11

Por contribuir satisfatoriamente com a Campanha de Doação de Sangue no Estado em 2010, o Curso de Farmácia da Ufal recebeu, da Secretaria de Estado da Saúde, no Dia Nacional de Doação de Sangue, o Troféu Amigo do Hemoal (Hemocentro de Alagoas).

A reitora Ana Dayse Dorea presidiu na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, no auditório da Biblioteca Central, no Campus Maceió,a mesa de abertura do III Seminário de Internacionalização do Ensino Superior, que nesta edição tem centrado os debates na Cultura, Memória e Globalização. O evento é realização da Assessoria de Cooperação Internacional (ASI) da Universidade Federal de Alagoas, coordenada pelo professor José Niraldo de Farias.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Unidade de Ensino de Penedo da Ufal realizam desde terça-feira, 16, até esta quinta-feira, 18, em Penedo, o evento acadêmico Cinema na Ufal – Ciclo de debates. A proposta é trocar experiências e discutir uma forma de agrupar, numa agenda compartilhada, os projetos sobre cinema que estão em andamento na universidade. As atividades da programação, que inclui uma mostra de filmes e um circuito de debates, estão sendo realizadas na sede do Polo Penedo.

Neste domingo, 14 de novembro, a Unidade de Viçosa realiza a II Cavalgada Ecológica Princesa das Matas. A concentração será às 8h, na Fazenda São Luiz, e depois percorrerá vários trechos do município. Tudo isso ao som de muito forró pé-de-serra. Para participar, é preciso contribuir com a quantia de R$ 20 mais um quilo de alimento não perecível. Os gêneros alimentícios arrecadados serão doados para casas beneficentes localizadas no município.

Uma das profissões mais recentes na Ufal, o cargo de secretário-executivo já é ocupado por 28 servidores. A categoria só começou a entrar na Universidade em 2006, ano em que houve o primeiro concurso para o cargo. Neste ano, a Ufal lançou edital de concurso para mais cinco vagas para o cargo nos Campi Maceió e Arapiraca.

As universidades federais que utilizarão o Sisu como uma das formas de seleção aumentaram de 24 para 39 (crescimento de 62,5%) neste ano, aponta balanço do MEC (Ministério da Educação). Aplicado pela primeira vez em 2009, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tenta acabar com o vestibular. A escola coloca suas vagas no sistema, e o aluno disputa o posto com base na nota do Enem, que será no fim de semana.