Notícias
O interior de Alagoas viveu recentemente, pela primeira vez, a etapa estadual da Olimpíada Alagoana de Química, promovida pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química. A seleção local tem a coordenação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió, contou com a participação de cerca de 400 alunos de escolas públicas e privadas do município de Arapiraca e cidades vizinhas, e foi realizada em parceria com o Campus Arapiraca, através do Programa de Educação Tutorial (PET), do Curso de Química.
Refletindo o estarrecimento da sociedade diante da escalada de violência que hoje atinge praticamente todas as cidades brasileiras, o professor Michel Misse, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, provocou vários questionamentos durante a palestra realizada na última quinta-feira, 28, durante o 9º ato do Programa Ufal em Defesa da Vida.
A tintura de própolis vermelha de Alagoas apresentou atividade antimicrobiana contra a bactéria multirresistente (Acinetobacter baumannii) que provocou a morte de nove pessoas internadas no Hospital Universitário. Os técnicos do setor de análises clínicas do HU, Jeane Rodrigues Farias, Eliege Maria dos Santos e Jorge Ferreira, realizaram o ensaio com alguns antibióticos e também com as tinturas de própolis vermelha e tintura de cúrcuma longa (açafrão da terra) considerados como alimentos funcionais devidos as suas propriedades antioxidantes, terapêutica e com valor nutricional.
Premiações beneficiam estudantes, docentes, pesquisadores-doutores e instituições de ensino, e impactam toda a cadeia de valor de educação superior. Premiação aos vencedores chega a R$ 1 milhão. Todos os inscritos ganharão curso on-line de empreendedorismo desenvolvido pela Babson College com exclusividade para esta premiação. Desde 2005, a iniciativa contou com mais de 12 mil participantes de norte a sul do País. Estudantes, docentes e pesquisadores-doutores de todo Brasil já podem se inscrever nos Prêmios Santander Universidades – Edição 2011.
Segundo dados do Ministério da Educação, menos de 20% dos cursos de graduação de instituições de ensino do país conseguem obter o Conceito 4. Na Universidade Federal de Alagoas, especificamente no Campus Arapiraca, que vem recebendo visitas de comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais (Inep), numa escala de 1 a 5, receberam inicialmente Conceito 4 os cursos de Educação Física, Biologia e Arquitetura e Urbanismo.
São disponibilizadas novas vagas para o Campus A. C. Simões e para o Centro de Ciências Agrárias.
A Andifes realizou no dia 26 de abril a Centésima reunião ordinária do Conselho Pleno. O secretário da SESu, Luiz Cláudio Costa, o presidente da Capes, Jorge Guimarães e o diretor João Carlos Teatini participaram.
Entre os dias 12 e 15 de abril, servidores de órgãos de apoio e assessorias participaram da quarta turma do Programa Agente Sinfra, promovido pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) para que os responsáveis pelas unidades contribuam para o planejamento e resolução das demandas de infraestrutura da Universidade.
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho está com inscrições abertas para cursos modulares de informática em diversas áreas, devido à grande demanda por cursos na área de tecnologia. A coordenação de capacitação organizou uma programação onde o servidor poderá escolher módulos que possam atender às necessidades do setor no qual está lotado.
No dicionário Aurélio, confraternizar significa demonstrar confraternidade, que por sua vez denota manter boas relações entre colegas. O Campus do Sertão vem seguido à risca o sentido da palavra: com o intuito de integrar as relações entre antigos e novos servidores, as professoras Marilza Pavezi e Viviane Costa e o administrador Diego Gourthieres organizaram a II Confraternização de Páscoa do Campus do Sertão. A "brincadeira" ocorreu nessa terça-feira,19, na sede da Ufal, no município de Delmiro Gouveia.
As arquitetas e recém-mestres da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Marcelle Rebello, mestre em Saneamento de Sistema de Tratamento de Esgoto para Residências Unifamiliares, e Cynthia Fortes, mestre em Dinâmica do Espaço Habitado, pretendem aplicar os conhecimentos adquiridos na pós-graduação em suas atividades no setor.
Segundo Roberto Braga, da Unesp, há quarenta anos o Brasil ainda era um país agrário. Viramos um país urbano, com crescimento acentuado das cidades, principalmente na última década. “Muitos não se dão conta do grande desafio que são as cidades brasileiras, num país em que 81,25% da população vive em áreas urbanas, sendo que mais da metade, em regiões metropolitanas. Só na última década, as cidades brasileiras ganharam quase 30 milhões de novos habitantes”, cita o pesquisador.