06

Quem já tem ao menos dois anos na Universidade deve ter percebido que a Ufal ganhou novos espaços de alimentação: inicialmente foi inaugurada a Praça da Inclusão, localizada entre a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e o Instituto de Matemática (IM); logo depois foram entregues os restaurantes do Centro de Educação (Cedu) e da Faculdade de Medicina (Famed).

A influência do clima sobre as ações humanas é bastante conhecida por toda a população. Não é à toa que consultamos o serviço de meteorologia antes de uma viagem ou de planejar uma festa ao ar livre. Mas esse tema ainda é pouco abordado cientificamente. Poucos estudiosos se dedicam a pesquisar os vários aspectos em que clima e temperatura podem alterar o nosso cotidiano.

Tema de grande interesse na mídia nacional, a preocupação da população quanto à origem e procedência dos alimentos e possível contaminação deles por pesticidas é algo que está nas manchetes diárias de inúmeros jornais. Mas não é só a saúde das pessoas que a produção incorreta de produtos alimentícios causa grande impacto: as perdas constantes de plantações inteiras, devido às conhecidas pragas agrícolas também causam prejuízos em toda economia mundial.

Entender as transformações do sertão nordestino, com suas tradições culturais, que sofreram o impacto da modernização, da industrialização e da globalização das informações, mas mantiveram uma identidade em torno da agricultura e das lutas populares. Definir o que é autêntico na cultura sertaneja diante dessas mudanças e influências político-culturais. Esses são os desafios do cientista social Elder Patrick Maia Alves, no livro “A Economia Simbólica da Cultura Popular Sertanejo-Nordestina”, um resumo da tese de doutorado defendida por ele, em 2009, na Universidade de Brasília (UnB).

Estreado por Tom Cruise em 2002, o longa-metragem Minority Report abordava o sensoriamento de todos os ambientes públicos através de um sistema integrado de informações, onde seria possível rastrear carros, interromper o tráfego, controlar saídas e entradas em prédios públicos, além de monitorar todos os cidadãos através de câmeras. Na Ufal, o projeto “Olhos da Cidade: Inteligência Computacional Aplicada à Gestão de Trânsito” desenvolve pesquisas que possivelmente tornarão essa ficção em realidade.

Cerca de 80 técnicos e professores empossados em 2011 participam do Programa de Inserção do Novo Servidor à vida na Ufal (Pins), que será realizado nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de julho. O evento será realizado no Auditório do antigo Csau e terá a participação de todos os setores da Universidade.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) convoca os servidores que tomaram posse no período de fevereiro a junho de 2011 para participar do Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins), que será realizado nos dias 5 e 6 de julho. Técnicos e professores que não participaram do Pins de fevereiro de 2011 também devem participar desta edição.

A Unidade de Ensino de Viçosa recebeu no mês de maio um potro da raça Bretão, objetivando iniciar o trabalho de melhoria genética em cavalos de pequenos proprietários rurais e carroceiros da região de Viçosa. O estudo científico será feito dentro do projeto Carroceiro Vet Legal, uma das ações do Grupo de Pesquisa em Equídeos (Grupequi), do Curso de Medicina Veterinária do Campus Arapiraca.