03
Este ano, o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, cai em pleno carnaval. A Ufal vai estar em recesso, mas nem por isso vamos deixar de comemorar e de homenagear a grande força feminina que movimenta os campi da Universidade Federal de Alagoas. Para começar, as mulheres são mesmo a maioria, tanto entre os estudantes quanto entre os servidores.
Em estandes 3D serão oferecidas informações sobre os cursos, acomodações, destinos, fotos das escolas e depoimentos de ex-alunos
É indispensável que uma localidade mantenha intactas ou o menos alteradas possível as características identificadoras de sua história ou de sua realidade. Alagoas tem grande número de municípios que carregam consigo essa responsabilidade. Pensando nisso, pesquisadores do Campus do Sertão pretendem facilitar a identificação sócio-cultural de alguns destes lugares, com o projeto de extensão "A Construção da Identidade Territorial do Alto Sertão sob o olhar das feiras de Delmiro Gouveia e Água Branca".
“O lixo e seus desafios: uma proposta para amenizar os seus impactos no meio ambiente na comunidade do bairro Bom Sossego, em Delmiro Gouveia – AL” é a pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo professor Aluísio Norberto dos Santos, do Campus do Sertão. A pesquisa objetiva despertar a comunidade para a preservação do meio ambiente, tornando-a consciente das consequências que o lixo pode provocar para a sobrevivência humana.
Parafraseando a lema da Petrobras, “O desafio é a nossa energia”, capacitar profissionais para o setor de petróleo, gás e energia é o grande desafio abraçado pelas faculdades de Engenharias nos últimos anos. Em 2010, o setor teve grandes avanços na regulação da exploração do petróleo. Novas leis foram promulgadas, necessárias para fazer frente ao crescimento da produção, particularmente depois das descobertas das reservas do pré-sal, em 2006.
Aceitar uma doença que não tem cura para muitos não é tarefa fácil. Pensando nisso, a professora e médica do Hospital Universitário, Heloísa Vital, criou há 12 anos o projeto de integração “Reconstruindo Histórias de Vidas”, com o objetivo de prestar apoio psicossocial a pacientes com síndrome auto-imunes multissistêmica que pode se apresentar como artrite reumatóide, lúpus sistêmica, esclerose sistêmica, doença mista do tecido conjuntivo, dermatopolimiosite, entre outras formas.
Trabalhar bem é trabalhar com saúde! Esse é o foco das ações que serão realizadas por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), em parceria com o curso de Educação Física, visando promover a saúde do trabalhador, através da ginástica laboral com os servidores.
Em seu primeiro ano, Prêmio foi entregue no Espaço Cultural do Sesi na última quarta-feira, 30 de março.
Andifes irá negociar com o governo federal para que universidades não sejam afetadas pela redução da verba