05
No dia 4 de maio, pesquisadores espanhóis e brasileiros conseguiram um grande feito: a primeira reprodução sem indução hormonal em cativeiro do peixe cherne, ameaçado de extinção, nas instalações do Aquário Finisterrae em La Coruña- Espanha. O cherne (Polyprion americanus) é um peixe pertencente à família Polyprionidae, caracterizado por ser de grande porte e ser encontrado em profundidades de 100 a 1000 metros. Em 2008, pesquisadores da Grécia conseguiram uma única vez a desova dessa espécie, mas utilizaram hormônios.
Resgatar a cidadania dos trabalhadores informais de Arapiraca que possuem baixa escolaridade e que estão fora da escola, a partir do processo de ensino da Matemática é um dos objetivos do projeto “Matemática na Rua e na Escola: uma análise das diferentes formas de construção do conhecimento matemático”, coordenado pelo professor Talvanes Eugênio Maceno, da disciplina Planejamento, Currículo e Avaliação nos cursos de Licenciatura do Campus Arapiraca.
Nesta sexta-feira, 13, representantes de 10 universidades federais se reúnem para articular estratégias no desenvolvimento e patenteamento das pesquisas na indústria sucroalcooleira, com a presença de reitores, coordenadores do Núcleo de Inovação Tecnológica das universidades e programadores de melhoramento genético envolvidos no programa da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa).
A professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) será homenageada juntamente com outras três cientistas na 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) na sessão Mulheres na Química Brasileira. O evento lembrará o trabalho de mulheres vencedoras do prêmio Nobel no dia 25 de maio, em Curitiba, e faz parte do Ano Internacional da Química.
Valéria Correia, Paulo Vanderlei e Eurico Lôbo são os três candidatos que concorrem este ano à vaga de Reitor da Universidade Federal de Alagoas. Após o sorteio dos números das chapas, realizado pela Comissão Central Eleitoral na última segunda-feira, 16, foram declaradas oficialmente as eleições na Ufal.
As vagas de todos os cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas serão preenchidas, a partir deste ano, através do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), mas a forma como o processo seletivo será realizado tem gerado dúvidas em pais, alunos e instituições de ensino. Para esclarecê-las, o presidente do Núcleo Executivo de Processos Seletivos (Neps) da Ufal, José Carlos de Almeida, tem visitado algumas escolas.
Começa nesta segunda-feira, 9, no Campus do Sertão, o primeiro módulo do curso de especialização Lato Sensu em Ciências Ambientais, coordenado pelo professor José Gomes Chaves, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema). O módulo inicial “Metodologia Científica” será ministrado até dia 18 de maio, pela professora Kalliana Dantas Araújo, da Universidade Federal de Alagoas.