tocar o instrumento. Temos alunos da Ufal dos cursos de licenciatura em Música, Letras e Química; temos professores de Música que também estão aprendendo flauta doce e alunos do ensino médio”, revelou.

A coordenadora Elaine Maria, é ex-aluna de licenciatura em Música da Ufal e também participou do Sopro Novo Flauta Doce. Ela é pós-graduada em educação musical e, durante quase quatro anos, trabalhou na Secretaria de Cultura de São Paulo como artista educadora de Música. Agora, de volta a Maceió, coordena o projeto e é professora de Música. 

Há proposta de abrir uma turma do Sopro Novo por ano e o professor Marcos Moreira, coordenador do curso de Música da Ufal, é dos entusiastas desse projeto e incentiva seus alunos a participarem. 

 

Alunos de Filosofia serão recepcionados com minicurso

Novos graduandos também poderão participar de mesas-redondas


- Atualizado em
Programação no Ichca será de 18 a 20 de janeiro
Programação no Ichca será de 18 a 20 de janeiro

Manuella Soares - jornalista

A Semana de Acolhida aos novos alunos da Universidade Federal de Alagoas terá uma programação oficial nos dias 16 e 17 de janeiro. A partir do dia 18 os calouros serão recepcionados nas suas respectivas unidades acadêmicas. O curso de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) organizou uma programação com atividades até o final da semana.

Será oferecido um minicurso, de três dias, intitulado Questões fundamentais da Filosofia Contemporânea: o sujeito como problema ministrado pelos professores Marcos Silva e Cristina Viana.  A programação também conta com duas mesas redondas compostas pelos professores Marcos Silva, Luciana Santana e Flávia Benevenuto. Alguns alunos também farão parte desses debates.

Na noite do último dia, 20 de janeiro, terá uma atividade do projeto de extensão Ágora com interação entre os professores dos cursos de Sociologia, Artes e Educação Física. Já às 20h30 começa uma festa de confraternização para os calouros, veteranos e professores.

Confira aqui a programação completa.

Atendimento no Restaurante Universitário é retomado nesta segunda (16)

Com início das aulas, RU volta a atender toda comunidade acadêmica da Ufal


- Atualizado em
Os comensais que não têm cadastro biométrico devem apresentar um documento oficial
Os comensais que não têm cadastro biométrico devem apresentar um documento oficial

Ascom Ufal

Na próxima segunda-feira (16), com o reinício das aulas na Universidade Federal de Alagoas, o Restaurante Universitário (RU) retoma o atendimento a toda comunidade acadêmica.

Para os que já possuem cadastro, o atendimento será realizado pelo processo de biometria. Os que ainda não têm cadastro biométrico devem apresentar um documento oficial com foto e um documento atualizado que comprove o vínculo com a Ufal, tal como comprovante de matrícula, declaração da coordenação de curso ou lista de convocados, caso o estudante seja calouro.

Atividades da Nutrifeira da Fanut serão retomadas na próxima terça

Ações são realizadas no Campus A.C. Simões, no espaço ao lado da antiga tenda cultural


- Atualizado em
Nutrifeira será retomada na próxima terça
Nutrifeira será retomada na próxima terça

Ascom Ufal

O projeto de extensão Feijão com Arroz, da Faculdade de Nutrição (Fanut), retoma as atividades da Nutrifeira na próxima terça, dia 24. As ações são sempre nas terceiras terças-feiras de cada mês, porém, excepcionalmente em janeiro, a feira ocorrerá na próxima semana devido o retorno das aulas.

As atividades serão realizadas no Campus A.C. Simões, no espaço ao lado da antiga tenda cultural. Pela manhã, haverá venda de hortaliças, raízes e frutas, com algumas já higienizadas e próprias para o consumo imediato. No período da tarde, os integrantes do projeto irão realizar avaliação de gordura corporal com medidas antropométricas, exposição do conteúdo de sal, gordura e açúcar nos alimentos de modo a sensibilizar as pessoas para refletir sobre escolhas alimentares.

Haverá ainda exposição da pirâmide alimentar com modelos de alimentos, que podem ser manipulados pelos visitantes, para trabalhar o conceito de uma alimentação saudável. E para divertir os participantes, a comissão fará um jogo do tipo amarelinha com perguntas sobre cuidados com a saúde no verão.

Biblioteca Central da Ufal não funciona nesta sexta (6)

Motivo é a manutenção do sistema hidráulico da unidade


- Atualizado em

Redação Ascom

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas (BC/Ufal) estará fechada nesta sexta-feira, 6 de janeiro, devido a uma manutenção da rede hidráulica e limpeza das caixas de água do prédio. O funcionamento da BC retorna ao normal na segunda, 9. 

"A manutenção se faz necessária, pois em caso de vazamento da tubulação poderíamos ter risco de curto-circuito e incêndio, uma vez que se trata de um cano que passa por cima do elevador", explica a diretora da Biblioteca, Cristiane Estevão. 

Durante o recesso, a biblioteca é aberta ao público das 8h às 17h, de segunda a sexta, acompanhando o horário dos setores administrativos da Ufal. O horário de funcionamento em dias letivos é das 7h às 21h40, de segunda a sexta-feira; já aos sábados, a Biblioteca abre às 8h e encerra as atividades às 14h.

Ceca terá programação especial para calouros

Estudantes vão conhecer melhor o Centro e participar de vivência num assentamento, em Murici


- Atualizado em
Calourada do Ceca terá programação variada
Calourada do Ceca terá programação variada

Manuella Soares - jornalista

O Centro Acadêmico de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca/Ufal), vai promover a 3ª Calouragro para recepcionar os novos alunos do semestre letivo 2016.2. O evento será realizado de 16 a 20 de janeiro com uma programação que contempla todos os cursos da unidade.

O primeiro dia de atividades começa às 8h, no auditório principal do Ceca, com a presença de gestores e docentes. A organização do evento planejou para os dias seguintes uma roda de apresentação dos novos alunos; a apresentação de instâncias estudantis e um bate-papo com um profissional da área.

Haverá também uma manhã de vivência do assentamento Dom Helder Câmara, em Murici; visita aos setores do Centro de Ciências Agrárias; o AgroCafé; e uma programação surpresa.

O evento é gratuito e não precisa fazer inscrição.

Confira em anexo.

Certificados do Caiite já estão disponíveis para os participantes de Maceió

Documento pode ser impresso diretamente no site do evento


- Atualizado em
Certificados para ouvintes do Caiite já estão disponíveis no site do evento
Certificados para ouvintes do Caiite já estão disponíveis no site do evento

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Quem participou das atividades do Caiite 2016 como ouvinte já pode imprimir o certificado. O documento está disponível aqui e pode ser impresso pelo próprio participante, bastando apenas informar o e-mail cadastrado na inscrição.

Neste primeiro momento, estão disponíveis apenas os certificados de participantes/ouvintes do Caiite Maceió, os do interior serão disponibilizados em breve.  

Os certificados de palestrantes de conferências, palestras, mesas e ministrantes de oficinas e minicursos ainda estão sendo confeccionados. A Proex informou também que os certificados para os participantes do Caiite no interior serão gerados em breve.

Informações e dúvidas, entrar em contato pelo site www.evento.ufal.br/caiite.

Comissão Própria de Avaliação reabre inscrições de chapas para docentes

Prazo será até 6 de fevereiro


- Atualizado em

Redação Ascom

A coordenação da Comissão Própria de Avaliação da Ufal reabre o período de inscrição para o segmento docente (titular e suplente) nas eleições da CPA. O prazo será de 30 de janeiro até o dia 6 de fevereiro, por meio da plataforma Sieweb ou do link direto, clicando aqui.

As inscrições foram reabertas em virtude da não inscrição de docentes dos campi Arapiraca e do Sertão, além das áreas de Exatas e Ciências Naturais do Campus A.C. Simões. Caso não haja inscritos, esses campi/área ficarão sem representantes na comissão.

Também poderão se candidatar os docentes das áreas de Ciências Humanas e Sociais e, da Saúde mesmo já havendo chapas inscritas no período anterior de inscrições, em outubro do ano passado.

As eleições da CPA devem acontecer já neste mês de fevereiro.

O crescimento e a melhoria da Ufal dependem da colaboração de todos os membros da comunidade universitária. E uma das formas pelas quais os servidores docentes e técnico–administrativos podem ajudar diretamente é participando da Comissão Própria de Avaliação (CPA). 

A recomposição da CPA terá como primeira atividade a autoavaliação institucional e a confecção do relatório para envio do mesmo por parte da Ufal aos órgãos de controle até março de 2017. O mandato dos representantes das categorias docente, técnico-administrativo e da sociedade civil organizada será de dois anos, podendo ser renovado por igual período.

 

Conselheiros estudantis emitem nota sobre realização de provas na retomada do semestre letivo

Eles solicitam que não sejam marcadas atividades avaliativas, nesta primeira semana de aula, nas unidades que ainda vão concluir o semestre 2016.1


- Atualizado em

Ascom Ufal

Os estudantes da Ufal, que representam o segmento discente no Conselho Universitário, emitiram uma nota contra a “imediata realização de atividades avaliativas na retomada do calendário acadêmico 2016.1”, iniciado nesta segunda-feira (16).

Em comunicado oficial, a pró-reitora de Graduação (Prograd), Sandra Regina Paz, fez a orientação para os docentes que “essa primeira semana deverá ser utilizada para fazer a revisão, combinar com os alunos conteúdos, trabalhos e outras formas de avaliação que serão ministradas nas semanas subsequentes”. 

Confira abaixo a nota emitida pelos conselheiros estudantis.

Copeve abre seleção para prestadores de serviço durante Sisu

Candidatos passarão por prova de títulos e inscrições são gratuitas


- Atualizado em
Copeve promove seleção para prestadores de serviços no Sisu
Copeve promove seleção para prestadores de serviços no Sisu

Ascom Ufal

Estão abertas, até esta terça-feira (24), as inscrições para seleção de prestadores de serviços eventuais para apoiar as atividades logísticas do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação presenciais da Ufal, o Sisu 2017.1, atuando na função de receptor de documentos.

A seleção será realizada em uma única etapa, constituída de prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

As inscrições serão gratuitas, pela Internet, no endereço eletrônico da Copeve. Após a realização do cadastro, o candidato deverá imprimir uma cópia do comprovante de inscrição, preencher o formulário disponível em anexo, juntar às cópias dos documentos elencados nos subitens 6.1 e 7.2 do edital e entregar a documentação nos dias 25 e 26, das 9h às 12h e das 13h às 16h, em um dos locais relacionados.

É importante ressaltar que no ato da inscrição eletrônica o candidato deverá escolher o município em que deseja atuar como prestador de serviços.

Para mais informações, clique aqui.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato diretamente com a Copeve por meio do endereço eletrônico copeve.candidato@gmail.com, ou ainda pelos telefones 3214-1692 / 3214-1694.

Copeve divulga resultado final de concurso para técnicos da Ufal

Aprovados devem ficar atentos às nomeações


- Atualizado em
Nomeações dos aprovados serão divulgadas no site da Copeve
Nomeações dos aprovados serão divulgadas no site da Copeve

Ascom Ufal

O Núcleo Executivo de Processos Seletivos da Copeve  divulgou o resultado final das provas objetivas e práticas do concurso de técnico-administrativo do quadro permanente da Universidade Federal de Alagoas.  

A seleção aberta em maio de 2016 foi para cargos com lotação nas sedes dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão, com suas unidades de ensino em Palmeira dos Índios, Penedo, Viçosa e Santana do Ipanema; além  do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA).

O resultado final inclui as provas de ampla concorrência; negros ou pardos; e portadores de necessidades especiais.

Confira as informações atualizadas aqui para acompanhar as nomeações. 

Copeve orienta estudantes do Paespe para inscrições no Sisu

Alunos receberam dicas de como não perder a oportunidade de uma vaga na Ufal


- Atualizado em
Zeuxis Costa orienta alunos do Paespe.jpg
Zeuxis Costa orienta alunos do Paespe.jpg

Ascom Ufal

O coordenador do Núcleo Executivo de Processos Seletivos da Copeve, Zeuxis Costa, orientou os estudantes da turma do Programa de Apoio as Escolas Públicas do Estado (Paespe) em relação às inscrições do Sisu 2017. Os estudantes fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 e têm até esta sexta-feira (27) para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada.

Na oportunidade, os alunos tiraram dúvidas sobre a nota do Enem, ponto de corte no Sisu, 1ª e 2ª opções de curso, número de chamadas na Ufal e lista de espera. Eles ainda, foram orientados sobre a reserva de vagas por meio de cotas e receberam orientações sobre o bônus regional. Os estudantes também foram apresentados ao histórico de concorrência de cursos  de graduação da Universidade.

Com muita experiência na Copeve, Zeuxis Costa, relatou alguns dos principais enganos cometidos pelos candidatos que acabam perdendo a oportunidade de ingressar na Ufal. Um exemplo disso é se o estudante não foi selecionado em nenhuma das opções na primeira chamada. Muitos não sabem que, mesmo assim, ainda podem concorrer ao curso de 1ª opção. Pra isso, é necessário se inscrever na Lista de Espera.

Ufal Arapiraca promove evento sobre esporte na formação dos jovens

Encontro será no dia 30 de janeiro


- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Ascom Ufal 

Na próxima segunda-feira (30), será realizado o 1º Encontro Arapiraquense sobre Atividade Física, Esporte e Saúde: a importância do esporte e da atividade física na formação de jovens. O encontro será realizado no Auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

Podem participar profissionais de Educação Física e áreas afins. De acordo com a programação, serão duas mesas-redondas com a participação de profissionais de Alagoas, além da presença do professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, Antônio José Barata Figueiredo.

O evento é promovido pelo Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps), do Campus Arapiraca da Ufal, e o debate é voltado para os benefícios da prática esportiva no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Os participantes receberão certificados emitidos pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa, que apoia o evento, com carga horária de 6h. 

Os interessados em participar devem pagar uma taxa de R$ 10 ou R$ 20, de acordo com as especificações determinadas pela organização. As inscrições estão sendo realizadas no Pátio da Ufal e na Academia Planet Fitness, em Arapiraca. 

Curso de Filosofia promove minicurso sobre Hegel e Feuerbach

Participação é gratuita e participantes terão direito a certificado de nove horas


- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Ascom Ufal

A Coordenação do Curso de Filosofia convida toda a comunidade acadêmica para o minicurso “Entre Hegel e Feuerbach: aspectos críticos acerca da recepção de Spinoza nos séculos 18 e 19“, a ser ministrado pelo professor André Luís Bonfim Sousa (Ifal) entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, das 16h às 19h. O minicurso é gratuito e com carga horária total de nove horas. Os participantes que frequentarem os três dias terão direito a certificado.

Para conferir o resumo e a programação detalhada do minicurso, clique aqui.
Veja também o currículo lattes do professor André Luís.

Divulgada lista de convocados para confirmação de matrícula na Ufal

Estudantes inscritos na Lista de Espera do SiSU 2016. 1 também foram chamados para realizar a pré-matrícula


- Atualizado em

Ascom Ufal

Nesta quarta-feira (25), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Ufal divulgaram dois editais com os nomes dos convocados para confirmar a matrícula nos cursos de graduação da Universidade e de candidatos inscritos na Lista de Espera do SiSU 2016.1 para realizar a pré-matrícula. Em ambos os casos, as convocações são relacionadas ao semestre 2016.2.

O edital 03/2017 traz os nomes dos candidatos convocados para confirmar a matrícula nos campi A.C. Simões (Maceió), Centro de Ciências Agrárias (Ceca), unidades de ensino em Santana do Ipanema e em Viçosa.

De acordo com o documento, para efetivar a confirmação de matrícula, o estudante deve se apresentar nos dias 26, 27 e 30 de janeiro, munido de documento de identificação oficial com foto, e assinar a ata de Confirmação de Matrícula. O local e o horário para confirmação variam de acordo com o curso e estão todos especificados no edital.

Já o edital 04/2017 convoca os estudantes classificados e suplentes da Quinta Chamada (Lista de Espera) do SiSU 2016.1 para a realização da pré-matrícula no Campus A.C. Simões (Maceió), Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e Unidade de Ensino Santana do Ipanema.

A pré-matrícula será realizada nos dias 26, 27 e 30 de janeiro, nos locais e horários especificados no ato convocatório. Os candidatos devem ficar atentos aos documentos exigidos. A relação da documentação a ser entregue, bem como os procedimentos a seguir, estão previstos nos itens 10 e 11 do Edital nº 01/2016 - Prograd/Ufal, disponível em anexo.

As cópias dos documentos devem ser autenticadas em cartório. Na Ufal, servidores credenciados autenticarão documentos gratuitamente na Pró-reitoria de Graduação (situada no térreo do prédio da Reitoria) e na Unidade de Ensino de Santana do Ipanema.

Clique aqui para mais informações. 

Comissão retifica edital de editoração e publicação de livros na Bienal

Prazo para submissão de propostas vai até 28 de fevereiro


- Atualizado em

Ascom Ufal

O edital nº 01/2017 da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) em parceria com a Fapeal para apoio à editoração e publicação de livros teve algumas retificações. Entre eles, o cronograma mudou e o prazo de submissão de propostas na Edufal foi estendido para o dia 28 de fevereiro. Com isso, o resultado final sairá em 10 de maio.

As obras selecionadas serão lançadas na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas juntamente com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos (Cepal) e o apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa (Fundepes).

Confira aqui o edital completo, retificado.

Edital vai selecionar livros que serão lançados na Bienal 2017

A reitora da Ufal, Valéria Correia, e o diretor da Edufal, Osvaldo Maciel, participaram de solenidade na Fapeal


- Atualizado em
Diretor da Edufal, Osvaldo Maciel, assina edital de publicação de livros
Diretor da Edufal, Osvaldo Maciel, assina edital de publicação de livros

Lenilda Luna - jornalista

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, e o diretor da Editora da Ufal (Edufal), Osvaldo Maciel, participaram, na manhã desta segunda-feira (9), de uma solenidade na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para o lançamento de edital de Apoio à Editoração e Publicação de Livros. As obras serão lançadas na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas juntamente com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos (Cepal) e o apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa (Fundepes). A novidade deste edital em relação aos anteriores é que ele permite a inscrição de doutores externos à Ufal.

O governador do Estado, Renan Filho, presidiu a solenidade e destacou o bicentenário da Emancipação de Alagoas, que será comemorado com várias atividades durante o ano. "Hoje, temos uma realidade bem diferente daquela em que se comemorou o centenário da emancipação e nem conseguimos imaginar toda a evolução tecnológica e científica que ocorrerá nos próximos cem anos. Mas deixaremos nosso legado, também, em forma de livros, para socializar o conhecimento com as gerações futuras. Os cidadãos e cidadãs de Alagoas daqui a cem anos terão o registro do que se produzia em 2017", ressaltou o governador.

A reitora Valéria Correia agradeceu a parceria entre a Universidade e o Governo do Estado, por meio de ações conjuntas com a Fapeal, Fundepes e Imprensa Oficial Graciliano Ramos. "É importante que a produção acadêmica seja socializada. Nós acreditamos na teoria a serviço das transformações sociais. Queremos abrir para o público a possibilidade de conhecer o que se produz na Ufal”, destacou a reitora. E lembrou: “A Bienal deste ano terá como tema o Bicentenário de Alagoas e o lançamento de livros será uma forma relevante de celebrar nossa história".

O edital dedica 80% das publicações para pesquisadores vinculados a Programas de Pós-graduação, mas reserva 20% dos recursos para trabalhos resultantes de pesquisas de doutores que não estejam na pós-graduação. O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, destacou essa primeira ação do ano como uma contribuição nas atividades comemorativas ao Bicentenário da Emancipação de Alagoas. "Este edital libera 150 mil reais em recursos para a publicação de cerca de 50 livros", disse o presidente.

O diretor da Edufal ressalta que editais para publicação de livros são uma forma democrática de oferecer oportunidades aos autores-pesquisadores. "Essas ações fortalecem o mercado editorial alagoano, por meio de políticas públicas efetivas, incentivando uma produção qualificada, já que é voltado para a divulgação de pesquisas da Universidade. Teremos publicações em diversas áreas. As propostas de livros a serem publicados devem ser levadas à sede da Edufal de 16 de janeiro à 17 de fevereiro", informa Osvaldo Maciel.

No final da solenidade, a Edufal ofereceu ao governador de Alagoas, Renan Filho, um exemplar do livro Lacan chinês: poesia, ideograma e caligrafia chinesa de uma psicanálise, de autoria do professor e psicanalista Cleyton Andrade, do Instituto de Psicologia da Ufal (IP). O livro foi vencedor do prêmio Jabuti 2016 na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. "Foi a primeira vez que a Ufal venceu um prêmio dessa relevância nacional e internacional. Portanto, essa obra precisa ser conhecida e divulgada pelo Governo", finalizou Osvaldo Maciel.

Confira o edital e o formulário de inscrição em http://www.edufal.com.br/ ou nos links abaixo.

 

Entrevista: reitora da Ufal fala das ações do primeiro ano de gestão

Com balanço positivo, Valéria Correia destacou apoios, transparência e desafios


- Atualizado em
Maria Valéria Costa Correia, reitora da Ufal
Maria Valéria Costa Correia, reitora da Ufal

Ascom Ufal

Há um ano à frente da maior universidade pública, gratuita e socialmente referenciada do Estado de Alagoas, as medidas adotadas pela nova Gestão da Ufal já mostram o caminho dos avanços. Como parte das comemorações destes primeiros 12 meses, a reitora Maria Valéria Costa Correia, falou em entrevista sobre prioridades, apoios, transparência e desafios para os próximos anos. Ela fez um balanço positivo do primeiro ano de gestão que, apesar de difícil, plantou boas sementes. A entrevista estará disponível também na revista eletrônica #SomosTodosUfal que será lançada, nesta terça-feira (31), durante a Audiência Pública para toda a comunidade universitária.

 

1 - Uma das prioridades da nova Gestão foi a efetivação de uma política de assistência estudantil. Quais as ações empreendidas nesse sentido?

 

As condições de permanência dos/as estudantes nas universidades têm sido um grande desafio a ser enfrentado pelos/as estudantes e pelas gestões, principalmente com o importante processo de democratização do acesso ocorrido nos últimos anos. A 4ª Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural de Estudantes de Graduação das Ifes do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) mostrou que 66,66% dos/as estudantes das universidades públicas demandam por assistência estudantil, porque pertencem a famílias que têm renda per capta abaixo de um salário mínimo e meio. No Nordeste, essa realidade se agrava, mais de 76% dos/das estudantes necessitam de assistência estudantil. Tem-se observado que os recursos destinados a essa assistência não vêm crescendo na mesma proporção dos demandantes. Na Ufal, iniciamos a gestão cumprindo um compromisso assumido com os/as estudantes, e já no terceiro mês, abolimos a contrapartida laboral dos que tinham bolsa pró-graduando, resgatando esse direito. Concluímos as duas residências estudantis do A.C. Simões. Estamos trabalhando para implantar o RU ágil, no intuito de diminuir a fila para o acesso aos alimentos no restaurante universitário. Em 2017, haverá a abertura dos dois novos restaurantes, em Arapiraca e Delmiro Gouveia. Os equipamentos já foram adquiridos.

 

Temos muitos desafios a enfrentar neste campo, pois há, pela primeira vez nos últimos anos, um corte orçamentário, em 2017, de cerca de 2,54% em relação a 2016, quando existe a necessidade da ampliação da assistência estudantil para democratizar as condições de permanência e desempenho acadêmico, combatendo a evasão. O outro desafio é a mobilização para que o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) venha a constituir-se como uma Política Nacional, com aprovação de bases legais da assistência estudantil como direito.

 

Nos próximos três anos, desenvolveremos políticas estudantis mais amplas, com o protagonismo dos/as estudantes, através do recém-criado Fórum Estudantil, que tem o propósito de manter o diálogo permanente com esse segmento que é a razão de existir da Universidade.

 

2 - Considerando a conjuntura político-econômica do país, quais foram as áreas contempladas na gestão baseada no contingenciamento de recursos?

 

Dentro dos compromissos assumidos com a comunidade acadêmica, priorizamos o pagamento das bolsas estudantis em dia e das compras dos alimentos dos restaurantes universitários; dos serviços terceirizados; das contas de energia, o que evitou o pagamento de uma multa mensal em torno de R$ 30 mil. Instituímos um Grupo de Trabalho com o propósito de revisar todos os contratos, diminuímos a contratação de serviços eventuais, entre outras medidas adotadas para diminuir as despesas, o que contribuiu para que sanássemos a dívida herdada de 2015. Priorizamos as obras de manutenção dos espaços coletivos, frente aos problemas encontrados nas obras novas – rachaduras, vazamentos etc. – e nas instalações dos prédios antigos. Desenvolvemos ações de manutenção que foram desde a recuperação de telhados, banheiros, portas, torneiras, acessos, carteiras até a troca de lâmpadas. Ações que têm um impacto imensurável no cotidiano dos/as estudantes e trabalhadores/as. Por exemplo, as salas de aula e a biblioteca estão mais bem iluminadas.

 

A troca das lâmpadas comuns por LED, também faz parte da política de eficiência energética que pretendemos fortalecer este ano, a partir do Grupo de Trabalho Energias, instituído em agosto de 2016, que, entre outros objetivos, tem o de propor alternativas para a diversificação da matriz energética da Ufal, com a adoção de energias renováveis – solar, biomassa e eólica. Afinal, temos que ser modelo para a sociedade também neste aspecto. Realizamos uma nova forma de descentralização de recursos para os campi fora de sede, unidades educacionais e acadêmicas, adotando a matriz orçamentária do MEC/Andifes, com critérios públicos e isonômicos, para o repasse dos recursos destinados à compra de material de consumo e de diárias e passagens. Priorizamos, frente à conjuntura política instável no país, a realização de concursos de servidores de todas as vagas que tínhamos disponíveis, resultando na contratação de 80 docentes efetivos, 91 substitutos e 78 técnicos/as, em 2016.

 

3 - A Gestão atual conseguiu no Consuni a aprovação de algumas bandeiras políticas defendidas pela base. O que isso representa?

 

A Ufal, enquanto Instituição formadora e que deve produzir conhecimento à serviço da sociedade, posicionou-se sobre questões contemporâneas e decisivas, através do seu Conselho Universitário (Consuni). A universidade não está imune nem acima do que acontece na sociedade, muito pelo contrário, é um espaço que forma opiniões sobre a realidade concreta que é determinada historicamente. O que se produz e se pensa na Universidade se torna referência para o conjunto da sociedade. Por isso, tem a obrigação de se posicionar criticamente, prezando pelos valores e interesses da humanidade, em um mundo cada vez mais desumanizado por um processo econômico e político aviltante, em que os direitos sociais são desrespeitados flagrantemente e a natureza é degradada.  Nesse sentido, a Ufal posicionou-se, através do Consuni, contra a Lei da “Escola Livre” por representar uma ameaça ao livre debate e ao direito do contraditório nas escolas. Também se posicionou, depois de caloroso debate, favorável à adoção do “Nome Social” para travestis, transexuais, transgêneros e intergêneros na Universidade, acolhendo a proposta do Instituto de Psicologia. Em defesa da Universidade pública e do princípio constitucional da gratuidade da educação pública, posicionou-se contra a PEC 55, demonstrando o seu compromisso com as futuras gerações e com a própria sobrevivência da universidade como patrimônio do povo brasileiro. Outras Notas e Moções apresentadas pela Gestão foram complementadas e aprovadas pelo Consuni, como a Moção de apoio ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), que estava ameaçado de extinção, e a Moção de apoio à continuidade das ações do Ensino a Distância (EAD). Desta forma, a Universidade, no pleno exercício da sua autonomia, escreve na sua história o protagonismo social sobre o real, pela sua natureza de instituição educadora, pública e socialmente referenciada.

 

4 - Em outubro de 2016, a senhora fez uma série de visitas aos parlamentares alagoanos em Brasília. O que resultou dessa ação

 

Sim, visitei quase toda a bancada federal e entreguei, individualmente, um portfólio com projetos de espaços coletivos para a Ufal, como acessibilidade, Complexo Cultural – abrangendo um auditório para 1,2 mil lugares, bibliotecas para os campi do interior e equipamentos para o Hospital Universitário. Foram visitas institucionais para sensibilizá-los e comprometê-los com emendas parlamentares para beneficiar a Ufal. Antes, em reunião, sob a liderança do deputado Ronaldo Lessa, houve uma pactuação entre a bancada federal alagoana, de compromisso para a consecução junto ao Ministério da Saúde de um acelerador linear – equipamento para realização de radioterapia – e construção do bunker para instalá-lo no Hospital Universitário (HU). Essa é uma vitória para o povo alagoano, pois o HU é o único hospital público de média e alta complexidade do estado de Alagoas e com a instalação desse equipamento dotaremos o hospital de capacidade para a realização de até 30 radioterapias por dia. Hoje só realizamos em torno de cinco. Esse foi um desafio que encarei assim que assumimos. Afirmava que se conseguíssemos esse equipamento até o final dos quatro anos de gestão, já me sentiria realizada. E já, praticamente, alcançamos essa vitória no primeiro ano. Além dessa conquista, a visita à bancada federal resultou na liberação de um R$ 1,1 milhão em emendas individuais. Em 2017, continuaremos com esta ação institucional para que a nossa bancada assuma, cada vez mais, compromissos com a sociedade alagoana, através da Ufal, assim como é realizado de forma exitosa em várias outras unidades federativas. A Ufal é um patrimônio da sociedade e está acima de qualquer interesse particular ou partidário.

 

5 – Quais são os projetos da Ufal que seguem a linha da publicização dos atos?   

 

A transparência das ações da Gestão e do uso dos recursos públicos tem sido uma prática adotada. Realizamos a primeira audiência pública da Ufal para prestação de contas à comunidade universitária nos 120 dias de gestão e realizaremos a segunda, no início do segundo ano, para apresentar resultados e desafios enfrentados. A transmissão do Consuni passa a ser regra, proporcionando a todos/as acompanhar cada decisão tomada nesse espaço através da ação do Núcleo de Tecnologia da Informação. Também publicamos o primeiro Relatório de Execução Orçamentária e Financeira sobre a situação financeira da Ufal, através da Proginst e lançamos a Carta de Serviços ao Cidadão, instrumento que disponibiliza informações online de modo a facilitar o atendimento às demandas da comunidade interna e externa à Ufal. Em 2017, publicaremos esses relatórios com maior regularidade, para que a comunidade acadêmica possa acompanhá-los. Estabelecemos um profícuo diálogo com a CGU e o TCU e lançaremos, em breve e em novo formato, a Ufal em números, contendo uma série de dados estatísticos para acesso público. Vamos fortalecer os laços com a sociedade e construir mecanismos de controle social, através da criação do Fórum Social Alagoano, dando mais transparência e visibilidade ao que ocorre dentro da Universidade, e acolhendo as demandas da sociedade para tornar a Ufal cada vez mais permeável às suas necessidades em termos de pesquisa e extensão.

 

6 - Política de qualificação e valorização dos servidores é uma demanda antiga da categoria. Quais as atividades previstas para 2017?

 

Construir uma política de qualificação dos servidores ainda é um desafio para a Ufal, mas está no nosso horizonte para os próximos três anos consolidarmos algumas ações estruturantes. Criamos um Grupo de Trabalho para efetivar a política de cotas para servidores/as nos programas de pós-graduação da Ufal, inclusive com a perspectiva de criar um incentivo financeiro aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) que a adotarem, além do apoio à qualificação docente, dando maior transparência ao banco de professor equivalente com editais de professores substitutos para este fim. Sabemos que a grande demanda de qualificação dos servidores, no caso específico dos docentes está no interior onde a maioria é mestre. Pretendemos dialogar mais com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e a Comissão Interna de Supervisão (CIS) para pensarmos políticas institucionais de qualificação.

 

A valorização dos servidores da Ufal é também um desafio, pois vai desde o seu ingresso - com recepção e acolhida, aos processos de trabalho, respeito aos direitos trabalhistas -, a preocupação com a qualidade de vida dos nossos servidores até a sua saída, via aposentadoria. Já realizamos uma calorosa acolhida aos ingressantes e vamos, neste ano, criar espaços e eventos de convivência dos servidores aposentados. Instituímos o Fórum dos Técnicos para manter um diálogo mais direto com os mesmos. No primeiro encontro foi discutida a política de qualificação. Iniciamos o debate sobre assédio moral, através da realização de um seminário e vamos dar continuidade em 2017 nos campi do Sertão e Arapiraca. Estamos instituindo um Fórum de Saúde Mental, com participação de pesquisadores da área que tem, entre outros objetivos, contribuir com a definição de políticas de saúde mental para a Universidade.

Os desafios são enormes principalmente em um ano de cortes orçamentários em capital e custeio, em torno de 9% em relação a 2016, corte inédito na série histórica dos últimos anos. Mas, mesmo com o “pessimismo da razão”, o “otimismo da vontade” em que estamos envoltos nos impulsionará para o enfrentamento, de forma coletiva, das adversidades impostas pela atual conjuntura e para a construção cotidiana da Universidade democrática, autônoma, crítica e socialmente referenciada. 

Escola Técnica da Ufal faz campanha Sururu de Capote contra bicho de pé

Doações podem ser entregues na Secretaria da ETA, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbu


- Atualizado em
Divulgação
Divulgação

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

A Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas iniciou a campanha Sururu de Capote contra o bicho de pé, para ajudar as famílias que moram na região da orla da Lagoa Mundaú. Estão sendo arrecadados sapatos, sandálias e medicamentos que serão entregues aos moradores que sofrem com infestação de bicho-de-pé.

Quem quiser colaborar, pode levar as doações e entregar na Secretaria da ETA, que funciona no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu, das 8h às 20h. Além de sandálias e sapatos em bom estado, para crianças e adultos, estão sendo arrecadados os seguintes medicamentos: Pomada Neomicina, Bacitracina, Pomada Ivermectina e Albendazol 40mg.

Além desses remédios, também estão sendo solicitados produtos como agulhas, luvas, álcool, sabão, bisturi, algodão, gases, esparadrapo, soro e óleo A-G-E. Mais informações pelo 3214-1614.