Notícias
Ideas Jockey (IJ) é o nome do profissional, artista ou intercessor cultural que seleciona e disponibiliza imagens, ideias e música. O termo foi cunhado pelo professor do curso de Comunicação Social, Ronaldo Bispo, que ainda doutorando da Pontífice Universidade Católica de São Paulo, enquanto assistia as aulas de Semiótica, viu a possibilidade de unir filosofia, imagem e música; difundir novas ideias e torná-las mais prazerosas.
A reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dorea, fez a abertura do 5º Encontro de Servidores da Ufal, destacando a importância do investimento em política de recursos humanos voltada à motivação de professores e técnicos. A solenidade aconteceu na noite da terça-feira, 8 de novembro, no Maceió Mar Hotel, onde o evento está sendo realizado.
Quando o técnico-administrativo entra na Universidade, ele é classificado quanto a níveis e classes: enquanto os últimos variam das letras "A" a "E", conforme a escolaridade do servidor; os níveis são classificados de I a IV e determinados pelos cursos de capacitação que o servidor adquiriu durante sua vida funcional. Esses dois termos, definidos pela Lei 11.091 de 2005, serão a temática desse "Qual é o procedimento?"
Nesta terça-feira, 8, a partir das 17h, tem início o 5º Encontro dos Servidores. O evento reúne os servidores da Ufal mais uma vez, no Maceió Mar Hotel, para a troca de experiências, apresentações de trabalhos e um ciclo de palestras, com o intuito de melhorar as práticas no serviço público.
O Técnico de Arquivo, lotado no Departamento de Administração Pessoal, Thiago Phelipe, foi escolhido, na Conferência Regional de Arquivos – Etapa Nordeste para ser Delegado representante de Alagoas na 1ª Conferência Nacional de Arquivos (Cnarq), a ser promovida pelo Ministério da Justiça, de 15 a 17 de dezembro, em Brasília (DF). A Conferência terá como objetivo a revisão dos marcos legais e institucionais da área, de forma a constituir uma política de Estado para os Arquivos em todo o país.
Na semana em que o servidor comemora o seu dia, 28, o Portal inicia uma série de matérias com aqueles que estão se despedindo da Universidade. Este mês o homenageado é o paraibano e Especialista em Diagnóstico por Imagem, Eglício Viana da Silva, que trabalhou na Radiologia do Hospital Universitário nos últimos 30 anos. Na bagagem, o servidor leva amigos, respeito ao ser humano e o conhecimento de uma nova língua. Mas apesar da aposentadoria, procedimentos como Tomografia e Ressonância Magnética não devem sair do seu vocabulário: "pretendo continuar sempre me atualizando e buscando novos conhecimentos, na medicina, na informática e ler bastante sobre tudo", diz Eglício.
O professor Mac-Dawison Buarque, do curso de Turismo da Unidade de Ensino Penedo, representou a Ufal no Encontro Euro-Brasileiro sobre Universidade em Tempos de Globalização e Crise, realizado entre 18 e 22 de julho deste ano, na cidade de Gandía, Espanha.
Entre os dias 9 e 11 de novembro será realizado o I Congresso de Infraestrutura Prisional na cidade de El Calafate, Argentina. O congresso terá representantes de Portugal, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Cuba, Espanha, Brasil, Argentina, Angola, Guiné Bissau, Estados Unidos e Inglaterra, para tratar de temas relacionados a Arquitetura e Engenharia penais. A representante do Brasil será a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que foi indicada por fazer parte do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
Sob o comando do Senac/AL, a atividade acontece das 13 às 15 horas
Quem vem à bienal achando que vai encontrar somente livros e palestras está muito enganado. O estande do Senac, denominado Espaço Gourmet, possui uma variedade de cursos de culinária e aulas show com degustação que encantam os paladares mais exigentes.
Espetáculo também comemora o aniversário dos 56 anos da Associação Teatral das Alagoas
Internautas podem acompanhar programação do evento pelo twitter e facebook
Pesquisa aponta que 49% dos leitores tiveram incentivo de suas mães na infância
Nesta manhã de domingo, 23, os maceioenses abriram mão do tempinho extra na cama para conferir a programação da V Bienal, que estava bem eclética. De jornalismo Ambiental à Pesquisa acadêmica, teve programação para todos os gostos.
Pesquisadora afirma que versão brasileira do espiritismo tem forte conteúdo cristão
Confira a programação infantil deste domingo, 23 de outubro
Autora carioca participou pela primeira vez do evento com a palestra “Ler é Bacana”