9

Bienal Internacional do Livro contará com espaço especial para atendimento à imprensa

Para ter acesso ao evento profissionais da imprensa devem se credenciar previamente


- Atualizado em
Para ter acesso ao serviço do estande é preciso estar devidamente identificado com o crachá que será entregue pela equipe durante o evento
Para ter acesso ao serviço do estande é preciso estar devidamente identificado com o crachá que será entregue pela equipe durante o evento

Ascom Ufal

Mais uma vez, a Assessoria de Comunicação da Ufal oferece um espaço especialmente pensado para profissionais da imprensa que realizam a cobertura do maior evento literário de Alagoas. Neste ano, o credenciamento de jornalistas, blogueiros especializados e digital influencers terá início nesta segunda-feira (11) e deverá ser feito por meio do formulário digital.

A última edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas recebeu mais de 100 profissionais dos principais veículos de comunicação do estado e personalidades das redes sociais, que puderam ter acesso às entrevistas coletivas mediante o agendamento prévio com a equipe de atendimento à imprensa. Além disso, os comunicadores puderam contar com um ambiente climatizado e próprio para atender às demandas mais urgentes, tais como computadores com acesso à internet.

Este ano, a expectativa da organização é receber também um elevado número de profissionais da imprensa e oferecer a melhor estrutura durante os dez dias de evento. É importante reforçar, no entanto, que para ter acesso ao serviço do estande, é necessário realizar o credenciamento online e estar devidamente identificado com o crachá que será entregue pela equipe durante o evento. A orientação é válida para jornalistas, fotógrafos, repórteres cinematográficos e outros profissionais.  

Outra novidade desta edição é a utilização da rede social WhatsApp para envio de releases e informações de forma mais ágil para jornalistas, patrocinadores e demais membros do grupo. “Desta forma, buscamos não só tornar a comunicação com os veículos mais efetiva, como também estar mais próximo da realidade desses profissionais, que já são, em sua maioria, pautados por esse tipo de ferramenta”, explica Janaina Alves, relações públicas da Ufal. “Aqueles que tiverem interesse em participar do grupo, podem manifestar já no momento do credenciamento, pelo formulário”, conclui.

A 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas será realizada entre os dias 29 de setembro a 8 de outubro de 2017, das 10h às 22h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e contará com a realização de diversas atividades como lançamentos de livros, oficinas, espetáculos, palestras, bate-papos com autores, espaços de convivência e praça de alimentação. Para mais informações, acesse o site da Bienal.



Bienal Internacional do Livro de Alagoas tem programação atualizada

Solenidade de abertura será nesta sexta e a programação de atividades inia no sábado (30) até o dia 8 de outubro, no Centro de Convenções


- Atualizado em
Evento começa nesta sexta-feira (29)
Evento começa nesta sexta-feira (29)

Deriky Pereira – jornalista colaborador

Nesta quarta-feira (27), a comissão organizadora da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas informou que a programação passou por algumas alterações e foi republicada de forma atualizada no site oficial. Entre as novidades está um bate-papo com o alagoano Hugo Novaes, conhecido pelo perfil no Instagram @1Tema1Minuto1Poema. Ele posta vídeos declamando poesias com o mote sugerido pelo público. 

Este ano, o maior evento cultural e literário do Estado terá início já nesta sexta-feira sábado (29) e segue com variadas atrações até o dia 8 de outubro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, sempre das 10h às 22h.

Com o slogan Livros que envolvem, leituras que libertam, o tema desta edição da Bienal é focado na comemoração dos 200 anos de Alagoas e o evento conta uma programação diversificada que contém debates, mesas-redondas, palestras, oficinas, seminários e diversas atrações culturais para todos os públicos.

O cantor Martinho da Vila é um dos destaques desta edição. Ele estará no Teatro Gustavo Leite, no sábado (30), das 14h às 18h, para um bate-papo e lançamento do livro Conversas Cariocas. No mesmo dia, mas à noite, a partir das 19h, será a vez do poeta Jessier Quirino que participará de um bate-papo e sessão de autógrafos.

No dia 1º, a partir das 14h, a autora FML Pepper participa da programação também com bate-papo e sessão de autógrafos na Sala Ipioca. Já na Sala Pitanga estará a jornalista e escritora Angélica Rizzi. À noite, das 19h às 21h, um Encontro de Bandas de Pífanos vai agitar o Centro de Convenções. Já na segunda-feira (2), o Teatro Gustavo Leite recebe Bráulio Bessa, que estará das 10h às 12h30.

Na terça-feira (3) e na quarta-feira (4) o destaque é o 1º Colóquio Internacional e 4º Colóquio Nacional Sobre o Trabalho do Assistente Social, que será realizado das 8h30 às 18h. Organizado pelas professoras Rosa Prédes, Maria Virgínia Amaral e seus grupos de pesquisa, tem como tema Trabalho e formação profissional do assistente social no Brasil e no mundo: desafios contemporâneos. A programação conta com palestras de convidados nacionais e internacionais, além de apresentações de trabalhos.

Na quinta-feira (5), será a vez do projeto Quinta Sinfônica com apresentações da Orquestra e do Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal), das 19h às 21h no Teatro Gustavo Leite. E na sexta-feira (6), a reitora Valéria Correia participa da aula inaugural Parlamento Jovem Universitário do curso de Controle Social, às 19h, na Sala Ipioca.

O final de semana tem apresentações culturais, bate-papo e diversão. Às 19h do sábado (7), será a vez de Márcia Tiburi conversar com os presentes na sala Jatiuca. E no domingo (8), também às 19h, o ator Gregório Duvivier traz Um Poeta na Berlinda para o Teatro Gustavo Leite. Para essa e todas as atrações da 8ª Bienal do Livro de Alagoas vale o lembrete: a entrada é franca!

Além da parceria com Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió e Fundepes, a 8ª Bienal Internacional do Livro tem os seguintes patrocinadores: Sebrae-AL, Braskem, Sesi, Senai e Fapeal. Conta com o apoio da Usina Coruripe, Cesmac, Instituto Zumbi dos Palmares, Doity Plataforma de Eventos, Hotel Ponta Verde e de outras entidades, órgãos e instituições que colaboram com o evento.

SERVIÇO

O quê? Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Quando? De 29 de setembro a 8 de outubro

Onde? Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá.

Horário: das 10h às 22h

 

Aberta oficialmente a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Evento ocorre até o dia 8 de outubro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso


- Atualizado em
A reitora Valéria Correia disse que a Bienal demarca a importância da nossa Ufal na vida do povo alagoano (Fotos: Thiago Prado)
A reitora Valéria Correia disse que a Bienal demarca a importância da nossa Ufal na vida do povo alagoano (Fotos: Thiago Prado)

Deriky Pereira - jornalista colaborador

Às 20h12 desta sexta-feira (29) o Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal) subiu ao palco do auditório A do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso para a interpretação de cinco canções. A primeira delas foi o Hino Nacional, seguido do Hino Alagoano. Logo após, outras três músicas foram interpretadas e um vídeo institucional apresentou a programação da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas para toda a sociedade.

A partir de hoje e pelos próximos nove dias, Alagoas vai respirar cultura por meio da única Bienal no país promovida por uma instituição pública de ensino superior e, como tal, gratuita: a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O diretor da Editora da Ufal (Edufal), Osvaldo Maciel, foi o primeiro a falar sobre o evento. Para ele, em meio às dificuldades vivenciadas nos dias de hoje, é enigmático realizar um evento da magnitude da Bienal.

“Ao longo dos próximos dias, cerca de 100 profissionais, editoras do país inteiro, 80 atividades entre oficinas, palestras e bate-papo, lançamentos de livros, espetáculos artísticos que envolvem mais de 500 pessoas, além das escolas que visitarão o evento. Cito também as parcerias com o Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Universidade Aberta do Brasil e os apoios fundamentais para garantir esses números e toda a gratuidade do evento. Essa bem-vinda ousadia que é uma Bienal, feita pela Ufal, ganhou corpo, superou a crise e se apresenta à sociedade alagoana”, declarou.

O vice-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Gerson Guimarães, disse que esta é uma noite de festa e parabenizou a reitora Valéria Correia em nome do protagonismo da Ufal em realizar um evento como a Bienal alagoana.

“Estamos no início de uma Bienal que nasce como um sucesso. Ela tem uma marca própria que lhe dá mais relevância. Realizamos uma Bienal em Alagoas diante de um quadro político que é polêmico, mas a maior marca da realização do evento é a presença da Ufal. Esse é um momento vitorioso e nós esperamos que seja um grande evento”, disse ele.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, foi breve em seu discurso. Ele saudou a todos que contribuem direta e indiretamente com a realização da Bienal de Alagoas e lembrou que cerca de 6.800 alunos da rede municipal estarão presentes no evento. Enfatizou a importância da leitura ao dizer que “ler abre a possibilidade de um futuro melhor”.

Já o governador de Alagoas, Renan Filho, saudou aos alagoanos que participam da Bienal, citou os turistas que nos visitam e visitarão durante os dias de evento e disse ser um motivo de orgulho para o Estado colaborar com a realização do maior evento literário e cultural de Alagoas. “É motivo de muito orgulho colaborarmos com um evento dessa magnitude. Uma Bienal como essa, no bicentenário de Alagoas, significa encontrar muita coisa nova, ao lado das novidades, de nossas tradições culturais que são mais valorizadas ainda. Não vejo caminho senão pelas portas da educação, fortalecimento da cultura de ler”, enfatizou.

Por último, foi a vez de a reitora da Ufal, Valéria Correia, que cumprimentou todos os parceiros colaboradores da Bienal. Citou o diretor da Edufal que, de acordo com ela, “comandou brilhantemente a organização do evento.” Citou que os livros sozinhos não mudam o mundo, mas que um acervo deles pode ajudar na compreensão da realidade e numa forma de mudar o mundo.

“A literatura e o livro são envolventes e o ato da leitura nunca é passivo, sempre é ativo e pode nos libertar. Nesses 200 anos de Alagoas, a Ufal, no alto de seus 56 anos, vem por meio da Bienal celebrar e se confraternizar com os viventes de nosso Estado. A Bienal demarca a importância da nossa Ufal na vida do povo alagoano. Além disso, em tempo de incertezas políticas, retirada de direitos e cortes orçamentários e a possibilidade de concentração dos recursos destinados à capital que são um ataque à autonomia das Universidades, a Bienal é uma demonstração de força de todos que fazem a comunidade universitária. A nossa Bienal, única organizada por uma Universidade pública, tem acesso totalmente gratuito. Viva Alagoas, Viva a Ufal e Viva ao povo Alagoano!”, encerrou Valéria Correia, recebendo aplausos dos presentes.

Após a solenidade oficial de abertura, as autoridades presentes partiram para o corte das fitas. E, tal como vídeo institucional exibido no início da solenidade, fica aqui o convite: Prepare-se para viajar no melhor do universo da literatura e da arte. Com o tema Livros que Envolvem, Leituras que Libertam, está oficialmente aberta a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas!

 

Abertas inscrições para seminário que debaterá privatização da Saúde

Prazo para inscrição de trabalhos encerra no próximo dia 15


- Atualizado em

Diana Monteiro - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas sediará o 7º Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS), que tem como proposta ser um espaço organizativo dos fóruns populares de saúde e da citada Frente, visando o fortalecimento da luta nessa área. O evento transcorrerá de 27 a 29 de outubro, mas o prazo para inscrição de trabalhos vai até o dia 15 deste mês. Segundo os organizadores, a inscrição segue até o dia 10 de outubro ou até o dia que atingir a capacidade do número de lugares do auditório, local de realização  do seminário.

Na oportunidade será debatido o Sistema Único de Saúde (SUS) pautado pelo tema geral Saúde em tempos de retrocessos e retirada de direitos consistindo assim, como um espaço de construção de ações futuras na defesa da saúde universal, pública, estatal e de qualidade a serem desenvolvidas pela Frente Nacional e pelas Frentes e Fóruns Estaduais, Municipais e locais.

As inscrições têm valor variado, incluindo refeições e alojamento, cujo preço vai de R$20 a R$60, a depender da opção a ser escolhida pelo participante. E-mail de contato e envios de trabalhos: seminariofncps@gmail.com. Para mais informações sobre o evento, acesse o link.

 

Aberto período de submissão de trabalhos para o 4° Colóquio de Letras e Linguística

Prazo para submissões se encerra dia 15 de setembro


- Atualizado em

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo

Está aberto até 15 de setembro o período para submissão de trabalhos a serem apresentados no 4° Colóquio em Letras e Linguística (COLL) e 13° Seminário Discente, realizado pelo o programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Faculdade de Letras (Fale) da Ufal. O evento acontece entre 25 e 27 de outubro.

Nunca abordado em edições anteriores, o tema Gênero e Sexualidade: perspectivas linguísticas e literárias em foco, traz uma reflexão sobre questões de gênero considerando uma abordagem para o ensino, a pesquisa e a extensão em contextos multiculturais, permitindo o diálogo com áreas voltadas a estudos literários e linguísticos.

As discussões e reflexões serão organizadas por meio de mesas coordenadas, sessões temáticas, palestras, minicursos, comunicações e mostra cultural, que visa refletir sobre as linguagens e diversidade cultural do século XXI. O evento conta com programação interdisciplinar que contribui para a formação intelectual e humana da comunidade acadêmica.

Os estudantes interessados em submeter trabalhos devem seguir as normas de submissão.

Para inscrições e mais informações sobre o evento, basta clicar aqui

Aberto processo seletivo para graduação em Letras-libras

Inscrições para o semestre 2017.2 seguem abertas até o próximo dia 28


- Atualizado em

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Estão abertas, até o dia 28 de setembro, as inscrições para o processo seletivo do curso de licenciatura em Letras-Libras para o semestre 2017.2. Um total de 30 vagas estão sendo disponibilizadas, com oito destas reservadas exclusivamente para deficientes auditivos, que irão dispor de um modelo de prova acessível para os mesmos.  

De acordo com edital, a seleção será composta por prova objetiva e uma redação, que estão previstas para o dia 19 de novembro.  Para participar, o candidato deve se inscrever no site da Copeve e pagar uma taxa no valor de R$ 80. O resultado final do processo será disponibilizado a partir de 12 de dezembro, no mesmo endereço das inscrições.

Confira aqui o vídeo de divulgação do vestibular.

 

Ação alerta para a prevenção de doenças do coração

Cursos de Arapiraca e Palmeira dos Índios participaram das atividades


- Atualizado em
Ação foi realizada no centro de Arapiraca. Fotos: PMA
Ação foi realizada no centro de Arapiraca. Fotos: PMA

Asom Ufal com informações da PMA

Alunos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas e Educação Física do Campus Arapiraca; e os de Serviço Social e Psicologia da unidade de Palmeira dos Índios participaram de uma ação nesta quinta-feira (27) A atividade de alerta para a prevenção e orientação sobre as doenças cardiovasculares, foi promovida em alusão ao mês que se comemora o Dia Mundial do Coração, o Setembro Vermelho.

Ação na praça Deputado Marques da Silva, centro de Arapiraca, integra as atividades do Programa PET–Saúde/GraduaSUS, do Ministério da Saúde e coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ..  

“O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade”, destacou Aruska Magalhẽs, coordenadora do programa no município. Foram montadas tendas com variados serviços de graça à população, desde orientações sobre a saúde do coração, panfletagem, medição da pressão arterial e realização de exames e testes, a exemplo de glicemia e IMC.

Além da aplicação das vacinas hepatite B, antitetânica e influenza. As atividades foram conduzidas por alunos da Ufal, supervisionados por professores acadêmicos e preceptores do município. E também contou com a parceria da Escola Ceproal.

Alagoano Hugo Novaes é atração confirmada na Bienal do Livro

Conhecido pelo perfil @1Tema1Minuto1Poema estará no Centro de Convenções no sábado, dia 7, a partir das 19h


- Atualizado em
Hugo Novaes grava vídeos narrando poemas para publicar no Instagram. Foto: reprodução da internet
Hugo Novaes grava vídeos narrando poemas para publicar no Instagram. Foto: reprodução da internet

Deriky Pereira – jornalista

Músico, compositor, bacharel em Direito e com pós-graduação em Política Estratégica. Uma mistura bem variada, não é? Pois bem, junte tudo isso e conheça o alagoano Hugo Novaes, responsável pelo perfil @1Tema1Minuto1Poema no Instagram e que estará na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas no dia 7 de outubro, a partir das 19h, no Auditório A do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

A conta foi criada em novembro de 2016 e hoje já possui mais de 41 mil seguidores. No perfil, ele posta seus poemas de até um minuto com temas variados, tais como família, amizade, resiliência, amor e distância. Com textos simples, que ao mesmo tempo se consagram como intensos, Hugo vai conquistando seguidores por onde passa.

Além do perfil no Instagram, o jovem de 28 anos também faz participações no programa “É De Casa”, exibido aos sábados pela TV Globo. Confira abaixo um dos poemas de Hugo Novaes e sinta-se convidado para prestigiar e conhecer o jovem e seu trabalho durante a Bienal do Livro de Alagoas. E lembre-se: A entrada é franca!

SONHOS

Sua vida é um barco

Você tá no leme

Seus sonhos e o destino

Se o motor parar reme

Se o barco afundar

E o bote furar

Você vai ter que nadar

Pois nada vai te fazer parar de sonhar

Qualquer sonho somado a fé é possível se realizar

Todos os sonhos são reais

Batalha, deixa com o Pai e só vai!

Sonhe alto, voe grande

Siga sempre esse esquema

De ser conduzidos pelos sonhos

E não empurrado pelos problemas

Não desista de algo que você não passa um dia sem pensar

Ouvi de dizer que só é feliz quem não desiste de sonhar

Steve Jobs disse assim

"Cada sonho que você deixa pra trás

É um pedaço do seu futuro que deixa de existir"

O sonho é alimento pra alma

Se você acha que tá longe, calma!

Faça do sonho seu objetivo

Sonhe, sinta-se vivo

Corra atrás e confie em Deus,

Pois os planos dele são maiores que os seus!

Anais do Caiite 2016 estão disponíveis no site do evento

Documentos reúnem todo o conhecimento científico apresentado no congresso


- Atualizado em
Arquivo está disponível para baixar em PDF
Arquivo está disponível para baixar em PDF

Ascom Ufal

Todos os resumos, palestras, conferências e trabalhos apresentados durante a edição 2016 do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) estão publicados na seção “Anais do Caiite”. Os documentos já estão disponíveis para baixar em PDF no site do evento.

As chamadas “Trilhas Acadêmicas do Caiite 2016” compilaram os trabalhos em diferentes adequações: graduação;, pesquisa e pós-graduação; extensão; e práticas profissionais e inovação tecnológica.

Os anais reúnem todo o conhecimento científico que foi debatido e apresentado durante o evento. É possível encontrar ainda os nomes de autores, avaliadores e participantes que contribuíram com o conteúdo produzido para o Caiite.

Autores independentes terão espaço especial na Bienal de Alagoas

Títulos lançados na Praça de Autógrafos Paraísos de Papel serão divulgados nas redes sociais


- Atualizado em
Agendamento deve ser feito por e-mail
Agendamento deve ser feito por e-mail

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

Os autores independentes terão espaço garantido na 8º Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece entre 29 de setembro e 8 de outubro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Durante todo o evento estará à disposição desses autores um espaço para sessão de autógrafos e interação com os leitores.

Os títulos lançados na Praça de Autógrafos Paraísos de Papel serão divulgados no site da Bienal e também nas redes sociais.

O agendamento deve ser feito pelo e-mail pracadeautografosbienal.al@gmail.com até o dia 15 de setembro. A reserva do dia e horário no espaço apenas será efetivada após o envio do formulário e informações necessárias.

Saiba todas as instruções acessando o link: https://goo.gl/9mxs3M

Avaliação do MEC mostra positividade de cursos EaD na Ufal

Conceitos mostram crescimento qualitativo na área de graduação, destacando dois cursos da modalidade de Educação a Distância (EaD)


- Atualizado em
Pró-reitora de Graduação, professora Sandra Paz
Pró-reitora de Graduação, professora Sandra Paz

Diana Monteiro - jornalista

A recente avaliação de nove cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas pelo Ministério da Educação (MEC), mostra a positividade da ação colegiada empreendida pela atual gestão visando a melhoria de conceitos e consequente qualificação da área.

Segundo a pró-reitora Sandra Paz, a ação colegiada desencadeada na Ufal sob a liderança da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), conta com o envolvimento da Procuradoria Educacional Institucional (P.E.I) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), além do apoio de outros setores institucionais.

O Índice Geral de Cursos (IGC), vai de 1 a 5 e leva em conta: desempenho dos alunos no Enade (Exame específico para essa finalidade); avaliação da infraestrutura das faculdades e o grau de formação do corpo docente, ficando o destaque para o curso de Enfermagem, do Campus Arapiraca, que obteve o Conceito Máximo.

Do Campus Arapiraca, obtiveram Conceito 4 os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia e do Campus Maceió, Engenharia da Computação, Zootecnia e Administração Pública EaD. Receberam do MEC Conceito 3: Dança (Licenciatura), Geografia EaD e Educação Física (Bacharelado), todos integrantes do Campus Maceió.

“O conjunto de ações surtiu efeito satisfatório, sobretudo para os cursos que se encontravam em situação de risco para funcionamento”, enfatizou Sandra Paz, também destacando o empenho da comunidade acadêmica dos citados cursos para o resultado positivo da avaliação.

Educação Física e Conceito 3

“Todos ficamos felizes e aliviados. Isso nos deu mais força para seguirmos em frente, trabalhar e tentar elevar a nota do curso nas próximas avaliações”, disse a coordenadora do curso de Educação Física (Bacharelado), Socorro Dantas comemorando o crescimento do Conceito. O curso, em funcionamento no Campus Maceió, passou por um período difícil, quando não atingiu nota suficiente, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), para continuar recebendo novos alunos e segundo a coordenadora, o baixo conceito não se deveu a apenas ao desempenho dos estudantes no Exame, mas também à infraestrutura.

O curso passou pelo protocolo de compromisso junto ao MEC, onde ficou estabelecido que seriam feitas algumas mudanças, tanto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), quanto na parte da infraestrutura. Enfatizou que antes da visita da comissão foram feitas mudanças no Projeto Pedagógico, hoje implantado e, também adequações nas instalações físicas onde o curso funciona.

O Complexo Esportivo, em construção no Campus A. C. Simões e maior obra da Ufal, será um importante suporte para o dinamismo das ações de ensino, pesquisa e extensão, do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), que irão refletir, positivamente, na pós-graduação. Recentemente foi aprovado, pelo Conselho Universitário (Consuni) o projeto de Mestrado na área.

Socorro reforça que, embora a obra não estivesse nos itens da avaliação do MEC, segundo ela, com toda certeza o Complexo foi um impacto positivo quando houve a avaliação in loco. “A obra contempla reformas no Ginásio de Esportes, na piscina e construção de uma piscina adaptada. O Complexo será dotado de pista de atletismo, campo de futebol, quadra para voleibol de areia, quadra para futebol de areia, além de salas para professores e espaços para laboratórios”, destaca. Informa que a previsão de entrega de todo o Complexo Esportivo é para 2018, mas alguns espaços serão finalizados ainda este ano, a exemplo do Ginásio de Esportes.

Acrescenta que na área de extensão são ofertadas várias atividades para a comunidade interna e externa. O curso é dotado de vários grupos de pesquisas institucionalizados funcionando plenamente. “Na área de pós-graduação, em parceria com a Licenciatura em Educação Física, há a oferta do curso de Especialização em Treinamento Desportivo para Crianças e Jovens”, informou.

A partir desse novo conceito (3), Socorro Dantas reafirma que o bacharelado vive um novo momento: “Crescemos com o empenho de todos, professores, técnicos-administrativos e alunos, para alcançar uma nota maior. Na graduação estamos no primeiro semestre de implantação de um projeto de curso reformulado”, diz, com a certeza que o novo conceito reflete uma nova etapa que reforça o compromisso com a formação acadêmica e profissional qualificada.

Informações dos conceitos dos cursos no link.

 



Baque Alagoano e espetáculo de dança estão na programação da Primavera dos Museus

Apresentações acontecem no sábado (23), no MTB


- Atualizado em
Divulgação
Divulgação

Jacqueline Batista – jornalista colaboradora

O Museu Théo Brandão vai participar da “11ª Primavera dos Museus”, com a apresentação do Maracatu Baque Alagoano e do espetáculo “Inquietação”, no sábado, 23, a partir das 14h.

O evento integra uma programação nacional, que acontece nos principais museus do país. Com o tema “Museus e suas memórias”, estão cadastradas mais de 2,5 mil atividades culturais em 417 cidades de 25 estados e Distrito Federal.

O espetáculo “Inquietação” faz parte do projeto “Pessoa física”, coordenado pelo artista Jailton de Oliveira Kronos. As danças serão apresentadas por Alessandra Sandes, Elizângela Santos e Maria José Santos Dias.

Maracatu de Alagoas

Há dez anos, surgiu o Maracatu Baque Alagoano, uma associação cultural sem fins lucrativos, que busca revitalizar o Maracatu em Alagoas. O grupo conta, atualmente, com cerca de 40 membros e realiza duas oficinas anuais de Maracatu. A partir dessas atividades, os participantes têm a oportunidade de ingressarem no grupo.

O trabalho desenvolvido rendeu premiações, entre as quais o “V Prêmio Espia – 2009” (na categoria grupo carnavalesco), o “VII Prêmio Espia - Notáveis da Cultura Alagoana 2011” (na categoria Grupo Folclórico) e o segundo lugar no prêmio III Prêmio Gentileza Urbana.

O evento é aberto ao público. Mais informações pelos telefones 3214-1716/1710/1713. Acesse o Guia da Programação (também disponível em formato de publicação digital) para ver os eventos de todas as instituições do país.

Bienal do Livro de Alagoas inicia agendamento de escolas

A 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas deverá receber cerca de 30 mil estudantes do ensino infantil ao Ejai


- Atualizado em
Agendamento de escolas deve seguir critérios das secretarias
Agendamento de escolas deve seguir critérios das secretarias

Márcia Alencar – jornalista

Já estão sendo realizadas as inscrições de escolas públicas e privadas de Maceió e do interior do Estado para visitação à 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento será realizado de 29 de setembro a 8 de outubro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, numa promoção da Universidade Federal de Alagoas, por meio da Editora Universitária (Edufal), Governo do Estado e Prefeitura de Maceió.

As inscrições podem ser feitas até o período da Bienal, apenas online, pelo site www.bienaldolivroal.com.br, que fará o direcionamento para o Termo de Responsabilidade e o Formulário de Agendamento, a depender da natureza pública ou privada da instituição.  Para mais informações e esclarecer dúvidas, basta enviar e-mail para visitasbienal.al@gmail.com.

Segundo a coordenadora de Agendamento de Escolas da equipe da Bienal, Iris Danielle Tenório, o evento receberá 40 escolas por turno e cerca de 30 mil estudantes – nos horários da manhã (10h às 12h); tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h)  - com turmas de crianças a partir de 3 anos, Educação Infantil, e alunos do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos - Ejai (restritos à noite). “Avisamos aos coordenadores de escolas que os portões só serão abertos às 10 h para os primeiros visitantes. Não adianta chegar muito cedo”, relembra Iris.

Os monitores da Bienal receberão os grupos em cada turno e farão o direcionamento às diversas atividades da programação, como apresentações culturais, palestras e livreiros, que acontecem no salão grande do Centro de Convenções e também no Teatro Gustavo Leite. “As visitas só serão agendadas para o período de segunda a sexta-feira, de 2 a 6 de outubro, informa a coordenadora.

O diretor da Edufal, professor Osvaldo Maciel, aproveita para ressaltar a importância de cumprir o Termo de Responsabilidade assinado para as visitas. “As escolas devem levar apenas o número de alunos acertados, previamente, para a segurança de todos. O número de escolas já é definido por turnos para garantir o número viável de estudantes nos espaços dos eventos”, destaca.

No site www.bienaldolivroal.com.br você pode ficar por dentro da variada programação e dos autores e convidados já confirmados. A 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com o tema Livros que envolvem, leituras que libertam, faz homenagem aos 200 anos de Alagoas. O evento é gratuito e aberto ao público nos três horários.

Agendamento das escolas públicas

Os profissionais da educação pública devem ficar atentos às orientações das secretarias de Educação. Para as escolas públicas de Alagoas o processo difere um pouco das unidades particulares, devido aos procedimentos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), que este ano mantém o vale-livro para alunos e professores da rede pública municipal.

A Diretoria de Gestão Educacional da Semed selecionou 54 Unidades de Ensino da rede municipal, obedecendo ao limite de 1.200 crianças/alunos por dia. Em relação ao Ejai, serão 800 estudantes no horário noturno. As limitações atendem às recomendações de segurança da organização da Bienal.

Para atender os alunos da rede municipal, as coordenadorias estabeleceram critérios para seleção das escolas que irão ao evento. No caso das crianças de Educação Infantil, participarão as que frequentam os centros municipais de Educação Infantil que já utilizam transporte escolar para o translado, sem necessidade de contratação de novos transportes, e as com faixa etária de quatro a cinco anos por se encontrarem em processo de letramento.

Para os alunos do ensino fundamental, os critérios de seleção estabelecidos são escolas atendidas pelo transporte escolar e que possuam turmas do 5º ao 9º ano que participarão da Prova Brasil 2017.

Já para as escolas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), serão selecionadas as unidades que realizam projetos voltados para a leitura, onde os docentes participam das formações continuadas da Semed, que promovam ações extraclasse, das diversas regiões administrativas e que utilizam o transporte escolar.

Para mais informações, acesse a Comunicação Interna emitida pela Diretoria de Gestão Educacional da Semed.

Confira a lista de escolas municipais selecionadas.

 

Bienal do Livro terá ações de responsabilidade socioambiental

Evento busca diminuir os impactos ecológicos e promover a cidadania por meio da solidariedade


- Atualizado em
Equipe de relações públicas da Ufal está engajada em promover ações socioambientais no evento
Equipe de relações públicas da Ufal está engajada em promover ações socioambientais no evento

Ascom Ufal

A 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro, no Centro de Convenções, em Maceió, terá ações de responsabilidade socioambiental. Durante os dez dias do evento, diversas ações serão promovidas com o objetivo de diminuir os impactos ecológicos causados pela estrutura e montagem da feira de livros, assim como pelo uso de energia e outros recursos naturais.

“Sabemos que um evento dessa natureza gera uma quantidade de lixo muito grande e, consequentemente, existe um potencial e uma oportunidade de reciclagem também muito grande. Por esse motivo, buscamos trazer para o casting do evento instituições que nos auxiliem a dar a destinação correta para esses materiais”, afirmou a relações públicas da Ufal, Janaina Alves.

O objetivo da organização nesta edição da Bienal é gerar o mínimo de impacto e degradação possível, por isso, materiais recicláveis como plásticos, banners, papéis e vidros serão encaminhados à Cooperativa dos Recicladores de Maceió (Cooplum), responsável pelo recolhimento e tratamento desses resíduos.

No que diz respeito ao impacto ambiental, pensando numa contrapartida ecológica, a Ufal firmou parcerias com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) para realizar a doação de mudas, atividades educativas e informativas durante o evento, numa estrutura exclusivamente montada para essa finalidade. As 35 mudas de Ipê doadas pelo IMA serão destinadas ao plantio nos campi da Ufal. Além disso, o órgão irá dispor de material educativo próprio.

Já a Semds participa do evento com ação que já vem sendo desenvolvida pela prefeitura. O projeto Planta Maceió, que promove educação ambiental e doação de mudas para a população em diversos pontos da cidade, será realizado no Centro de Convenções durante a Bienal. Além da distribuição de mil mudas, técnicos do Núcleo de Monitoramento Arbóreo farão orientações sobre o porte e o tipo de árvore indicados para cada região, bem como os cuidados necessários para seu crescimento saudável.

Esta edição da Bienal do Livro conta com a parceria do Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió e Fundepes; e com os seguintes patrocinadores: Sebrae-AL, Braskem, Sesi, Senai e Fapeal. Conta, ainda, com o apoio da Usina Coruripe, Cesmac, Instituto Zumbi dos Palmares, Doity Plataforma de Eventos, Hotel Ponta Verde e de outras entidades, órgãos e instituições que colaboram com o grandioso evento.

Sobre as instituições parceiras

O IMA é um órgão ambiental de Alagoas foi criado em 1975, com jurisdição em todo o território alagoano e é responsável pela execução das políticas estaduais de Meio Ambiente, enquanto um conjunto de normas, planos, programas e outros instrumentos de proteção ambiental. Para saber mais sobre as ações do IMA, acesse a página da instituição.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável foi criada em 2016 e é responsável por diversas ações, como a revitalização e construção de espaços públicos destinados ao lazer, além de gerir o Parque Municipal e projetos ambientais em parceria com a iniciativa privada.

Já a Cooplum é uma cooperativa de catadores e recicladores de lixo que existe há 15 anos em Maceió. O grupo é formado por 18 membros. 

Bienal terá Mostra de Cinema Faces da Militância

Além da exibição dos filmes, o evento contará com debates sobre os temas abordados nas obras


- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Letícia Bezerra - estudante de Relações Públicas

Entre os dias 2 e 4 de outubro, vai acontecer a terceira edição da Mostra de Cinema Faces da Militância. A exibição dos filmes será realizada, a partir das 19h, durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, na sala Tamarindo. Seu tema central é o debate sobre os Estados de crise dos governos e dos sujeitos governados. 

O evento propõe ao público uma discussão acerca das questões relacionadas às leis trabalhistas, além da contrariedade entre os conflitos cotidianos e os conceitos de “país sem preconceitos” e “nação ordeira e pacífica”.

No primeiro dia da mostra, serão apresentados três curtas brasileiros: Bom dia, meu nome é Sheila; Choque e Tabuleiro de cana. Já no segundo, haverá exibição do filme argentino Relatos Selvagens. No último dia, será mostrado o longa Quanto vale ou é por quilo?. Na sequência das exibições, haverá debates com a participação da professora Reivan de Souza (Serviço Social) e dos professores Lúcio de Verçoza (Sociologia), Walter Matias (Educação), Gustavo Madeiro (Administração Pública) e Aruã de Lima (História Social).

O projeto é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Direito Internacional e Meio Ambiente (Nedima) em parceria com p Jornal Universitário Viramundo, ambos pertencentes à Faculdade de Direito, com apoio da Proex e da Ascom, e arte gráfica de Dorgi Barros. Mais informações na página do facebook: @mostradecinemaufal.

Bienal traz Encontro Nordeste da Faubai

A programação reflete incertezas e busca saídas para qualidade da educação superior


- Atualizado em
Encontro da Faubai vai acontecer durante a Bienal de Alagoa
Encontro da Faubai vai acontecer durante a Bienal de Alagoa

Evelly Karine- estudante de jornalismo

O 21º Encontro da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai/NE) acontecerá do próximo domingo (1º) até a quarta-feira (3), durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento reafirma a internacionalização como condição para uma educação superior de qualidade e busca alternativas.  

Com o tema A Internacionalização nas IES nordestinas em cenário de austeridade econômica, o encontro conta com a presença de convidados e parceiros como a Universidade do Porto e Santander Universidade. A programação é formada por mesa-redonda, conferências e oficinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.  

Brinquedoteca é oficialmente inaugurada no Hospital Universitário

Espaço reduz tempo de internação e ressignifica imagem do ambiente hospitalar


- Atualizado em
Brinquedoteca funciona no HU
Brinquedoteca funciona no HU

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), em parceria com a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Ufal inaugurou oficialmente na última quinta-feira (31) a brinquedoteca da Clínica Pediátrica, em comemoração ao aniversário de um ano do projeto de extensão em Ludoterapia. A Teca (Território Encantado da Criança e do Adolescente) funciona desde maio de 2016, fruto da mobilização de profissionais da Clínica Pediátrica em prol da conquista de um espaço que abrigasse a proposta, além do empenho para realizar campanhas de arrecadação de brinquedos.

A equipe explica que o  espaço da brinquedoteca não só minimiza o impacto da hospitalização e adoecimento de pacientes e seus familiares, como propicia a humanização do serviço, estimula o desenvolvimento infantil por meio do brincar, reduz o tempo de internação e dá outro significado à imagem do ambiente hospitalar. Para a superintendente do HU, Regina Maria dos Santos, a institucionalização da brinquedoteca foi um momento importante e resultou no reconhecimento da Gestão sobre os efeitos positivos da Teca no tratamento dos pacientes.

As atividades realizadas na Teca são coordenadas pelas profissionais de Terapia Ocupacional e Psicologia, junto à equipe técnica da Clínica Pediátrica e de estudantes dos cursos de Psicologia e Enfermagem da Ufal.

Campus Arapiraca sedia 8ª Semana Acadêmica de Agronomia

Inscrições para o evento podem ser realizadas até o próximo dia 30


- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

As inscrições para a 8ª Semana Acadêmica de Agronomia seguem abertas até o próximo dia 30, bem como o prazo para submeter trabalhos acadêmicos. O evento, acontecerá no auditório do Campus Arapiraca entre os dias 9 e 11 de outubro. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição e pagar uma taxa no valor de R$ 50 até dia 2 de outubro.

De acordo com a organização, o objetivo do evento é “a inserção do corpo discente na discussão de temas importantes na sociedade e que estejam relacionados às ciências agrárias e ambientais, promovendo a integração de pessoas e instituições envolvidas com o setor na região do agreste de Alagoas”.

A 8ª Semana Acadêmica de Agronomia acontece em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo, celebrado em 12 de outubro. A programação é diversificada, com palestras, mesas redondas, minicursos, exposições de painéis científicos, espaço cultural do agrônomo e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Maiores informações podem ser consultadas no site do evento

Campus do Sertão lança Observatório Étnico-racial, Gênero e Sexualidade

A solenidade de lançamento será na segunda-feira (25) em Delmiro Gouveia


- Atualizado em
Arte de divulgação
Arte de divulgação

Diana Monteiro - jornalista

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano lança na próxima segunda-feira (25), no mini-auditório da sede da Ufal em Delmiro Gouveia, o Observatório Étnico-racial, Gênero e Sexualidade. A solenidade tem início às 14h com atividades até às 18h.

Conforme a programação, além da apresentação do Observatório, estão definidos debates. A partir das 15h30 a palestra tem como tema A violência LGBT no contexto brasileiro, com Marian Reidel, coordenador geral de Promoção dos Direitos Humanos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. A coordenação do debate terá a responsabilidade da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (Semudh-AL).

Às 16h30, o debate tem como tema O papel do Conselho Nacional LGBT seguido da apresentação da pesquisa com foco na violência contra negras e negros LGBT. A palestra será proferida por Washington Luiz Dias, do Conselho Nacional LGBT/Rede Nacional de Negras e Negros LGBT. O debate terá a coordenação do Ndes e a partir das 17h30 haverá atividade de encerramento.

O Observatório é um dos projetos aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 2017/2018, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano que tem como parceiros: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh) e Grupo de Gays e Lésbicas de Delmiro Gouveia (Glad). A palestra dará direito a certificado de quatro horas.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Cine Art Popular retoma atividades para divulgar Circuito Penedo de Cinema

Projeto vai levar filmes e promover debates sobre cinema para alunos e professores de escolas no município


- Atualizado em
Alunos da Escola Municipal Mangabeira Costa participam de ação do Cine Art Popular
Alunos da Escola Municipal Mangabeira Costa participam de ação do Cine Art Popular

Deriky Pereira – jornalista colaborador

Está de volta o projeto Cine Art Popular. Com atividades voltadas à divulgação do Circuito Penedo de Cinema, evento que ocorre de 6 a 11 de novembro na cidade ribeirinha, os trabalhos tiveram início durante esta semana com visitas às escolas do município. A primeira das ações foi realizada na Escola Municipal Mangabeira Costa.

De acordo com Sérgio Onofre, coordenador do projeto, a iniciativa conta com a participação de alunos e professores da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Nós estamos selecionando filmes, fazendo agendamento prévio nas escolas e, no dia marcado, os alunos são reunidos em um ambiente mais amplo, exibimos o filme e depois, fazemos um debate sobre o mesmo com os alunos presentes”, explicou.

A produtora do Circuito Penedo de Cinema, Karlinne Tenório, reforçou que as escolas têm sido bem abertas à atividade do projeto. “A gente vai selecionar filmes de acordo com as idades e fazer as exibições. As escolas estão sendo bem abertas e solícitas, já os professores e alunos foram bem participativos, gerando debates, discussões e fazendo relação com as atividades das escolas”, relatou.

O aluno do terceiro período de Engenharia de Pesca da Ufal em Penedo, Vitor Farias, que também colabora com o Circuito Penedo de Cinema, destacou que os alunos ficaram curiosos quanto à programação do evento. “Eles mostraram-se interessados e bem curiosos, principalmente quando explicamos sobre o evento, sobre como funcionava o Circuito e todos gostaram. E os professores deixaram claro que a escola estava ao nosso dispor”, comentou.

Ainda segundo Sérgio Onofre, o projeto ainda estará em outras 11escolas de Penedo até o mês que vem, sempre com a mesma ação: exibições de filmes, debates em seguida e, no fim, a divulgação e convite para todos participarem do Circuito Penedo de Cinema.