Notícias
Na manhã deste sábado, 22, teve inicio a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. Em pleno sábado de sol, a população maceioense trocou as praias por um roteiro um pouco mais “alternativo” e entregou-se as letras. O público presente, além de conferir os últimos lançamentos literários, pôde participar de palestras, oficinas e mesas redondas.
Prestes a lançar mais um livro, o jornalista e escritor alagoano Audálio Dantas, patrono da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, volta ao estado para receber a homenagem da Universidade Federal de Alagoas e falar sobre duas paixões: o Jornalismo e a Literatura.
Sidney Vilaça e Filipe Carlos são os nomes dos mais novos empreendedores do mundo digital alagoano. Alunos de Ciências da Computação, eles utilizaram os conhecimentos adquiridos no curso para auxiliar num negócio ponto.com. O site Kuase de graça é mais uma possibilidade lúdica e de compras criado pelos estudantes como forma de montarem seu próprio negócio.
A abertura oficial do evento foi adiada para às 18h, na Praça 12 de Abril, na cidade de Penedo.
Concurso cultural "Rumo à Austrália" nasce da parceria da Universia Brasil com a representante oficial das principais instituições de ensino da Austrália no Brasil
O livro também é um brinquedo. Acreditando nisso, os autores Tiago Amaral, Claudia Lins e Simone Cavalcante decidiram lançar, no mês da criança, três livros infantis com temas que convidam ao sonho, à imaginação e à fantasia. As histórias de A casa da reinação, No reino de BELINGUNDONE e Ventania e o mapa do tesouro, editadas pelo Selo Passarada, estarão expostas no estande da Braskem, de 22 a 30 de outubro, durante a V Bienal do Livro de Alagoas, e dentro da feira, no estande do Portal Mundo Leitura.
Nesta quinta-feira, 20, o Portal do Servidor comemora o Dia do Arquivista com a inauguração de um novo espaço para o Arquivo Central, que agora passa a disponibilizar manuais, cronograma e guia de remessas de documentos, para que as nidades acadêmicas e administrativas possam ser orientadas no arquivamento e classificação de documentos em seus setores. A medida é apenas uma das anunciadas para a implantação do Sistema de Arquivos da Ufal.
Boa parte da programação da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas está voltada para o público infantil. Há um mundo de apresentações teatrais e musicais, oficinas, palestras e muita interatividade nos estandes. No entanto, além destas atividades, uma série de oficinas e palestras voltadas para as mães, pretende incentivar a leitura e promover a cultura dentro de casa.
Apesar de não entrevistarmos pessoalmente a Técnica em Assuntos Educacionais, Tatiane Trindade Machado, lotada no Campus Arapiraca, a troca de emails para construir essa matéria foi marcado por muita paixão. Nas respostas de Tatiane, o amor pela capoeira foi algo latente em suas linhas e entrelinhas. A cada palavra digitada foi possível sentir a vibração do gingado contado em suas histórias. Por isso, este "O que eu faço Além da Academia" é o mais fiel a proposta desse projeto: de abrir espaço para que o servidor nos relate o que ele faz fora da Universidade. Leia um pouco sobre "Odalisca" (Tatiane) e sinta como a cultura pode deixar a vida mais leve.
Quase 60 oficinas foram incluídas na programação da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas. E, como aconteceu em edições anteriores, os interessados não precisam pagar nada para participar e ainda terão direito a certificado.
Segundo o ministro, investimentos na área estão previstos no Orçamento 2012