Servidor

Em apenas dois anos a Universidade Federal de Alagoas teve cerca de 60% da frota renovada. Apesar de suprir grande parte das atividades de deslocamento dos docentes e alunos dos campi do interior, a chegada de 27 novos veículos demonstra que o investimento da Universidade no setor de transportes está só começando. De 2008 para cá foram adquiridas quatro caminhonetes, dois ônibus, dois micro-ônibus, sete carros pequenos, três tratores, sete vans e um caminhão.

Os trabalhadores da empresa de serviços gerais Victory, empresa terceirizada pela Universidade Federal de Alagoas, terão a oportunidade de se inserir no mundo digital a partir de agora. Um grupo de bolsistas do Programa Educação Tutorial (Pet) de Engenharia Civil iniciará neste sábado, 28, o primeiro curso de Informática Básico para terceirizados.

Todos em pé e a postos para fazer exercícios; aos poucos vão observando quanto tempo ficam na mesma postura ou o quanto maltratam colunas e membros para realizar as tarefas do dia a dia. Não se trata de uma academia e nem tão pouco de sessões de fisioterapia, mas sim da Oficina de Prevenção às LER/DORT que percorre os setores da reitoria de Universidade Federal de Alagoas.

Durante o mês de agosto a professora Jorgina Sales, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e pesquisadora da Área de Enfermagem em Saúde Mental, está participando da última etapa do Curso de Formação on-line de Pesquisadores em Álcool e Outras Drogas Psicoativas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

A Assembleia Legislativa concedeu, na tarde desta quarta-feira, 11, a Medalha do Mérito Tavares Bastos à professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Cláudia Malta, fundadora e coordenadora do Núcleo Temático da Criança e Adolescente na Ufal. A proposição para a homenagem é do deputado Judson Cabral (PT), pelos relevantes serviços que a educadora prestou ao Estado.

Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos.

O Professor Jaime Evaristo, do Instituto de Computação (IC), está disponibilizando na internet a segunda edição do livro Aprendendo a Programar Programando numa Linguagem Algorítmica Executável (ILA) e a sua mais nova composição musical “Será mais que amor?”.
Minuta de texto elaborado pelo governo define as atividades remuneradas permitidas a docentes de instituições federais.

Divulgar o curso de História da Ufal e valorizar a regulamentação da profissão é uma das metas na mudança de perfil do curso. Seguindo este caminho, dois professores, Ana Claudia Aymoré e Felipe Pereira Caetano, aproveitaram o período de férias para levar o nome da Universidade Federal de Alagoas para o continente europeu, ministrando palestras em eventos internacionais.


A equipe da Assessoria de Comunicação da Ufal, que atualmente é composta por 19 pessoas, entre profissionais e bolsistas, deu uma parada nas rotinas, nesta quarta-feira, 21, para realizar um dia de treinamento, no Hotel Ponta Verde. A atividade foi orientada pela coordenadora da Ascom, Márcia Rejane Alencar, e pelas relações públicas, Luciana Silva e Raniella Barbosa.

Cerca de sessenta secretários da Universidade Federal de Alagoas participaram nessa quinta-feira, 15 de julho, no Hotel Enseada, do II Fórum de debates “Assessorar, Gerenciar e Empreender: a nova interface do Secretário”, ouvindo logo na abertura a professora Barbara Dultra, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), falar sobre as novas competências do secretariado no setor público.

Engenheiro Eletricista, Nutricionista, Analista de Tecnologia e dois professores são os mais novos empossados na Universidade pela reitora Ana Dayse Dorea, na terça-feira, 13 de julho. Nem se passaram duas semanas após o Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins), que aconteceu nos primeiros dias de julho, e já chegam novos servidores.

A convite da Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane), entre os dias 8 e 9 de julho, o jornalista Jhonathan Pino, da Assessoria de Comunicação, representou a Universidade na Oficina de Planejamento Participativo, em Recife. A oficina, ministrada pela socióloga Nádia Rebouças, teve como objetivo a discussão de um planejamento de comunicação com o intuito de definir estratégias para identificar e sensibilizar a comunidade envolvida com a região da mata atlântica nordestina.