Notícias
Cerca de 80 técnicos e professores empossados em 2011 participam do Programa de Inserção do Novo Servidor à vida na Ufal (Pins), que será realizado nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de julho. O evento será realizado no Auditório do antigo Csau e terá a participação de todos os setores da Universidade.
Cerca de 80 técnicos e professores empossados em 2011 participam do Programa de Inserção do Novo Servidor à vida na Ufal (Pins), que será realizado nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de julho. O evento será realizado no Auditório do antigo Csau e terá a participação de todos os setores da Universidade.
Entre 65 países avaliados, apenas 10 estão em situação pior que a brasileira, indica levantamento do Pisa
Estão abertas as incrições para o 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, realizado pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap,) com o intuito de o disseminar soluções inovadoras em organizações do Governo Federal. As inscrições, que ocorrem até o dia 5 de agosto, poderão ser realizadas por servidores ou setores de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e organizações sociais.
O manejo da água da chuva é um item que compõe o sistema de saneamento básico de uma cidade. Com o objetivo de diminuir efeitos nocivos das águas pluviais na cidade de Maceió, o Programa de Pós-graduação em Saneamento Básico do Centro de Tecnologia realiza pesquisas nas áreas que acumulam essas águas, as Bacias. O programa é composto por dois grandes projetos, o Maplu e o H2URB. Os estudos são realizados nas Bacias do Tabuleiro do Martins, do Riacho Reginaldo e do Riacho Jacarecica.
Entender as transformações do sertão nordestino, com suas tradições culturais, que sofreram o impacto da modernização, da industrialização e da globalização das informações, mas mantiveram uma identidade em torno da agricultura e das lutas populares. Definir o que é autêntico na cultura sertaneja diante dessas mudanças e influências político-culturais. Esses são os desafios do cientista social Elder Patrick Maia Alves, no livro “A Economia Simbólica da Cultura Popular Sertanejo-Nordestina”, um resumo da tese de doutorado defendida por ele, em 2009, na Universidade de Brasília (UnB).
Com duas posses numa mesma semana: terça-feira, 14, e quinta-feira, 16, o fluxo de posses na Universidade Federal de Alagoas anda a todo vapor.
Quem já tem ao menos dois anos na Universidade deve ter percebido que a Ufal ganhou novos espaços de alimentação: inicialmente foi inaugurada a Praça da Inclusão, localizada entre a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e o Instituto de Matemática (IM); logo depois foram entregues os restaurantes do Centro de Educação (Cedu) e da Faculdade de Medicina (Famed).
Entre os dias 23 a 25 de junho, o diretor da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), João Xavier Jr., participa de congresso na cidade de Strasbourg-França. Trata-se do "France-Japan Joint Forum on Chemistry of Functional Organic Chemicals for celebrating International Year of Chemistry – 2011”, fórum comemorativo do Ano Internacional da Química.